Ascensão: Jesus sobe aos céus

sexta-feira, maio 11, 2018

  No final deste artigo: folheto da Missa e vídeo explicativo.

 

Neste Domingo celebramos a subida de Jesus aos céus, ou seja, a Sua Ascensão. Após a sua subida, enviou-nos o Espírito Santo. Assim, no próximo Domingo celebraremos a Solenidade de Pentecostes, que é a vinda do Espírito Santo sobre a Virgem Maria e sobre os Apóstolos; o que significa dizer sobre a Igreja.

EVANGELHO

“Solenidade da Ascensão do Senhor – “O Senhor foi elevado ao Céu e sentou-se à direita do Pai!” – Evangelho: Mc 16, 15-20

Jesus disse os seus discípulos: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo. Mas quem não crer será condenado. Os sinais que acompanharão os que crerem são estes: em meu nome expulsarão demônios a, falarão línguas novas, pegarão serpentes e, se beberem veneno, não lhes fará mal. Imporão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados”. Depois de lhes falar, o Senhor Jesus foi elevado ao céu e sentou-se à direita de Deus. Os discípulos partiram e pregaram por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a Palavra com os sinais que a acompanhavam.

COMENTÁRIO

Hoje é um dia muito importante para os cristãos, pois festejamos a Ascensão de Jesus ao céu. No evangelho de hoje, Marcos nos diz que Jesus foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus.

Essa expressão vem dos costumes das cortes reais. Jesus tem seu lugar de honra, junto ao Pai. Sentar-se ao lado do rei é um privilégio de seus filhos e parentes próximos. O lado direito é reservado ao sucessor imediato do soberano.

Jesus subiu ao céu e confiou aos seus discípulos a missão de pregar o evangelho a todo mundo. Confirmou também que em seu nome, eles fariam milagres e, acima de tudo, Jesus prometeu que eles estariam protegidos dos animais ferozes e preservados dos ataques e ciladas dos inimigos.

Os moradores das grandes cidades devem estar se perguntando: “quem são em nossos dias esses animais ferozes? Onde encontrá-los? Nas grandes metrópoles não existem animais ferozes! As cobras e animais ferozes estão nas zonas rurais!”

Esses animais da zona rural são menos perigosos. Nas cidades eles são perigosíssimos e encontrados com muita facilidade, principalmente nas grandes metrópoles. Em cada esquina tem um. São aqueles que não querem que a Palavra de Deus seja conhecida e amada. São os corruptos e corruptores, são também aqueles que arrastam nossos filhos para os vícios e prostituição.

Importante lembrar que Jesus prometeu que estará sempre por perto nos auxiliando nessa batalha. É preciso acreditar, pois quem acreditar e for batizado já está salvo. No entanto, acreditar não se resume apenas em aceitar, como sendo verdadeira, a Palavra de Deus, é preciso viver sua Palavra através de ações e gestos concretos.

Pelo batismo nos tornamos missionários. Cabe a cada um de nós levarmos adiante a missão de Jesus. Nós somos os apóstolos de hoje, somos os portadores da mensagem de libertação para toda a humanidade.

O discípulo de Jesus não pode ficar apenas olhando para o céu chateado e chorando a ausência do Mestre que se foi. É preciso olhar ao redor. Jesus não se foi, Ele está aqui, bem próximo de nós. Na verdade, Jesus mal tirou seus pés do chão e está bem mais baixo do que imaginamos.

Da maneira humana como enxergamos as coisas, olhamos para as nuvens e imaginamos que o céu é um local bem acima delas. Por isso, convencionamos que subir ao céu é ir para um local distante, muito alto, inacessível.

Para o cristão, subir pode ser interpretado como subir o morro… escalar as encostas escorregadias, caminhar por vielas tortuosas e visitar o favelado. Significa aproximar-se de um mundo de idosos sem saúde nem remédios, aproximar-se e socorrer as milhares de crianças sem roupa e sem comida, inocentes vítimas de balas perdidas.

O Mestre quer ver-nos subindo todos os andares dos hospitais e asilos. Quer ver-nos levando alento e conforto aos que sofrem. Levando uma palavra de fé, de amor e de otimismo aos excluídos e marginalizados. Com os pés no chão vamos à luta! Só assim receberemos o passaporte para subirmos ao céu.

Para o alto devemos dirigir somente nossas orações. O olhar e a atenção devem estar voltados para a terra e para a história. Não podemos esquecer que Jesus está próximo e exige nossa presença neste mundo tão carente de dignidade, de justiça e de paz.”

(Texto entre aspas – fonte: www.miliciadaimaculada.org.br – autor: Jorge Lorente / vídeo: TVFranciscanos)

  BAIXAR OS FOLHETOS DA MISSA

#AscensãoJesus
#AscensãoJesusCantoDaPaz

Share Button

 

Deixe uma resposta