O que estás procurando? – Evangelho Comentado

sábado, janeiro 14, 2012

 

EVANGELHO COMENTADO – 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM

João 1,35-42 – "Naquele tempo, João estava de novo com dois de seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus.

Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: “O que estais procurando?” Eles disseram: “Rabi (o que quer dizer: Mestre), onde moras?” Jesus respondeu: “Vinde ver”. Foram pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde.

André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram a palavra de João e seguiram Jesus. Ele foi encontrar primeiro seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias” (que quer dizer: Cristo). Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas” (que quer dizer: Pedra)."

COMENTÁRIO

O evangelho enfatiza o seguimento dos primeiros discípulos, motivados pelo testemunho de João Batista, que apresenta Jesus como o Cordeiro de Deus. Aqueles discípulos que buscavam o Deus da salvação o encontram em Jesus, que realizou plenamente a missão salvadora do Servo sofredor (cf. Is 53,7), entregando sua vida como um cordeiro. Vinde e vede é o convite que Jesus faz aos discípulos que o seguiam e o procuravam. Eles foram, viram e permaneceram com Jesus aquele dia, sendo instruídos no caminho da fé e do discipulado.

A experiência de permanecer com o Cristo e sua palavra assegura a abundância dos frutos na missão (15,4-5). Os discípulos descobrem que Jesus é o Messias esperado enquanto seguem com fidelidade a Boa Nova. A multiplicação sucessiva do testemunho (vv.36.41.45) salienta que, nas futuras gerações, os cristãos serão chamados por seus irmãos na fé. Samuel, na 1ª leitura, descobre o chamado enquanto serve no santuário de Silo, onde havia sido consagrado a Deus desde o nascimento (1,21-28). Agora, ele se deixa instruir pela palavra de Deus que o chama para uma nova missão. O/a salmista agradece a Deus pelos benefícios recebidos e assume o compromisso de anunciar as maravilhas da salvação. A 2ª leitura realça que somos membros de Cristo, resgatados com sua entrega total na cruz para vivermos como templos do Espírito, glorificando a Deus.

Ao longo da história, Deus toma a iniciativa de chamar o ser humano para participar de seu projeto de salvação e espera respostas audaciosas, como a de Samuel, de André, de Pedro. O seguimento de Cristo pela fé se realiza na escuta de sua palavra, no testemunho, na disponibilidade para servir.

(fonte: http://www.revistadeliturgia.com.br)

 

  ACOMPANHE TAMBÉM O EVANGELHO DIARIAMENTE NA TVFRANCISCANOS

http://www.youtube.com/tvfranciscanos

Share Button

 

comentário(s)

  1. severino josé disse:

    Dentro do contexto

Deixe uma resposta