Pentecostes: o que significa?

sábado, maio 18, 2013

 

PENTECOSTES: O QUE SIGNIFICA?

"O sentido do Pentecostes

Com ele tem início a ação evangelizadora para todas as nações

Para entendermos o verdadeiro sentido da Solenidade de Pentecostes, precisamos partir do texto bíblico que nos apresenta na narração: "Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído como de um vento forte, que encheu toda a casa em que se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia expressar-se. Residiam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações que há debaixo do céu. Quando ouviram o ruído, reuniu-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua" (At, 2, 1-6). Essa passagem bíblica apresenta o novo curso da obra de Deus, fundamentada na Ressurreição de Cristo, obra que envolve o homem, a história e o cosmos.

O Catecismo da Igreja Católica diz que: "No dia de Pentecostes (no termo das sete semanas pascais), a Páscoa de Cristo completou-se com a efusão do Espírito Santo, que se manifestou, se deu e se comunicou como Pessoa divina: da Sua plenitude, Cristo Senhor derrama em profusão o Espírito" (CIC, n. 731).

Nessa celebração somos convidados e enviados para professar ao mundo a presença d’Ele [Espírito Santo]. E invocarmos a efusão do Espírito para que renove a face da terra e aja com a mesma intensidade do acontecimento inicial dos Atos dos Apóstolos sobre a Igreja, sobre todos os povos e nações"…

No próximo domingo (19 de maio de 2013) a Igreja celebrará o domingo de Pentecostes. Após o domingo de Pentecostes celebraremos a Solenidade da Santíssima Trindade. Na quinta-feira após a Santíssima Trindade, comemoraremos a Solenidade de Corpus Christi. Para todos estes assuntos, sugerimos que você faça uma pesquisa no nosso blog, para aumentar o seu conhecimento, a sua fé e, consequentemente seu amor por Deus e pela Sua Igreja.

(fonte do texto entre aspas: http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=12379)

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

Deixe uma resposta