Imagem de Santa Edwiges: significado

sábado, dezembro 8, 2018

SANTA EDWIGES, PADROEIRA DO ENDIVIDADOS

Santa Edwiges muitas vezes é representada em suas imagens segurando um livro com uma coroa em cima ou segurando uma igreja. O que isto significa?

Nascida em 1174 na Alemanha, filha de um duque e de uma duquesa. Recebeu uma educação aprimorada com uma sólida formação cristã. Casou-se aos 12 anos com o príncipe de uma região da Polônia e cuidou da formação religiosa do marido e dos filhos. Teve seis filhos. Dois deles morreram precocemente. Ao se casar, recebeu uma fortuna como dote, usando este dinheiro para socrorrer os pobres e endividados.

O livro é a Bíblia, significando a sua formação religiosa e a formação religiosa que transmitiu para o seu marido e para os seus filhos. A coroa sobre o livro significa que a sua linhagem real e que a riqueza de santa Edwiges estava apoiada e fundada sobre a fé e a caridade ensinada na Bíblia e também sobre os mandamentos de Deus.

A igreja na mão de Santa Edwiges significa que com sua fortuna financiou a construção de igrejas e conventos na Polônia e na Alemanha. Assim, com essas construções, além de prestar culto a Deus, também proporcionou emprego e sustento para um grande número de trabalhadores.

Mesmo antes do falecimento de seu marido Henrique, Edwiges foi morar no mosteiro de Frebnitz. Fez sua pobre morada nos fundos do mosteiro. Lá viveu quarenta anos, vestida como freira, no meio das monjas. Mas, mesmo depois de se tornar viúva não quis fazer os votos religiosos, por considerar-se uma grande pecadora e, deste modo, poder ficar mais livre para atender os pobres com as suas riquezas. Assim, nunca foi monja, mas uma santa mulher consagrada a Deus e a serviço dos pobres.

Viveu santamente viveu e também morreu santamente naquele mesmo mosteiro, invocando o nome de Jesus, no dia 15 de outubro de 1243.

ORAÇÃO

Ó Santa Edwiges, que neste mundo soubestes desprezar as honras da corte, suas pompas, luxos e prazeres, fostes, junto aos pobres, arrimo seguro nas penúrias e misérias da vida. Volvei, lá do céu, um olhar benigno a nós, pobres mortais, e alcançai-nos a graça (pedir a graça desejada) e a de vivermos na paz e amizade de Deus.
Amém.

(Texto elaborado a partir da fonte: https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/devocao/novena/santa-edwiges-protetora-dos-pobres-e-endividados/)

#ImagemSantaEdwigesSignificado
#ImagemSantaEdwigesSignificadoCantoDaPaz

  CONHEÇA OUTROS SANTOS

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

Deixe uma resposta