Papa diz que Internet é um dom de Deus

sexta-feira, janeiro 24, 2014

papa_francisco_internet

  No final deste artigo você poderá baixar e ler a mensagem do Papa

“O Papa Francisco pediu hoje aos católicos que sejam “cidadãos digitais” construtivos ao usarem a Internet, que definiu como um “dom de Deus”, para manifestarem solidariedade.

O Papa argentino publicou a primeira mensagem sobre comunicações sociais, uma tradição anual por ocasião da festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, com o título: “A comunicação ao serviço de uma autêntica cultura do reencontro”.

Nesta mensagem, que aborda o fenómeno das redes sociais num tom claramente confiante, mas sem esquecer os perigos, o Papa afirma que “a Internet pode oferecer mais possibilidades de reencontro e de solidariedade entre todos, o que é uma coisa boa, um dom de Deus”.

A Igreja deve empenhar-se na Internet “para levar ao homem ferido”, na via digital, “o óleo e o vinho”: “Que a nossa comunicação seja um óleo perfumado para a dor e um bom vinho para a alegria”, considera Francisco, numa fórmula inspirada nos Evangelhos.

Na mensagem, Francisco lembra que a exclusão, desorientação, condicionamento, doença, ignorância do outro podem existir também na Internet.

O Papa Francisco é seguido por mais de dez milhões de internautas na rede social de mensagens instantâneas “Twitter“.”

(fonte do texto entre aspas: www.publico.pt)

TRECHO DA MENSAGEM DO PAPA SOBRE AS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

Possa servir-nos de guia o ícone do bom samaritano, que liga as feridas do homem espancado, deitando nelas azeite e vinho. A nossa comunicação seja azeite perfumado pela dor e vinho bom pela alegria. A nossa luminosidade não derive de truques ou efeitos especiais, mas de nos fazermos próximo, com amor, com ternura, de quem encontramos ferido pelo caminho. Não tenhais medo de vos fazerdes cidadãos do ambiente digital. É importante a atenção e a presença da Igreja no mundo da comunicação, para dialogar com o homem de hoje e levá-lo ao encontro com Cristo: uma Igreja companheira de estrada sabe pôr-se a caminho com todos. Neste contexto, a revolução nos meios de comunicação e de informação são um grande e apaixonante desafio que requer energias frescas e uma imaginação nova para transmitir aos outros a beleza de Deus.

   Clique aqui para baixar e ler a mensagem do Papa

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. angela moraes disse:

    linda informação
    Sabermos que com este meio de comunicação podemos levar jesus a qualquer parte do mundo ao irmão… quando estiver navegando sem rumo neste mundo Digital e ele descobrir que JESUS também se encontra AQUI.
    Angela.

  2. Isãnio Braga disse:

    A rede mundial de computadores é um importante meio de comunicação mass mídia que nos une em torno de uma comunidade fraterna, a família global que deve estar constantemente em busca do reino de Deus, e para encontrarmos o reino de Deus é preciso sermos bastante diligentes e cumpridores dos preceitos divinos e usar esta valiosa ferramenta para praticar apenas o bem!

  3. maria batista rodrigues disse:

    papa Francisco essa época este papa que a igreja precisava ,com toda caridade de se expressar e nos transmitindo tanta humildade obrigada JESUS pelo teu zelo por nos

  4. Raimundo Nonato Vieira da Silva disse:

    Sempre disse; nós Cristãos não podemos abrir mão de um meio de comunicação tão eficaz como as redes sociais, podemos fazer destes veículos um grande ponto de encontro, curtição e compartilhamentos à luz do Evangelho….Agora é o Papa que diz….

Deixe uma resposta