Rezemos pela unidade dos cristãos

sexta-feira, maio 30, 2014

Semana de Orações pela Unidade dos Cristãos

semana_oracoes_cristaos

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (neste ano, do dia 01/06/14 a 07/06/14) é uma iniciativa de alcance mundial, promovida anualmente pelo Conselho Mundial de Igrejas e pelo Conselho Pontifício para a Unidade dos cristãos. No Brasil esta Semana é celebrada nos dias compreendidos entre a as solenidades da Ascensão do Senhor e Pentecostes. A proximidade com Pentecostes nos remete ao Espírito Santo, o protagonista da verdadeira unidade cristã, e à marcante experiência de comunhão vivida pela Igreja primitiva. Cabe ao CONIC (Conselho Nacional de igrejas Cristãs) a tarefa de animar e coordenar esta semana em nosso país.

A cada ano um versículo bíblico serve de tema e inspiração para as atividades dessa Semana.  Em 2014 nos deparamos com o incisivo questionamento feito pelo apóstolo Paulo: “Acaso Cristo está dividido?” (1 Cor 1, 13). A tentação da divisão acompanha o caminho histórico da Igreja desde seus primórdios. Com tristeza constatamos que essa tentação encontrou receptividade não só em vários líderes cristãos, mas também em grupos e comunidades eclesiais inteiras. Nem sempre as causas da divisão foram estritamente teológicas.  Motivações rasteiras como orgulho e hipocrisia, interesses políticos e econômicos, disputas pessoais e grupais tomaram o lugar do Evangelho e provocaram rupturas dolorosas na grande família cristã.

Os últimos cem anos assistiram esforços sinceros para a superação dessa tremenda contradição no seio do cristianismo. A Conferência de Edimburgo (1910), a criação do Conselho Mundial de Igrejas (1948), o Concílio Vaticano II (1962-1965), o diálogo ecumênico e a própria Semana de Oração são exemplos eloquentes desse empenho. (…)

(fonte: www.a12.com – autor: Padre Luiz Antonio Reis – da Arquidiocese de Mariana

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

Deixe uma resposta