Domingo de Ramos: início da Semana Santa

sábado, abril 12, 2014

Neste Domingo celebraremos o Domingo de Ramos ou da Paixão de Jesus Cristo, que é o início da Semana Santa, a qual nos encaminha para a Páscoa de Jesus (Ressurreição).

Você poderia perguntar: ‘o que significa Paixão’? Paixão (do latim tardio passio -onis, derivado de passus, particípio passado de patī “sofrer”) é o termo teológico cristão utilizado para descrever os eventos e os sofrimentos – físicos, espirituais e mentais – de Jesus nas horas que antecederam seu julgamento e sua execução através da crucifixão.

  No final deste artigo você poderá BAIXAR o FOLHETO DA MISSA.

“O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, que mistura os gritos de hosanas com os clamores da Paixão de Cristo. O povo acolheu Jesus agitando seus ramos de oliveiras e palmeiras. Os ramos significam a vitória: “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”.

Os ramos apresentados pelo povo nos remetem ao sacramento do batismo, por intermédio do qual nos tornamos filhos de Deus e responsáveis pela missão da nossa Igreja. E o ato de levarmos os ramos para casa nos lembra que estamos unidos a Cristo na luta pela salvação do mundo.

A Procissão de Ramos tem como objetivo apresentar a peregrinação que cada cristão realiza sobre a Terra buscando a vida eterna ao lado do Senhor. Esse ato nos faz relembrar que somos peregrinos neste mundo e que o céu é o lugar de onde viemos e para onde devemos voltar.

Por fim, a Santa Missa do Domingo de Ramos traz a narrativa de São Lucas sobre a Paixão de Jesus: Sua angústia mortal no Horto das Oliveiras, o Sangue vertido com o suor, o beijo traiçoeiro de Judas, a prisão, os maus-tratos nas mãos dos soldados na casa de Anãs, Caifás; Seu julgamento iníquo diante de Pilatos, depois, diante de Herodes, Sua condenação, o povo a vociferar “crucifica-o, crucifica-o”; as bofetadas, as humilhações, o caminho percorrido até o Calvário, a ajuda do homem cirineu, o consolo das santas mulheres, o terrível madeiro da cruz, o diálogo d’Ele com o bom ladrão, Sua morte e sepultura.

O Mestre nos ensina com fatos e exemplos que o Seu Reino, de fato, não é deste mundo. Que Ele não veio para derrubar César e Pilatos, mas para derrubar um inimigo muito pior e invisível, o pecado. E para isso é preciso se imolar; aceitar a Paixão, passar pela morte para destruí-la; perder a vida para ganhá-la.”

(fonte do texto em itálico: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paix%C3%A3o_%28cristianismo%29   –   fonte do texto entre aspas: http://www.cancaonova.com / autor: Professor Felipe Aquino)

  Clique aqui para baixar o FOLHETO DA MISSA do Domingo de Ramos

(O folheto foi disponibilizado na internet pela Arquidiocese de São Paulo – Brasil)

 

CLIQUE ABAIXO PARA APRENDER MAIS:

  HINO E PARTITURAS DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014 – BAIXE AQUI

   O que é a quaresma?

   Jejum e abstinência: o que é isso?

   QUARTA-FEIRA DE CINZAS

   DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO

   QUINTA-FEIRA SANTA

   SEXTA-FEIRA SANTA OU SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO

   SÁBADO SANTO OU SÁBADO DE ALELUIA

   DOMINGO DE PÁSCOA

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

Deixe uma resposta