Papa decreta jejum em 07 de setembro de 2013

domingo, setembro 1, 2013

 

O PAPA DECRETA JEJUM EM 07 DE SETEMBRO DE 2013

  No final deste artigo você poderá ouvir o pedido do Santo Padre

ordem franciscana irmas clarissas www.cantodapaz.com.br Canto da Paz Jesus Cristo Igreja Catolica Papa Francisco jejum e orações em favor da Síria e Oriente Médio

O papa Francisco decretou um dia de jejum e oração em todo o mundo no dia 7 de setembro pela paz na Síria e no Oriente Médio, durante a oração do Angelus deste domingo.

"Que o grito da paz se eleve com força para um mundo de paz", "não à guerra!", declarou em um apelo solene lançado a dezenas de milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, em Roma.

"Eu condeno veementemente o uso de armas químicas. Ainda tenho gravado em minha mente e coração as imagens terríveis dos últimos dias", acrescentou o papa antes de exclamar: "Há um julgamento de Deus e um julgamento da História sobre nossas ações que nós não podemos escapar. Não é o uso de violência que trará a paz. A guerra atrai a guerra. Violência gera violência", ressaltou.

O papa anunciou uma vigília de oração em 7 de setembro, das 19h00 às 21h000 (14h00 às 18h00 no horário de Brasília), chamando todos os cristãos, mas também pessoas de outras religiões e não crentes, a aderirem a este dia.

Durante várias semanas, o papa apelou ao diálogo, se opondo a qualquer intervenção militar na Síria, onde o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou sua determinação de atacar o regime de Damasco.

(fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2013/09/01/interna_mundo,385672/papa-decreta-dia-de-jejum-e-oracao-em-todo-o-mundo-pela-paz-na-siria.shtml – autor: France Presse)

** QUEM DEVE FAZER O JEJUM?

Atualmente o jejum e a abstinência só são pedidos pela Igreja Católica aos fíéis durante dois dias no ano: a Quarta-Feira de Cinzas (quarta-feira após o carnaval) e a Sexta-Feira Santa (sexta-feira que antecede a Páscoa). Neste dois dias o jejum e a abstinência são obrigatórios,

Lembramos que a abstinência é obrigatória a partir dos quatorze anos de idade e o jejum dos dezoito aos cinqüenta e nove anos de idade. Quem estiver fora destas faixas de idade, está dispensado de fazê-los. A doença também dispensa, mas é sempre bom dar uma palavrinha com o padre a este respeito. Jejum "Muitas pessoas não jejuam porque não sabem fazê-lo. Imaginam que jejuar seja uma coisa muito difícil e dolorosa que elas não vão conseguir fazer.

Se você já passou dos 59 anos e se sente capaz de jejuar e de fazer abstinência, sem prejudicar a sua saúde, então pode fazê-los, mas não é obrigado a isto.

  No dia 07 de setembro de 2013 o Papa nos pede apenas o jejum e orações, em favor da paz na Síria e no Oriente Médio.

(se tiver curiosidade de saber o que é abstinência, clique aqui)

** COMO FAZER O JEJUM?

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

Deixe uma resposta