Ano da Fé: aula sobre a Fé

sábado, novembro 10, 2012

 

ANO DA FÉ: AULA SOBRE A FÉ

O próprio Padre Paulo Ricardo de Azevedo Jr, que nos dá esta excelente aula, nos diz:

"Percebe-se o grande desejo do Papa Bento XVI em fazer com que os fieis católicos, de fato, conheçam e fortaleçam a sua fé. Entretanto, algumas pessoas questionam o motivo de se estudar o Catecismo e não a Bíblia. No Brasil existe uma linha de ação pastoral em que se tenta valorizar mais a Bíblia em detrimento do Catecismo da Igreja Católica no ensino da catequese. Essa linha pode não ser a mais adequada. O Catecismo dá ao fiel a interpretação da Igreja, assim, é preciso ser primeiramente católico para depois aprender sobre as Escrituras.

É preciso levar em conta que a Bíblia foi escrita por católicos e para católicos, pois não é possível ter uma correta interpretação dela se não se conhecer o que diz a Igreja. Na fé da Igreja de dois mil anos é que subsiste a correta interpretação católica das Sagradas Escrituras. (…)

(fonte: http://padrepauloricardo.org/aulas/introducao-ao-catecismo-da-igreja-catolica-e-o-ano-da-fe)

 

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Benedito Edson da Silva disse:

    A Paz,
    Irmão em Cristo Jesus, o artigo é muito importante para que tenhamos um conhecimento mais profundo dos ensinamentos da nossa Igreja.
    Mas entendo que acima de tudo está o evangelho de Jesus, pois o evangelho vem de Jesus Cristo, a igreja não vem de Jesus Cristo. Jesus não fundou nenhuma igreja, nenhuma instituição religiosa, nem um partido politico e sim a igreja onde todos são convidados a viver o verdadeiro amor, a mesma igualdade entre todos sem exclusão. O evangelho de Jesus nos ensina o respeito ao nosso Criador e não ter medo de Deus o qual muitas vezes nos é ensinado em nossa igreja. Precisamos sim conhecer profundamente a escritura sagrada pois Ela contem a palavra de Deus, Ela contém a luz do Espirito Santo, pois através dela nos aproximamos mais de Deus, porque precisamos viver o evangelho e não podemos fugir dos
    ensinamentos de Jesus. Jesus nos apresenta o Reino de Deus e não a igreja, a Igreja é um sinal de salvação, somente Jesus é a salvação, pois Ele mesmo nos afirma: Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai se não for por mim. Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância, Venham a mim todos vós que estão cansados que vos aliviarei, Eu sou a fonte de água viva, quem beber da minha água terá a vida eterna; portanto o Evangelho é que nos alimenta, que nos fortalece, o Evangelho vem de Jesus Cristo. Precisamos conhecer o catecismo da nossa Igreja, é muito importante, mas em primeiro lugar está o Evangelho de Jesus Cristo. A igreja é importante em nossas vidas, em nossa caminhada, mas somente Jesus é o caminho que nos leva a Deus Pai de amor. Precisamos da igreja para viver em comunidade, para comungar o Cristo vivo, mas necessitamos de forma profunda ver este mesmo Cristo em nossos irmãos que são os verdadeiros templos vivo, imagem e semelhança de Deus indenpendente do estado de suas vidas. Pois Deus nos ama igualmente.
    Amém.

Deixe uma resposta