Advento – Aprenda Mais

domingo, dezembro 3, 2017

1 – O QUE SIGNIFICA A PALAVRA “ADVENTO“?

Significa: vinda, chegada (de alguém ou algo).

 

2 – O QUE É O ADVENTO?

É um tempo, de 4 semanas,  que a Igreja Católica estabeleceu antes do Natal. É um tempo de espera e de esperança para a chegada de Cristo.

Durante este período relembramos que Jesus Cristo “virá para julgar os vivos e os mortos”, como rezamos no Credo, mas não sabemos nem o dia e nem a hora, além de também relembrar e preparar a vinda de Jesus no Natal, quando veio para nos salvar.

 

3 – QUANDO O ADVENTO SE INICIA?

O Advento inicia-se na tarde do sábado que antecede o domingo mais próximo de 30 de novembro (neste ano será dia 03/12/2017) e acaba na tarde do dia 24 de dezembro.

 

4 – COMO SE CHAMAM OS DOMINGOS DO ADVENTO?

Os domingos do tempo do Advento chamam-se: 1º, 2º, 3º e 4º domingo do Advento.

 

5 – COMO A IGREJA CATÓLICA CELEBRA O ADVENTO?

Nas duas primeiras semanas do Advento a Igreja visa uma preparação para a chegada de Jesus Cristo. Nas duas últimas duas semanas do Advento propõem fazer a preparação para a celebração do Natal.

 

6 – EXISTEM SÍMBOLOS LITÚRGICOS PRÓPRIOS DO ADVENTO?

Sim.

a) os paramentos dos celebrantes (Papa, Cardeais, Arcebispos, Bispos, Padres, Diáconos…) no Advento são da cor roxa. Esta cor lembra os católicos que este é um tempo de conversão, penitência, reflexão, mudança de vida e de atitudes;

b) no 3º domingo do Advento a cor dos paramentos muda para rosa, pois comemora-se o Domingo Gaudete (do latim: Alegria);

“A tradição litúrgica da Igreja chama o Terceiro Domingo do Advento de Gaudete, o domingo da alegria, porque a antífona de entrada começa com o imperativo: “Alegrai-vos!”, e o texto da segunda leitura também inicia com o “Estai sempre alegres”. Essa antífona de entrada exclama: “Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto!” (Fl 4, 4.5).  Como expressão dessa alegria, pode-se usar, no lugar do roxo, a cor rósea, no tom conhecido como “rosa antigo”. É um roxo suavizado (entre o roxo forte e o brnco do Natal), que exprime a exultação pela aproximação do Santo Natal. Alegrai-vos! Alegremo-nos! O Senhor está perto! Está próximo o Natal; está próxima a Vinda do Senhor; está próximo de nós o Salvador nosso nos diversos momentos de nossa existência! Ele não é Deus de longe; é perto: seu nome será para sempre Emanuel, Deus-conosco!)”; (http://arqrio.org/formacao/detalhes/622/domingo-gaudete)

c) os altares (principal e laterais) são enfeitados como menos flores, com mais sobriedade. Além disso as cores das toalhas do altar e da cortina do sacrário mudam para o roxo;

d) não se canta o “GLÓRIA”, que somente voltará a ser cantado na Missa da Noite de Natal;

e) surge a Coroa do Advento, composta por 4 velas (representando os 4 domingos do Advento) dispostas em círculo ou 5 velas (a quinta poderá ficar no meio das quatro e ser acesa na Missa da Noite de Natal). Cada uma das velas é acesa a cada domingo do Advento. No final do Advento as 4 velas já terão sido acesas.

f) as música do Advento são próprias para este tempo, falando da espera do Senhor;

 

5 – O ADVENTO MARCA O INÍCIO DO QUE?

O advento marca o início do Ano Litúrgico, o início do calendário litúrgico. A partir do final do Tempo do Natal começa o início do Tempo Comum (paramentos verdes).

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

Deixe uma resposta