Este último voltou justificado – Evangelho Comentado

sábado, outubro 26, 2013

ESTE ÚLTIMO VOLTOU JUSTIFICADO – EVANGELHO COMENTADO

  Clique em CONTINUAÇÃO para baixar o FOLHETO DA MISSA e para ver o vídeo explicativo sobre o Evangelho.

30º Domingo do Tempo Comum – Evangelho: (Lc 18, 9-14) – Naquele tempo, Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: “Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’. O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’ Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.

COMENTÁRIO

Hoje comemoramos no Brasil também o Dia Nacional da Juventude, cujo tema deste ano é “Juventude e missão” e o lema “Jovem: levanta-se, seja fermento”. Neste dia festivo, vamos rezar pelos nossos jovens para que sejam persistentes na difícil tarefa de apresentar Jesus aos milhares de outros jovens que ainda desconhecem a Luz do mundo.

No domingo passado, através da parábola da viúva e do juiz injusto, Jesus valorizou oração. Quis mostrar-nos o valor de se rezar sempre, rezar muito e sem esmorecer. No evangelho de hoje, Jesus não fala mais em quantidade de oração, mas sim, na qualidade da oração. Ensina o modo certo de rezar.

Jesus traça um comparativo entre a oração do publicano e do fariseu, para explicar-nos a maneira certa de se comunicar com Deus. Ao rezar, acima de tudo, é preciso lembrar de que somos pecadores, que estamos diante de Deus e que dependemos de sua infinita misericórdia.

Fariseu era o nome dado ao membro de um partido entre os judeus. Ele se gabava de respeitar a lei, em seus mínimos detalhes. Pagava dízimo, até mesmo, de coisas que não eram exigidas. No entanto, observava os mandamentos apenas para se mostrar perante a sociedade. Não agia com humildade, era orgulhoso e arrogante.

Fariseu deixou de ser apenas um símbolo entre os contemporâneos de Jesus. Fariseu é uma figura bastante atual e presente em nosso dia-a-dia. Ele é o símbolo da hipocrisia, é aquele que diz uma coisa e faz outra. Esconde-se atrás das aparências, do comodismo e adapta as leis aos seus interesses pessoais.

O fariseu joga pesados fardos nas costas dos outros, mas não move uma palha em benefício dos necessitados. Faz longos discursos, apresenta projetos fantásticos para erradicar a pobreza, enquanto que, na calada da noite, promulga e aprova leis para beneficiar a si próprio e a seus aliados políticos.

O fariseu sabe que é muito mais fácil carregar uma cruz dependurada no peito do que sobre o ombro. É mais cômodo e menos cansativo. Disso entende muito bem o fariseu, levar vantagens é o seu passatempo favorito.

Arrogância, prepotência e injustiça tornaram-se tão comuns em suas atividades, que são tratadas como coisas normais. Aquele que não age assim é chamado de anormal. No entanto, convém lembrar que não é só no campo político ou profissional que essas coisas acontecem.

Na verdade, o comportamento do fariseu, não é privilégio daqueles que ocupam altos cargos. Precisamos analisar cuidadosamente nossas ações na comunidade paroquial e, particularmente, diante da coordenação de grupos, movimentos ou pastorais, para não cairmos no mesmo erro do fariseu.

A humildade é um dom e deve ser nossa bandeira. A oração deve ser a manifestação das nossas fraquezas e um constante pedido de perdão. O reconhecimento das nossas culpas e o desejo de não mais errar fortalece a caminhada e nos justifica perante Deus. A oração simples nos aproxima do Pai.

Nossas orações deveriam também conter muito mais agradecimentos. Quantos benefícios que, diariamente, recebemos e nunca paramos para agradecer. Por tudo isso, hoje pedimos a Deus a humildade do publicano para que possamos enxergar nossa fraqueza e nossa pequenez.

Vamos colocar mais qualidade em nossas orações e encerrar este momento agradecendo por nossa saúde e emprego, pela paz e segurança no lar, pela unidade da família, por nossos filhos e por tudo aquilo que recebemos gratuitamente. Vamos agradecer, inclusive, pela oportunidade de poder contribuir com o dízimo para a subsistência de nossa comunidade.

(fonte do texto: www.miliciadaimaculada.org.br  –  autor: Jorge Lorente  /  vídeo:    )

  clique aqui para BAIXAR o FOLHETO DA MISSA

(Este folheto foi disponibilizado na internet pela Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Planalto Paulista – São Paulo / Brasil – fonte: http://nslourdes.org.br/?folheto-liturgico.html)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Natanael dos Santos disse:

    PARABENS, Canto da Paz! Sensacional a nova “paginação”, principalmente a oportunidade de baixar o Folheto de Missa! Tudo a seu tempo e hora, em seus assuntos… Paz em Bem!

  2. norival coelho disse:

    Parabéns a publicação do folheto ajuda em muito a reflexão do domingo, pois podemos meditar com o texto das leituras e ainda as indicações para os dias da semana, valeu e muito obrigado.

  3. margarida disse:

    Parabéns, Kátia! A página Canto da Paz ficou bem mais elabora e com oportunidade de acessar o folheto da Missa!

  4. Marina Lentz disse:

    Parabéns! Gostei muito da nova página. Continuem assim com as bênçãos de Deus.

  5. cantodapaz disse:

    Obrigada a todos pelas belas palavras de incentivo. Katia Lima – Canto da Paz

  6. Antônio Oliveira disse:

    Bela iniciativa em disponibilizar o folheto da missa para ser baixado.
    Sugiro que seja disponibilizado o folheto no começo da semana para o próximo domingo.
    O site onde são gerados os folhetos é: http://www.arquidiocesedesaopaulo.or.br

    Aproveitando, gostaria de saber como localizar artigos publicados nesta página.

  7. Dionette Barros disse:

    Katia, parabéns por esse e-mail.Até folheto da missa? Deus lhe abençôe.

  8. REGINA disse:

    NOS QUE VAMOS A MISSA AOS DOMINGOS SABEMOS QUE É IMPORTANTE TUDO ISSO.
    PARABÉNS, FICO GRATA E DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE…

  9. Marli Pereira disse:

    Amei!!! Bastante original.

Deixe uma resposta