Ano do Laicato – o que é isso?

sábado, novembro 25, 2017

ano-laicato-o-que-isso_

ANO DO LAICATO: O QUE É ISSO?  O QUE SIGNIFICA “LAICATO”?

Se procurarmos o significado da palavra “laicato” na internet, encontraremos as seguintes definições:

1. estado ou condição de leigo;

2. que ou aquele que não pertence ao clero nem a uma ordem religiosa; leigo.

Assim, dentro da Igreja Católica, leigo é todo cristão que não recebeu o Sacramento da Ordem, ou seja, que não é ordenado (padres, bispos etc) e que também não pertence a nenhuma Ordem ou Congregação Religiosa (as Irmãs Relgiosas ou freiras). Em resumo, são todos os cristãos católicos batizados que fazem parte da Igreja.

QUANTO TEMPO DURARÁ O ANO DO LAICATO?

A celebração do Ano do Laicato se dará de 26 de novembro de 2017 (abertura) a 25 de novembro de 2018 (encerramento), isto é, da Solenidade de Cristo Rei de 2017 até a Solenidade de Cristo Rei de 2018.

O ANO DO LAICATO

“Começaremos a viver, a partir do domingo de Cristo Rei deste ano de 2017, Dia do Cristão leigo, o ano do laicato. Uma iniciativa de nossa Conferência Episcopal no intuito de protagonizar o papel e a missão dos leigos na igreja e no na sociedade. Os leigos são os cristãos batizados que não estão ligados como membros às Sagradas Ordens, ou seja, os que foram incorporados a Cristo pelo Batismo, que formam o Povo de Deus, e que participam da função sacerdotal, profética e régia de Cristo.

Os cristãos leigos estão na linha mais avançada da vida da Igreja; e devem ter uma consciência clara, não somente de pertencerem à Igreja, mas de “serem e sentirem com a Igreja”, isto é, a comunidade dos fiéis na terra em unidade com o Santo Padre, o Papa, e em comunhão com seus Bispos. Juntos, como a Igreja.

O leigo tem como vocação própria, procurar o Reino de Deus exercendo funções no mundo, no trabalho, mas ordenando-as segundo o Plano e a vontade de Deus. Cristo os chama a ser “sal da terra e luz do mundo” (lema deste ano do laicato). O leigo deve ser testemunha de Cristo aonde o sacerdote não chega. Ele deve levar a luz de Cristo aos ambientes de trevas, de pecado, de injustiça, de violência, enfim, ao mundo de hoje com suas virtudes e mazelas. Assim, no mundo do trabalho, levando tudo a Deus, o leigo contribui para o louvor do Criador. Ele constrói o mundo pelo trabalho, e assim coloca na obra de Deus a sua assinatura.

Sabendo da importância do leigo para a Igreja, a Igreja no Brasil tem a proposta de celebrar no período de 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, à 25 de novembro de 2018, o “Ano do Laicato”.

O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema, como já dissemos: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14). (Retirado do site:http://cnbb.net.br/ano-do-laicato-intensificara-o-trabalho-para-que-cristaos-leigos-e-leigas-sejam-sal-e-luz-na-igreja-e-na-sociedade acesso pela última vez: 30/10/2017).

O Ano do Laicato terá como objetivo geral: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade” (Retirado do site: http://cnbb.net.br/ano-do-laicato-intensificara-o-trabalho-para-que-cristaos-leigos-e-leigas-sejam-sal-e-luz-na-igreja-e-na-sociedade, acesso pela última vez: 30/10/2017).”

(fonte do texto entre aspas: http://arqrio.org/noticias/detalhes/6322/igreja-se-prepara-para-iniciar-o-ano-do-laicato)

#AnoDoLaicato

#AnoDoLaicatoCantoDaPaz

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. João c. Lima disse:

    Leigos, a serviço da igreja ajudando os sarcedotes onde estes não podem chegar, é simplesmente maravilhoso.

  2. Roseane da Silva Rolim disse:

    “Sal da terra luz do mundo”fiquei em dúvida o que seria ano do laicato. Mais para me agora depois que fiz a leitura desse texto, ficou muito claro. Parabéns equipe.Deus abençoe…

  3. Madalena Tononi disse:

    Boa noite, não sabíamos o significado, foi muito importante saber a resposta para nossa dúvida aqui.
    Obrigada pela leitura, foi de muita importância.

  4. Gesivaldo disse:

    Nós leigos temos que seguir esse ritmo,ser uma luz sempre brilhante como estrelas. E dar sabor as nossas comunidades como o sal, nos nossos alimentos.

  5. Vanderleia Gaspar lemos disse:

    É lindo demais e necessário está missão do leigo. Pois assim como recebemos de graça devemos ser de graça a graça de conhecer e viver com DEUS. AMO ESTA MISSÃO.

Deixe uma resposta