Peixes dourados escolhem música

sexta-feira, setembro 6, 2013

 

PEIXES DOURADOS ESCOLHEM MÚSICA

Peixes dourados ouvem música e sabem a diferença entre Bach e Stravinsky

Comuns na ornamentação de aquários, peixinhos dourados (Carassius auratus) têm a capacidade de diferenciar peças de música clássica compostas por Johann Sebastian Bach e Igor Stravinsky. A conclusão é de um estudo de pesquisadores da Universidade Keio, no Japão, e destaque na mais recente edição do periódico científico Behavioural Processes.

ordem franciscana irmas clarissas www.cantodapaz.com.br Canto da Paz Jesus Cristo Igreja Catolica Papa Francisco peixes dourados escolhem musica de Bach

A pesquisa acrescenta informações ao que já se sabia sobre a capacidade de animais de entenderem músicas – outras pesquisas sobre o assunto já tinham sido feitas, por exemplo, com pombos e macacos.

Para descobrir o gosto musical dos peixinhos dourados, uma equipe liderada pelo cientista Kazutaka Shinozuka acostumou oito desses animais, abrigados em um grande tanque, a ouvirem 20 segundos das composições Toccata e Fuga Em Ré Menor, de Bach, e O Rito da Primavera, de Stravinsky.

Os peixes foram treinados para tocarem em um objeto vermelho colocado na superfície da água durante a execução das músicas eruditas. Mas metade do aquário deveria executar a tarefa só quando a peça de Bach fosse reproduzida, ao passo que os outros só deveriam fazer o exercício ao som de Stravinsky. 

ordem franciscana irmas clarissas www.cantodapaz.com.br Canto da Paz Jesus Cristo Igreja Catolica Papa Francisco peixes dourado preferem musica bach

Quando os animais completavam a missão com sucesso, recebiam uma porção de ração como prêmio – o treinamento teve, ao todo, cem sessões.

Ao fim, os pesquisadores constataram que em 75% das tentativas os peixinhos dourados demonstraram entender quando a música adequada à missão era reproduzida, desempenhando corretamente a tarefa, e quando o som ouvido não pedia que eles fizessem o trabalho. Para Shinozuka, isso mostrou que "essa espécie tem capacidade de diferenciar os dois compositores clássicos".

"É claro que música é um estimulante artificial produzido por humanos, então não possui um significado específico para o peixe. Contudo, músicas são caracterizadas por funções acústicas complexas e ter a habilidade de distinguir esse estímulo pode beneficiar a espécie em termos de evolução."

O estudo ressalta, ainda, que outras músicas dos mesmos compositores não surtiram o mesmo efeito sobre os peixes, reiterando a importância do treinamento no sucesso do experimento, e que não foi possível apontar preferência dos animais por um ou outro compositor.

(fonte do texto e das imagens: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2013/09/06/peixes-dourados-ouvem-musica-e-sabem-a-diferenca-entre-bach-e-stravinsky.htm)

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

Deixe uma resposta