Festa da Divina Misericórdia – 2ø Domingo da Páscoa

sábado, abril 22, 2017

festa-divina-misericordia-2017_

  SAIBA MAIS SOBRE A DIVINA MISERICÓRDIA

Instituída pelo Papa São João Paulo II, no dia 17 de agosto de 2002, a festa da Divina Misericórdia teve origem na Polônia, em Cracóvia, através das experiências místicas de Santa Faustina Kowalska, uma religiosa pertencente à Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia, hoje reconhecida como a “apóstola da Divina Misericórdia”.

Santa Faustina escreveu seus diálogos espirituais em centenas de páginas, que resultaram no “Diário de Santa Faustina”, no qual revela a pessoa de Jesus Cristo como a primeira fonte da misericórdia.

Foi ela quem orientou a pintura do quadro que representava Jesus misericordioso, com a grande expressão, verdadeira manifestação de fé: “Jesus, eu confio em vós!”.

A Festa da Misericórdia, que acontece no dia 23 de abril, primeiro domingo após a Páscoa, será celebrada em todas as paróquias da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Santuário da Divina Misericórdia

No Santuário da Divina Misericórdia, em Vila Valqueire, a festa consiste justamente em aprofundar o sentido e a essência da Páscoa: a salvação e a redenção da humanidade. “A Festa da Misericórdia quer despertar mais confiança em todos nós, para que possamos alcançar a misericórdia da parte de Deus”, explicou o reitor, padre Jan Sopicki.

As missas serão celebradas às 7h, 8h e 10h. A missa solene será às 15h, presidida pelo bispo auxiliar Dom Luiz Henrique da Silva Brito, seguida de procissão.

Catedral Metropolitana

Na Catedral de São Sebastião, no Centro, os festejos começarão na parte da tarde. Das 13h às 14h, será realizada a entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida, dos quadros dos Papas Francisco e de São João Paulo II, Santa Faustina e Jesus Misericordioso.

Logo no início, será feita a apresentação das três religiosas que pertencem à Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia, agora presente na Arquidiocese do Rio, que irão conduzir a recitação do Terço da Misericórdia. Às 15h30, o vigário episcopal para a Vida Consagrada, Dom Roberto Lopes, presidirá uma palestra sobre misericórdia, preparando para a saída da procissão e bênção do Santíssimo, às 16h, com o pároco, padre Cláudio dos Santos. Às 16h30, o Cardeal Orani João Tempesta encerrará a programação, com a celebração de missa festiva.

Paróquia São Paulo Apóstolo

A Paróquia São Paulo Apóstolo, em Copacabana, realizará a Festa da Misericórdia de 21 a 23 de abril. No primeiro dia, haverá Terço da Misericórdia com exposição do Santíssimo Sacramento, às 15h. No dia 22, haverá  entronização da imagem de Jesus Misericordioso, seguida de missa, às 17h. No dia 23, ocorrerão missas às 7h30, 9h, 12h, 18h e 19h30. Haverá ainda consagração na missa das 10h30. Os fiéis poderão depositar pedidos de oração aos pés da imagem de Jesus Misericordioso. A igreja fica na Rua Barão de Ipanema, 85. Mais informações pelo telefone: 2255-7547.

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

Deixe uma resposta