03º Domingo Páscoa C

O PERDÃO DE PEDRO

Às margens do Mar da Galiléia, onde tudo começara, mais uma vez o chamado à missão. O Evangelho da missa de hoje nos mostra a segunda vocação de Simão chamado Pedro. Como da primeira vez, uma pesca milagrosa vai suscitar o reconhecimento de suas faltas e a consequente revelação de Jesus como Senhor.

Na primeira vez, Simão, que havia trabalhado a noite inteira com seus companheiros sem nada pescar, se prostra diante de uma jovem rabino, reconhecendo-se pecador. Hoje, ao ouvir da boca do discípulo amado que aquele homem aparentemente desconhecido, “era o Senhor”, Pedro se lança em direção à praia tendo no coração o arrependimento de tê-Lo negado por três vezes.

Entre as duas vocações transcorrem três anos de uma profunda convivência. Entre Jesus e Pedro, ocorreu o mistério de um familiar convívio, e do sofrimento lancinante da Paixão. Por isso mesmo, lembrado de sua fraqueza, Pedro nada ousa dizer ou perguntar. Será Jesus quem tomará a iniciativa. Com o mesmo olhar terno e profundo, que o havia atingido como um dardo de amor e misericórdia naquela terrível noite de agonia em casa de Caifás, Pedro é interrogado, três vez, por Jesus: “Simão, tu me amas?”

E agora, aquele que um dia fora chamado a ser pescador de homens, receberá a missão de ser pastor das ovelhas do Senhor. Uma única condição lhe é pedida – afinal o rebanho pertence ao Bom Pastor que deu a vida por suas ovelhas. Anulando definitivamente com amor sua tríplice negação, Jesus ensina a Pedro que somente um coração capaz de amar é digno de apscentar suas ovelhas.

(Folheto “A Missa” da Arquidicocese do Rio de Janeiro)

comentário(s)

  1. ARLETE MORAIS ANDRE disse:

    Parabéns!
    Gostei muito do site por apresentar idéias para preparação de meu comentário dominical.
    Gostaria que me sugerissem algo, pode ser um vídeo sobre as Mães (Maria e as mães comuns)
    Forte Abraço.
    Arlete

  2. Princesa disse:

    Páscoa quer dizer passagem.Jesus passou da morte para a vida.Na Páscoa também devemos deixar de lado as coisas que nos atrapalham e passar para uma vida melhor.
    Páscoa é a passagem…
    …da morte para a vida…
    …da escuridão para a luz…
    …da tisteza para a alegia…
    …do mal para o bem…
    …da prisão para a liberdade…
    Sempre diga a verdade por que a mentira só te leva para um caminho deferente.E Deus só diz vedade.Lembre-se que sua mãe e seu pai sempre estão certos.E nunca duvide de Deus porque ele esta sempre certo.Eu as vezes já errei e já menti mas a mentira não é uma boa coisa isso é toda a verdade que eu estou dizendo.Que Deus Abençoue todas as familias que me proteja,proteja,proteja meus pais,minha avós,meus avôs e toda a minha familia e que o meu anjinho da guarda proteja a minha familia e minhas coleguinhas para que leve-as para o caminha de não agredir,bater e fazer qualquer coisa do mal.
    “Amém.

  3. Princesa disse:

    No meu nome tem o nome de Deus.E ele sempre tras sorte para mim,e eu sempre vou estar com ele porque Deus também é nosso pai mas ele vem antes da nossa mãe e do nosso pai mas sempre também vou amar minha familia porque familia é tudo que nós temos na vida.Hoje estou feliz por que ganhei uma irmã que nasceu dia26 de maio e agora eu penso nela como vai ser o futuro,o que ela vai ser quando crescer e tudo que eu tenho para dizr a ela é Eu te amo Yasmin vc sempre vai ser minha irmãzinha.
    Beijos mil de sua irmã Pietra
    Te amo!!!

Deixe uma resposta