Aprenda: Outubro é o mês das missões

segunda-feira, outubro 3, 2016

A palavra “missão” vem do latim “mittere” que significa “enviar”; missus = enviado. Portanto, missão é incumbência, tarefa, obrigação, encargo, comissão especial, vocação. Há vários tipos de missão: diplomática, de paz, científica, de guerra e religiosa, sendo que nesta última os protagonistas são: Deus e o Homem.

A origem da missão está em Deus Pai que envia os seus servos a trabalharem e recolherem os frutos. Envia também seu Filho único. Para a salvação dos homens e do mundo, restabelecimento da paz e comunhão com Deus e formação de uma comunidade fraterna entre os homens.

A função da Igreja é apenas realizar a missão de Jesus. (AG 5).  Assim como Jesus recebeu do Pai todo poder, nós também recebemos dele e da Igreja o poder de realizar a missão. Para concretizá-la devemos ser mediadores entre Deus e os homens, ser fiéis à doutrina do Pai e evangelizar com gestos e palavras em direção aos pobres e aos excluídos da sociedade, libertando-os de tudo que os oprime.  Todos nós batizados somos missionários do Pai, enviados a pregar com fidelidade o Evangelho. “A evangelização deve também conter sempre, como base, centro e cume de seu dinamismo, uma clara proclamação de que Jesus Cristo, Filho de Deus feito homem, morto e ressuscitado, se oferece para a salvação de todos os homens”. (EN 27).

MISSIONÁRIO

Se o missionário não receber a ação do Espírito Santo sua obra não terá força para a conversão dos homens.  A partir de Pentecostes o Espírito Santo aparece como a força do missionário. Faz sentir seus imperativos missionários. Ex.: a Pedro ordena: “Levanta-te, desce e vem com eles (três pagãos) sem duvidar, porque fui eu quem os enviou”. (Atos 10,20). Também a carta do papa “Ad Gentes” lembra: “Jesus por meio do Espírito Santo distribui os carismas para utilidade comum e inspira a vocação missionária”. Por isso não podemos negar ao chamado de Deus para Evangelizar, devemos utilizar os nossos talentos no anúncio do Evangelho, nunca nos omitir quer por negligência, medo, vergonha ou idéias falsas.

(fonete: http://www.igrejaparati.com.br/outubro_m%C3%AAs_das_miss%C3%B5es.htm)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

Deixe uma resposta