Papa batiza filho de casal casado apenas no Civil

sexta-feira, janeiro 17, 2014

papa_batismo

O Papa Francisco baptizou neste domingo no Vaticano o filho de uma mulher solteira e a filha de um casal casado apenas civilmente, durante uma cerimónia na Capela Sistina.

Perante uma plateia de mães, pais e 32 crianças, Francisco quis deixar toda a gente à vontade, mesmo sendo o cenário tão solene como a capela onde são eleitos os papas. “Hoje o coro vai cantar, mas o coro mais belo é aquele das crianças, algumas delas quererão chorar porque têm fome ou porque não estão confortáveis. Estejam à vontade mamãs, se elas tiverem fome dêem-lhes de comer, porque elas são as pessoas mais importantes aqui”.

Numa entrevista em Dezembro, Francisco já tinha afirmado que as mães não deviam ter problemas em dar de mamar aos seus filhos durante as cerimónias papais.

Estes baptismos são uma tradição no Vaticano e são geralmente organizados na Capela Sistina para os filhos dos empregados locais, mas este ano o Papa Francisco fez questão de receber outros bebés.

Foi assim que um casal de militares italianos, que tinham estado numa audiência geral do Papa há alguns meses e lhe pediram para baptizar a sua filha, Giulia, viram o seu pedido aceite. O facto de não serem casados pela Igreja, não impediu Francisco de baptizar a sua filha.

Francisco também convidou uma mãe solteira que, abandonada pelo seu companheiro quando estava grávida, chegou a colocar a possibilidade de fazer um aborto. Depois de desistir da ideia escreveu uma carta ao Papa Francisco, pedindo-lhe para baptizar o seu filho.

“Vocês têm o dever de transmitir a fé a estas crianças, é a herança mais bela que lhes poderão deixar”, disse o Papa

(O texto está em português de Portugal – fonte: www.publico.pt)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Edinaldo Melo disse:

    Belíssimo gesto do nosso Santo Papa, o Batismo e para todos o estado civil dos Pais não deve nunca ser um empecilho ou desculpa a criança nao ser batizada, espero que sirva de exemplo para muitas comunidades católicas que negam o batismo a crianças que os pais não são casados na igreja católica ou sao separados, Que Deus sempre ilumine as atitudes do nosso santo Papa.

  2. Mário Possidônio disse:

    Parabéns Papa Francisco, é com atitudes assim que o senhor honra o título de SANTO Padre que lhe deram!!!

  3. Noemia Ordanini de Oliveira Pereira disse:

    Belo gesto, Papa Francisco

  4. Enéuma Dias disse:

    Obrigada ao Santo Papa, pelo o gesto concreto de acolhida e prudência, o matrimônio é importantíssimo, mas, acredito que a acolhida fraterna abre caminho para isto.

    Que Deus o ilumine sempre!

Deixe uma resposta