Crucifixo de São Damião – parte 1

sábado, outubro 26, 2013

CONTINUAÇÃO

O CRUCIFIXO FALA A FRANCISCO

O jovem Francisco encontrava-se numa crise espiritual, cheio de dúvidas e trevas. “Conduzido pelo Espírito”, entra na igrejinha de São Damião, onde se prostra, súplice, diante do Crucifixo. Tocado de modo extraordinário pela graça divina, encontra-se totalmente transformado. É então que a imagem de Cristo Crucificado lhe fala: “Francisco, vai e repara minha casa que está em ruína”.

Francisco fica cheio de admiração e “quase perde os sentidos diante destas palavras”. Mas logo se dispõe a cumprir esse “mandato” e se entrega todo à obra, reconstruindo a igrejinha. Depois pede a um sacerdote, dando-lhe dinheiro, que providencie óleo e lamparina para que a imagem do Crucifixo não fique privada de luz, mas em destaque naquele santuário.

A partir de então, nunca se esqueceu de cuidar daquela igrejinha e daquela imagem.

Francisco parecia intimamente ferido de amor para o Cristo Crucificado, participando da paixão do Senhor, de quem já trazia os estigmas no coração e mais tarde, em 1224, receberia as chagas do Cristo em seu próprio corpo.

Segundo Santa Clara, está visão do Crucifixo foi um êxtase de amor radiante e impulso decisivo para a conversão de Francisco.

Entre os estudiosos ainda existe uma dúvida a ser esclarecida: ao ouvir o Cristo do Crucifixo, Francisco pensa na igrejinha material de São Damião. Mas nada impede de se pensar que se trata do “templo de Cristo no coração de Francisco e nos corações dos homens”.

Enfim, a própria oração de Francisco diante do Crucifixo de São Damião sugere antes a reparação “espiritual” da casa do Senhor, crucificado no coração.

Tanto que ele pede especialmente pelas três virtudes teologais (fé, esperança e amor) para poder cumprir esse “mandato” de Cristo.”

(fonte do texto entre aspas: www.franciscanos.org.br / autor: Por Frei Vitório Mazzuco – Vídeo: frei Osvaldo Maffei, OFM – TV/Franciscanos)

 

  Clique aqui para o significado do TAU FRANCISCANO

   Clique aqui para ler as outras PARTES deste artigo sobre o Crucifixo de São Damião

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. M. DE LOURDES disse:

    FOI PRA MIM UMA GRAÇA RECEBER ESTE E-MAIL. JÁ MUITO DESEJAVA SABER O FUNDAMENTO DESDE CRUCIFIXO. ABRAÇO FRATERNO

  2. Sonia Arizaga disse:

    MUITO EMOCIONANTE OUVIR DADOS SOBRE O CRUCIFIXO QUE TENHO EM VARIOS LUGARES DE MINHA CASA…OBRIGADA

  3. CELIO DOS SANTOS disse:

    Boa matéria parabéns.

Deixe uma resposta