Quaresma: significado

sábado, março 29, 2014

Este período que vai do fim do Carnaval até a Semana Santa, conhecido como Quaresma pelos católicos, representa para os fiéis o preparo espiritual para a Páscoa. A época exige alguns sacrifícios e reflexão…

…De acordo com o frei Sálvio Romero, esta época é mesmo especial e a igreja a considera uma das mais importantes do ano. Segundo ele, o período é uma espécie de preparação para a Páscoa, quando Jesus Cristo ressuscitou depois de ter sido morto e crucificado.

O frei explica ainda que o sofrimento de Cristo até ressuscitar serve como referência para os católicos e que a igreja aconselha fazer alguns sacrifícios durante os 40 dias. “O recomendado é não comer carne, principalmente nas sextas-feiras, na Sexta-Feira Santa e na Quarta-Feira de Cinzas. Esta é considerada uma prática penitencial. O ato de comer carne está ligado a questão da festa, de grandes banquetes. Por isso não comer esse alimento, lembra para nós uma simplicidade na atitude do comer. É uma atitude evangélica”, explica.

Sálvio Romero ressalta que mais importante do que passar privações, é que o período seja um momento de reflexão e que o exemplo de Cristo ajude os fiéis a passar por uma mudança interior. “Quaresma é esse tempo penitencial. Três práticas essenciais para o período são a oração, a caridade e o jejum. São 40 dias para que nós possamos refletir, crescer na conversão e na abertura para Deus. É tempo também de caridade, de partilha com o irmão, de conhecer mais a palavra de Deus e de ver melhor Cristo no irmão”, comenta.

(fonte: www.g1.globo.com)

CLIQUE ABAIXO PARA APRENDER MAIS:

  HINO E PARTITURAS DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014 – BAIXE AQUI

   O que é a quaresma?

   Jejum e abstinência: o que é isso?

   QUARTA-FEIRA DE CINZAS

   QUINTA-FEIRA SANTA

   SEXTA-FEIRA SANTA OU SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO

   SÁBADO SANTO OU SÁBADO DE ALELUIA

   DOMINGO DE PÁSCOA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Arlene disse:

    Bom dia, que Deus continue te abençoando sempre, Quaresma é tempo de reflexão de nossas vidas, de nossos atos, para mim quando chegava a quaresma não me importava tanto, hoje já é diferente sinto que tem um significado de vida de esperança, não sei se é porque estou passando por um momento dificil, não só eu como minha familia, meu querido papai passou pela uma cirurgia e deu complicações e hoje ele se encontra internardo, mas Graças a Deus já está bem estável, e eu tenho fé em Deus que ela vai sair são e curado com a graça de Deus, mas Graças a Deus isso tudo nos aproximou mais de Deus, principalmente a mim, estava sem fé, andando por caminhos errado, e Deus me me mostrou que mesmo no sofrimento ele está conosco, e hoje me sinto mais forte, esperançosa, e sinto Deus agindo em mim e em minha familia.

Deixe uma resposta