Tríduo Pascal: o que é isso?

quarta-feira, março 28, 2018

1 – Quando termina a Quaresma?

O período da Quaresma vai da Quarta-Feira de Cinzas até o início da Celebração da Quinta-Feira Santa, que acontece no período da tarde. Com o seu início, inicia-se o Tríduo Pascal, que termina no amanhecer do Domingo de Páscoa.

2 – Quando começa a Semana Santa?

O início da Semana Santa começa no Domingo de Ramos, que é o Domingo antes do Domingo de Páscoa. Daí então temos a Segunda-Feira Santa, a Terça-Feira Santa etc. A maioria dos cristãos conhece apenas a Quinta-Feira Santa e a Sexta-Feira Santa.

3 – O que é o Tríduo Pascal ou Tríduo Santo?

O Tríduo Pascal são os três dias que estão dentro da Semana Santa e que antecedem o Domingo Páscoa. Em outras palavras, são a Quinta-Feira Santa, a Sexta-Feira Santa e o Sábado Santo (ou Sábado de Aleluia).

Infelizmente a grande maioria das pessoas vê a Semana Santa apenas como um feriadão, como uma oportunidade para viajar. Não conhecem o seu significado santo, de piedade e de real preparação para a Solenidade da Páscoa.

Nada contra o feriado prolongado, pelo contrário! Quem não gosta de descansar, depois de dias e de meses de trabalho árduo? Mas, não se pode ficar apenas neste aspecto de viagem, lazer etc. Você viajou? Ótimo! Procure uma igreja perto do local para onde você foi e aproveite para participar das Celebrações Litúrgicas do Tríduo Pascal.

4 – O que se celebra na Quinta-Feira Santa e a que horas?

Na Quinta-Feira Santa de manhã o clero de cada região reune-se com o Bispo do local para a celebração da Missa do Crisma, que é uma Missa realizada na Catedral de cada Diocese. Esta Missa possui dois pontos fundamentais:

  • a Bênção dos Santos Óleos, que são os óleos do Crisma, dos Enfermos e do Batismo, que serão levados para cada igreja usar durante o ano nos batizados, na unção dos enfermos e no Crisma
  • e a Renovação das Promessas Sacerdotais por parte dos sacerdotes, perante o Bispo responsável pela região (ou Cardeal ou Arcebispo).

Na parte da tarde celebra-se, numa única Missa, a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, por Jesus Cristo, a proclamação do novo Mandamento (o amor; a caridade) e o Lava-Pés (quando o Senhor lavou os pés dos Apóstolos antes do início de Sua Paixão).

Com o início da quaresma na Quarta-Feira de Cinzas parou-se de rezar o Glória nas Missas de Domingo. Faz-se exceção apenas com o aparecimento de alguma Solenidade, como por exemplo a Solenidade de São José, Patrono da Igreja Católica. Na celebração da Quinta-Feira Santa canta-se o glória ao som de sinos para em seguida silenciar até o Domingo de Páscoa.

No final da Celebração o Sacrário fica aberto e as Hóstias consagradas são levadas para um sacrário a parte, onde acontecerá uma vigília de adoração a Jesus Eucarístico. No final da adoração Jesus Eucarístico é levado para a sacristia, para ser guardado em outro sacrário fora da igreja. Deste modo, faz-se a memória de que Jesus morreu, por amor de nós, e foi sepultado. Revivemos este acontecimento que se torna sempre presente e atual.

É importante que você se informe, na sua igreja, sobre em que horário esta Missa acontecerá, pois normalmente ocorre no final da tarde e no início do anoitecer da Quinta-Feira Santa.

5 – O que se celebra na Sexta-Feira Santa e a que horas?

Na Sexta-Feira Santa não há Missa, mas há a Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Em todo o mundo esta Celebração acontece às 15h (hora da morte de Jesus na Cruz).

Esta cerimônia inicia-se no escuro, com as luzes da igreja apagadas e com o sacrário aberto. Assim, novamente revivemos o acontecimento da Morte de Jesus, que se torna sempre presente e atual. Lembremos que Jesus não está morto. Ele não morre mais, pois venceu a morte de uma vez por todas. Ele permanece vivo para todo o sempre.

Durante a cerimônia, que é única, existe a oportunidade de se comungar. Estas Hóstias distribuídas foram consagradas no dia anterior, ou seja, na Quinta-Feira Santa, já que na Sexta-Feirra não há Missa.

6 – O que se celebra no Sábado Santo ou Sábado de Aleluia e a que horas?

No Sábado Santo ou Sábado de Aleluia também não há Missa. É o dia do Grande Silêncio, em respeito a Jesus morto, colocado no Sepulcro. Somente ao anoitecer é que as igrejas de todo o mundo celebram a Vigília Pascal (numa única Missa), marcando a Ressurreição de Jesus, que ninguém sabe exatamente a que horas aconteceu.

No final deste artigo você poderá saber mais sobre o Sábado Santo, que é uma Missa riquíssima em significados. Também vai poder saber mais sobre o Círio Pascal.

No Domingo, finalmente, temos a Missa da Páscoa do Senhor, isto é, a celebração de Sua Ressurreição vencendo a morte para todo o sempre!

   APRENDA MAIS:

=> CELEBRAÇÕES DA QUARESMA

   Qual a sequência das Celebrações na Quaresma?

   Domingo de Ramos: início da Semana Santa

 

=> SEMANA SANTA

   Semana Santa: passo a passo

   Semana Santa: de Quinta a Sábado – Entenda

 

=> TRÍDUO PASCAL – QUINTA-FEIRA SANTA

   Entenda: Tríduo Pascal e Quinta-Feira Santa

   Cantos para a Semana Santa – Quinta-Feira Santa

   Quinta-Feira Santa: partituras e áudios

 

=> TRÍDUO PASCAL – SEXTA-FEIRA SANTA

   Entenda: Tríduo Pascal e Sexta-Feira da Paixão

   Cantos para a Semana Santa – Sexta-Feira Santa

 

=> TRÍDUO PASCAL – SÁBADO SANTO OU DE ALELUIA

   Círio Pascal: o que é?

   O Círio Pascal substitui outras velas?

   Entenda: Tríduo Pascal e Sábado Santo

   Sábado Santo: partituras e áudios

 

#TríduoPascal
#TríduoPascalCantoDaPaz

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

Deixe uma resposta