Sou eu quem devo ser batizado por Ti – Evangelho Comentado

sábado, janeiro 11, 2014

   No final deste artigo você poderá BAIXAR o FOLHETO DA MISSA e ver o VÍDEO EXPLICATIVO sobre o Evangelho.

BATISMO DO SENHOR – Evangelho: (Mt 3, 13-17)

“Jesus foi da Galiléia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João, e ser batizado por ele. Mas João procurava impedi-lo, dizendo: “Sou eu que devo ser batizado por ti, e tu vens a mim?” Jesus, porém, lhe respondeu: “Por enquanto deixe como está! Porque devemos cumprir toda a justiça”. E João concordou. Depois de ser batizado, Jesus logo saiu logo da água. Então o céu se abriu, e Jesus viu o espírito de Deus, descendo como pomba e pousando sobre ele. E do céu veio uma voz, dizendo: “Este é o meu Filho amado, que muito me agrada”.”

COMENTÁRIO

Hoje celebramos a festa do Batismo de Jesus. Nas águas do rio Jordão, Jesus é batizado por João Batista. João ministrava um batismo de penitência e de conversão. O batismo de João preparava o povo para a chegada do Messias. Mas, sendo Jesus o próprio Messias, será que havia necessidade de Jesus ser batizado? Seria para apagar seus pecados, ou converter-se?

Certamente Jesus não precisava do batismo, não tinha pecados, nem precisava de conversão. No entanto, Jesus representava a humanidade pecadora e, ao receber o batismo, coloca definitivamente em seus ombros todos os pecados do mundo, para uma purificação, que ele iria realizar através de sua morte de cruz.

Muitos motivos levaram Jesus até João Batista. Ele ainda não havia se manifestado como o Messias, portanto não queria parecer diferente das outras pessoas. Ao pedir o batismo, Jesus quis valorizar o trabalho que João vinha realizando. Com esse gesto, Jesus deu um grande exemplo de humildade.

Apesar de muito antigo, este ditado é atual e verdadeiro: “Mais vale um exemplo, do que mil palavras”. Jesus sabia que com sua atitude humilde, com seu exemplo, muitas pessoas seriam atraídas para o batismo e, conseqüentemente, para a conversão. Mais do que falar, é preciso agir. Essa é a grande lição que Jesus nos deixa no dia de hoje.

Jesus diz: “Devemos cumprir toda a justiça”. Com estas palavras, Jesus demonstra sua obediência. Mesmo sabendo do martírio que o espera, Jesus deixa claro que deseja cumprir inteiramente a vontade do pai e o seu Projeto de Salvação,

Mas, a obediência e a humildade de Jesus são recompensadas. Diante de uma grande multidão, o Pai proclama a filiação divina de Jesus. No Batismo de Jesus o mistério de Deus é revelado aos homens. O céu se abre e a Trindade Santa se revela como mistério de amor para toda a humanidade.

No batismo de Jesus aparece claramente que em Deus há três pessoas realmente distintas: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. Deus Filho é batizado, nas águas do rio Jordão. Deus Pai apresenta seu Filho e dá testemunho dessa verdade, dizendo: “Este é meu Filho amado!”

De maneira visível, como uma pomba, Deus Espírito Santo desce sobre Jesus. Em nosso batismo, também recebemos o Espírito Santo de Deus, porém, é importante ressaltar que em Jesus, o Espírito Santo já habitava em plenitude, desde o instante de sua concepção divina.

Como dissemos, o batismo de João era de conversão. Podemos até dizer que, ao ser batizado, Jesus assumiu oficialmente a missão de Salvador da humanidade, porém esse batismo não era um Sacramento. Através do Batismo-Sacramento, instituído por Jesus, nos tornamos membros do Corpo de Cristo e recebemos o Espírito Santo que nos transforma em irmãos e membros da Igreja.

A boa notícia de hoje é a unidade, é a ação conjunta da Santíssima Trindade em nosso favor. O amor do Pai, o sacrifício do Filho e a ação do Espírito Santo, resgatam cada um de nós das trevas do pecado e nos reconcilia com o Criador. O amor de Deus liberta-nos da escravidão, devolve-nos a vida em plenitude como verdadeiros filhos seus, e herdeiros do Reino Celeste.

(fonte do texto: www.miliciadaimaculada.org.br  –  autor: Jorge Lorente  /  vídeo:    )

  Clique aqui para baixar o FOLHETO DA MISSA deste Domingo

(O folheto foi disponibilizado na internet pela Arquidiocese de São Paulo – Brasil)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

Deixe uma resposta