Mensagem de Otimismo: Cenoura, Ovo ou Café?

quinta-feira, novembro 20, 2014

mensagem_cenoura_ovo_cafe

Uma filha se queixou a seu pai sobre sua vida e sobre como as coisas estavam difíceis para ela. Ela já não sabia mais o que fazer para resolver tantos problemas e estava muito desanimada. Estava cansada de lutar e de combater. Quando parecia que um problema estava resolvido, aparecia outro.

Seu pai, um famoso “chef” de cozinha, levou-a até junto do fogão. Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Logo as águas começaram a ferver.

Numa panela ele colocou as cenouras, na outra colocou os ovos e, na terceira, colocou o pó de café. Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma só palavra. Enquanto esperava, com impaciência, a filha suspirava, sem imaginar o que ele estava fazendo.

Cerca de vinte minutos depois, o pai apagou o fogo. Em seguida, “pescou” as cenouras e colocou-as numa tigela. Retirou os ovos e colocou-os em uma outra tigela. Por fim, coou o café e colocou-o numa xícara.

Virando-se para ela, perguntou:

– Querida, o que você está vendo?

– Cenouras, ovos e café – respondeu a moça.

Ele a trouxe para mais perto do fogão e pediu-lhe para experimentar as cenouras. Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam bem macias. Então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela o atendeu e, depois de retirar a casca, verificou que o ovo havia endurecido com a fervura. Finalmente, o pai lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela bebeu e sorriu, ao sentir o seu delicioso sabor e aroma.

A filha então lhe perguntou curiosa:

– O que isto significa, pai?

Disse-lhe o pai:

– Cada um destes produtos enfrentou a mesma adversidade: água fervendo. No entanto, cada um deles reagiu de maneira diferente.

A cenoura, antes de ser colocada na panela, era forte, firme e inflexível. Mas depois de ter sido submetida à água fervendo, ela amoleceu e se tornou frágil. Os ovos, antes, eram frágeis. Sua casca fina serviu para proteger o seu líquido interior. Mas depois de terem sido colocados na água fervendo, seu interior se tornou mais firme, consistente e rijo.

O pó de café, por sua vez, teve uma mudança incomparável. Depois que foi colocado na água fervente, transformou a água; transformou-a em café. Além do mais, seu delicioso aroma pode ser sentido por toda a casa e até mesmo pelos vizinhos.

Por fim, perguntou o pai:

– Qual deles você é? Quando a adversidade bate à sua porta, como você reage? Você é uma cenoura, um ovo ou um pó de café?

(autor: autor desconhecido)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

Deixe uma resposta