Felizes os promotores da paz – Evangelho Comentado

sábado, novembro 5, 2016

   No final deste artigo: folheto da Missa e vídeo explicativo.

felizes-paz-evangelho_

A Solenidade de Todos os Santos é celebrada no Brasil no primeiro domingo após o dia 1 de novembro. Fora do Brasil, esta Solenidade é celebrada no dia 1 de novembro.

Bem aventurados os mansos, porque possuirão a terra!”

Evangelho: (Mt 5, 1-12a) – Ao ver aquela multidão de povo, Jesus subiu ao monte. Quando sentou-se, os discípulos se aproximaram dele. Tomou a palavra e começou a ensinar: “Felizes os que têm espírito de pobre, porque deles é o reino dos céus. Felizes os que choram, porque serão consolados. Felizes os mansos, porque possuirão a terra. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia…

… Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Felizes sereis quando vos insultarem e perseguirem e, por minha causa, disserem todo tipo de calúnia contra vós. Alegrai-vos e exultai, porque grande será a vossa recompensa nos céus. Foi assim que perseguiram os profetas antes de vós”.

COMENTÁRIO

Hoje é um dia festivo para o cristão. Tem que ser um dia tão feliz quanto o dia do nosso aniversário. Hoje comemoramos Todos os Santos, em particular aqueles que não estão no altar.

Lembramos hoje dos cristãos que viveram o evangelho, que fizeram da Palavra de Deus o seu estilo de vida. Que souberam seguir Jesus com fidelidade, e que agora se encontram na presença de Deus na Glória Celeste. Nossas homenagens aos bem-aventurados, deste evangelho.

O sermão da montanha ou das bem-aventuranças, como é conhecido, é um dos mais expressivos ensinamentos de Jesus. As bem-aventuranças resumem todas as expressões de amor fraterno. De maneira clara elas enaltecem o pobre, o que sofre, o que luta por justiça, o injuriado, o perseguido…

Quanto mais misericordiosos, mansos, humildes e puros de coração nós formos, maior é a chance de recebermos uma grande recompensa no céu. Bem-aventurados os que promovem a paz neste mundo tão conturbado e individualista.

Falecidos ou não, hoje nos lembramos de todos os santos. Homens e mulheres dotados de total desprendimento e doação. Filhos de Deus que souberam ver em cada próximo um irmão. No anonimato, confiantes, abraçaram o ideal do evangelho e amaram intensamente, sem divisões nem restrições.

Deus nos ama profundamente e quer que nos amemos, uns aos outros, com amor tolerante, sincero e fraternal. É esse amor que Jesus ressalta em cada uma das bem-aventuranças. Elas afirmam que quem vive o amor já é santo. Fomos feitos para a santidade, portanto só há uma alternativa; ser santo ou nada!

A santidade nos espera. A santificação deve ser o nosso ideal. Ser santo é ser pobre em espírito, é confiar plenamente em Deus. É apoiar-se na graça de Deus e compartilhar do sofrimento do irmão. É chorar com os que choram, é partilhar os bens e aliviar a dor dos menos favorecidos.

O santo procura ser manso e caridoso com as pessoas, mesmo quando estas não são amáveis. O santo segue Jesus com fidelidade, pratica a justiça e a fraternidade. O santo é misericordioso, sabe dividir e não é mal intencionado. O santo é um apaziguador, reflete harmonia é, acima de tudo, um construtor da paz.

É preciso, no entanto, persistência e muita coragem, pois o santo é também um sério candidato ao martírio. Quem vive as bem-aventuranças é presa fácil da injúria. Assim como Jesus, o santo será perseguido e até mesmo morto pelos inimigos da verdade, da justiça e da paz. Poderá ainda, ser humilhado e martirizado por aqueles que fazem da morte o seu meio de vida.

É poderosa a minoria que sobrevive da opressão, do desemprego, do tráfico de drogas e do aliciamento de menores… são perigosos os abutres que encontram na podridão a sua subsistência. O santo, porém, tem que ser forte e não pode virar o rosto para essas verdades.

O construtor da paz incomoda com sua presença e grita bem alto as falcatruas e os conchavos feitos na calada da noite. O bem-aventurado não vende seu voto, não faz promessas vazias sobre o palanque eleitoral e clama por um mundo de amor, onde haja vida e liberdade. O santo serve a Deus na pessoa do irmão.
A Boa Notícia de hoje é a certeza de que foi para o santo que Jesus deixou esta mensagem: “Alegre-se e exulte, porque grande será sua recompensa no Céu”.

(fonte do texto: www.miliciadaimaculada.org.br  –  autor: Jorge Lorente  /  vídeo: TVFranciscanos)

 

   Folheto da Missa – Todos os Santos e Santas de Deus – Solenidade 2016

   Folheto da Missa do Presidente da Celebração – Todos os Santos e Santas de Deus – Solenidade 2016

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

Deixe uma resposta