Jesus fez um chicote de cordas – Evangelho Comentado

sábado, março 7, 2015

  No final deste artigo você poderá BAIXAR O FOLHETO DA MISSA e encontrará o VÍDEO EXPLICATIVO.

jesus_templo

3º Domingo da Quaresma – Evangelho: (Jo 2, 13-25) – A Páscoa dos judeus estava próxima, e Jesus subiu para Jerusalém. No Templo, Jesus encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas, e os cambistas sentados. Então fez um chicote de cordas e expulsou todos do Templo junto com as ovelhas e os bois; esparramou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. E disse aos que vendiam pombas: Tirem isso daqui! Não transformem a casa de meu Pai num mercado…

…Seus discípulos se lembraram do que diz a Escritura: O zelo pela tua casa me consome. Então os dirigentes dos judeus perguntaram a Jesus: Que sinal nos mostras para agires assim? Jesus respondeu: Destruam esse Templo, e em três dias eu o levantarei. Os dirigentes dos judeus disseram: A construção desse Templo demorou quarenta e seis anos, e tu o levantarás em três dias? Mas o Templo de que Jesus falava era o seu corpo. Quando ele ressuscitou, os discípulos se lembraram do que Jesus tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra de Jesus. Jesus estava em Jerusalém durante a festa da Páscoa. Vendo os sinais que ele fazia, muitos acreditaram no seu nome. Mas Jesus não confiava neles, pois conhecia a todos. Ele não precisava de informações a respeito de ninguém, porque conhecia o homem por dentro.

COMENTÁRIO

A Palavra de Deus, sempre nos leva a refletir e a meditar. Não é fácil de entender o texto bíblico de hoje. O pacato e dócil Jesus, sempre carinhoso e humilde, comporta-se de maneira totalmente oposta daquele Jesus que conhecemos. O manso cordeiro assume a postura de um leão ferido.

Falando alto, gesticulando, derrubando mesas e, com o chicote na mão expulsando os vendedores do templo. Imaginar alguém fazendo tudo isso não é difícil, difícil é imaginar que esse alguém seja Jesus. Por que essa reação violenta?

Como você se sentiria ao ver a casa de seu pai invadida por mercenários aproveitadores? Esse sentimento de indignação, para não dizer de revolta, tomou conta de Jesus. Algo tinha que ser feito, pois o desrespeito havia ultrapassado todos os limites.

A Casa de Deus havia sido transformada num verdadeiro mercado. A Religião e o Sagrado estavam sendo utilizados como meios de exploração e também para acobertar a ganância e as injustiças, sobretudo contra os pobres e marginalizados.

Os mercenários aproveitavam-se da ingenuidade e da crença popular para obterem lucros financeiros. Travestidos de sacerdotes, fantasiados de pastores e de doutores da lei, apresentavam ao povo uma imagem totalmente distorcida de Deus.

Deus era apresentado como um rei poderoso e injusto. Um rei de coração duro, que não abria mão dos seus altos impostos. Um deus exigente com os pobres e complacente com os ricos e poderosos. Um deus conivente com a maldade e a injustiça.

Jesus assumiu pra valer a sua natureza humana. Indignado, usou de extrema energia para expulsar os profanadores do templo. Jesus se fez humano para entender melhor a humanidade, mas acima de tudo, nosso Deus é Santo e neste episódio, Jesus mostrou também os contrastes da sua natureza divina.

Com seu comportamento, Jesus deixou claro que santidade não é constituída só de doçura, amabilidade, compaixão e misericórdia. A santidade transparece também, através da indignação e da energia aplicadas na luta por dignidade, justiça e paz. O santo é um profeta que anuncia e que denuncia!

O mesmo Jesus doce e amável com os pobres, compassivo com os enfermos e misericordioso com os pecadores, sabe ser também duro e enérgico com os hipócritas e gananciosos que exploram o próximo em nome de Deus.

Quantos mercenários estão transformando a Casa de Deus em uma enorme rede de supermercados. Em cada esquina instalam uma filial onde, em nome de Jesus, reúnem trezentos e tantos pastores para vender saúde, prosperidade nos negócios, vida farta, carro importado e, até mesmo um lugar garantido no céu…

São os profanadores e exploradores da fé que, mais cedo ou mais tarde, terão que prestar contas para um Deus que eles ainda desconhecem; um Jesus que não suporta a mentira e que não tolera a hipocrisia.

(fonte do texto: www.miliciadaimaculada.org.br  –  autor: Jorge Lorente  /  vídeo: TVFranciscanos)

  Clique aqui para BAIXAR O FOLHETO DA MISSA

(O folheto foi disponibilizado na internet pela Arquidiocese de São Paulo)

 

 PARA APRENDER MAIS:

A ORIGEM DO CARNAVAL

O QUE MUDA NA QUARESMA?

O QUE É A CAMPANHA DA FRATERNIDADE? – PERGUNTAS E RESPOSTAS

O que é a quaresma?

Jejum e abstinência: o que é isso?

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR

QUINTA-FEIRA SANTA

ENTENDA: TRÍDUO PASCAL E SEXTA-FEIRA SANTA

SEXTA-FEIRA SANTA OU SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO

SEXTA-FEIRA SANTA: NEM CARNE E NEM PEIXE!

ENTENDA: TRÍDUO PASCAL E SÁBADO SANTO

SÁBADO SANTO OU SÁBADO DE ALELUIA

ENTENDA: DOMINGO DE PÁSCOA

DOMINGO DE PÁSCOA

SIMBOLOS DA PÁSCOA: OVOS DE CHOCOLATE, COELHOS…

 

CLIQUE AQUI PARA APRENDER O HINO DA CF 2015

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR AS PARTITURAS – CF 2015

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O MATERIAL DA CF 2015

(As partituras foram disponibilizadas na internet para download pela Paulus em: www.paulus.com.br/loja/appendix/3795.pdf)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Custódia Santos disse:

    “O santo é um profeta que anuncia e que denuncia”!
    Peço ao Senhor, que nos transforme, nos revista de santidade, para termos autoridade para denunciar e anunciar.

Deixe uma resposta