Domingo de Ramos: sua importância

sexta-feira, abril 12, 2019

  No final deste artigo: folheto da Missa e vídeo explicativo.

No próximo domingo celebraremos o Domingo de Ramos. Com ele iniciamos a Semana Santa, que terá o seu ponto mais alto no domingo seguinte: a Páscoa.

O Domingo de Ramos, porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.

Para deixar claro ao povo que Jesus não era um Messias temporal e político, um libertador qualquer, mas sim, o grande Libertador do pecado, a raiz de todos os males, então, o Senhor entra na grande cidade, a Jerusalém dos patriarcas e dos reis sagrados, montado em um jumentinho; expressão da pequenez terrena. Ele não é um Rei deste mundo!

Esses ramos significam a vitória: “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”. Os ramos santos nos fazem lembrar que somos batizados, filhos de Deus, membros de Cristo, participantes da Igreja, defensores da fé católica, especialmente nestes tempos difíceis em que essa é desvalorizada e espezinhada.

O sentido da Procissão de Ramos é mostrar essa peregrinação sobre a terra que cada cristão realiza a caminho da vida eterna com Deus. Ela nos recorda que somos apenas peregrinos neste mundo tão passageiro.

O Domingo de Ramos nos ensina que seguir o Cristo é renunciarmos a nós mesmos, morrermos na terra como o grão de trigo para poder dar fruto, enfrentar os dissabores e ofensas por causa do Evangelho do Senhor. Ele nos arranca das comodidades e das facilidades, para nos colocar diante d’Aquele que veio ao mundo para salvá-lo.

(texto resumido de: https://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/quaresma/a-importancia-do-domingo-de-ramos/ – autor: Prof. Felipe Aquino)

 

PARTICIPE DE TODAS AS CELEBRAÇÕES DO TRÍDUO PASCAL – Informe-se sobre os horários na sua igreja.

TRÍDUO PASCAL E QUINTA-FEIRA SANTA

TRÍDUO PASCAL E SEXTA-FEIRA SANTA

 TRÍDUO PASCAL E SÁBADO SANTO

DOMINGO DE PÁSCOA

Clique aqui para BAIXAR O FOLHETO DA MISSA

** Folheto da Missa – Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor – 2019

** Folheto da Missa do Presidente da Celebração – Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor – 2019 

(O folheto foi disponibilizado na internet pela Arquidiocese do Rio de Janeiro)

 

#DomingoRamosImportância

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

Deixe uma resposta