Guido Schäffer: Carioca, Médico, Surfista, Seminarista

sexta-feira, julho 5, 2013

CONTINUAÇÃO

O CURSO DE MEDICINA

Cursou Medicina na Faculdade Técnica Educacional Souza Marques (1993 a 1998), no Rio de Janeiro.

No ano que se formava em medicina iniciou o Grupo Fogo do Espírito Santo com o Pe. Jorjão (grupo de oração da RCC, na Paróquia de Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, Rio de Janeiro, Brasil.

Fez residência em Clínica médica, na Santa Casa de Misericórdia, sob a chefia do Prof. Clementino Fraga Filho, no período de 1999 até março de 2001 (4ª e 20ª Enfermarias). Após a residência, trabalhou no corpo clínico de ambas as enfermarias, durante o ano de 2001. Decidiu-se por exercer a medicina como clínico geral, especialidade que amava porque lhe permitia avaliar o paciente como um todo. Considerava a clínica geral um desafio, pela necessidade de manter um bom conhecimento sobre todas as áreas da medicina.Durante sua formação acadêmica dedicou-se também ao atendimento aos pacientes com HIV, no Hospital Evandro Chagas (Fundação Osvaldo Cruz), pois considerava primordial que um clínico geral conhecesse bem os sintomas da doença, a fim de detectá-la com maior brevidade, possibilitando maior êxito ao tratamento.

Atuando como médico na Santa Casa, Guido testemunhava sua fé, como citou o Professor Clementino Fraga Filho, em homenagem realizada após a sua morte: “Em todo o tempo, dava testemunho de sua fé, no seu proceder irrepreensível com os outros. Vivia conforme os valores cristãos da cordialidade, temperança, caridade e justiça.” Aproximou-se da pastoral da saúde quando trabalhava como médico na Santa Casa de Misericórdia. Duas integrantes da pastoral visitavam os enfermos e ficaram interessadas pela maneira carinhosa como aquele médico atendia os pacientes. Convidaram-no a participar da missa, ele aceitou e logo passou a ajudá-las.

Guido ainda namorava, pensava em se casar e seguir a carreira médica, que exercia na Santa Casa e em clínica particular.

O ATENDIMENTO AOS POBRES DE RUA

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. joão Rodrigues disse:

    Um santo seminarista !

  2. Fabrício Luiz disse:

    Durante toda minha vida
    nunca vi, li ou vivenciei algo tão tocante!
    Sou um cristão!
    Sei que estou em falta com minhas responsabisades com Deus!!!
    Lendo a historia desse rapaz
    me emocionei! Por saber que nesse mundo
    onde as pessoas boas de coração estão entrando em extinção!
    Essa rapaz eh a maior prova que Deus existe
    e que esta cada vez mais perto de cada um de nós!
    Também sou devoto de Sao Francisco de Assis!

    Que Deus abençoe a família desse rapaz!!!

  3. Danielly disse:

    Que história linda!
    Me emocionei, um belo testemunho.
    Me impulsionou a ser uma pessoa melhor a cada dia!

  4. Dinah Castilho Campos disse:

    História belíssima, tocante e instigante. Algo arrebatador. Quem lê, sente um forte desejo de imitá-lo ou culpa por ter realizado tão pouco em tão longa vida. É algo marcante. Linda demais.

  5. Rosalina de Souza Sampaio disse:

    Não é bem um comentário, mas uma graça q estou precisando, fiquei emocionada hoje quando vi a reportagem no jornal O Dia, em saber que eu o conheci em vida.
    Sou católica praticante, amo a minha igreja, adoro Jesus Eucarístico, fui MESC, sacristã, visitadora dos enfermos e também coordenadora da liturgia, mas devido meu problema de um câncer de mama fui afastada de minhas ocupações. Já fui operada fiz todos os tratamentos adequados da doença para qual minha surpresa me apareceu ou melhor já as tinha, umas dores que dizia ser artrose, mas fiz umas raio X e me foi descoberta uma metástase óssea, são dores muito difíceis de suportar. Bom perdão por está relatando tudo isto, como eu acredito em milagres peço orações pela minha cura desta. Manterei contato.

  6. Pe. jucely disse:

    como é bom saber que ainda tem santos na terra. que sabe dedicar a sua vida em favor e defesa dos pobres e marginalizados. se nós pegarmos esses exemplos desse jovem santo, com certeza o mundo sera outro. continuemos buscando a sua intercessão.

  7. Fátima Soares Miranda disse:

    Que História linda! Como é bom saber que ainda existem pessoas que buscam a santidade,como é maravilhoso a possibilidade de termos um santo carioca intercedendo por nossa cidade tão linda e tão violenta. Estou muito tocada com esses testemunhos e de hoje em diante o Guido estara sempre em minhas orações e acredito verdadeiramente que ele vai alcançar a santidade.Se existissem mais ”GUIDOS””o mundo seria muito melhor.

  8. sally Ricci disse:

    A PAZ ! Nunca tinha ouvido falar nesse CORAÇAO DE MEL.Vi sua mae e fiquei impressionada(gostaria de ter seu e mail),pois comecei minha novena ontem dia 21-4ª feira, e se alcansar a graça enviarei o dizimo para sua mae ,fazer o que ele gostava de fazer p os mais precisados. Tenho que receber um bom dinheiro de uma ex amiga,que me deve e nao me paga e a A.M.dos S. Guido,imploro sua ajuda para receber esse dinheiro. Haja LUZ,em nossos propositos.

  9. cantodapaz disse:

    CANTO DA PAZ – Sally, não temos o e-mail da família do Guido, mas talvez você pudesse, quando alcançar a graça, entrar em contato com a Arquidiocese do Rio de Janeiro pelo e-mail guido@arquidiocese.org.br e falar do seu propósito.

    Sabemos que a Arquidiocese está angariando fundos para mover o processo de beatificação, que não é barato, pois são papeladas que precisam ser movidas em outro País (Roma).

    Abçs,

Deixe uma resposta