03º Domingo Quaresma A – a samaritana

III Domingo da Quaresma – A Samaritana (Evangelho catecumenal)

Jesus revela-se como a água viva que vem matar a nossa sede de Deus e do sentido para a vida.

Uma mulher do povo – a samaritana (Jo 4, 4-30)

A rivalidade entre samaritanos e judeus era já de tempos antigos e com os quais Jesus tinha de se encontrar ao passar da Judeia para a Galileia.

O caminho tinha sido longo, Jesus sente-se esgotado. É meio dia e senta-se junto do poço de Jacob. Chega uma samaritana e Jesus pede-lhe água. Aparecem os primeiros sinais de inimizade entre judeus e os samaritanos. Mas por iniciativa de Jesus começa um diálogo salvador.

A primeira parte do diálogo (vv. 7-15) tem a água como pano de fundo. Da água do poço, Jesus passa a falar da água viva. Em Caná a água das purificações (que equivale à água do poço de Jacob) é substituída pelo vinho do banquete do reino. No episódio de Nicodemos a água é associada ao Espírito como fonte de vida nova. Esta é a água que brota de Cristo e salta até à vida eterna. É a mesma que brotará do lado do Senhor.

Como Nicodemos, a mulher não entende a s palavras de Jesus; atreve-se a pedir-lhe água como um desafio, mas dá-se início a um caminho de fé. Jesus ultrapassa as diferenças entre judeus e samaritanos e trata de aguçar a curiosidade da mulher falando-lhe de uma água que é verdadeiro Dom de Deus.

O povo considerou como Dom de Deus a água que brotou da rocha no deserto (Num 20, 2-13); Paulo comenta que a rocha era Cristo (1 Cor 10, 4).

CLIQUE AQUI PARA CONTINUAR A LER O ARTIGO

comentário(s)

  1. Antonio disse:

    Comentário muito bem elaborado e didático. Conheci outros modos de interpretar o encontro formidável de Jesus e a samaritana, porém em termos mais pé-no-chão, ou seja, encontro que seria o de mostrar à samaritana o que fazer para ser feliz na terra. Não me parece ter sido esta a intenção de Jesus. Este tinha sim os olhos voltados pera a terra, para os pobres, para as injustiças, mas os tinha muito mais elevados ao Alto, de onde procedem todas as benesses terrenas.

  2. Antonio Pedro da Silva disse:

    Excelente trabalho,
    fica bem didático,
    facilita a interpretação.

  3. ROSIMARY disse:

    Fico maravilhada com a historia da samaritana pois nos mostra uma mulher de coragem e fe

  4. Adilene de Souza Colares disse:

    Muito bom, direto, e objetivo, parabéns.

Deixe uma resposta