Advento: Preparai o caminho do Senhor – Evangelho Comentado

sábado, dezembro 3, 2011

 

ADVENTO: PREPARAI O CAMINHO DO SENHOR

"Neste segundo domingo do Advento, Deus vem para refazer conosco sua aliança e nos convida, através do testemunho de João Batista, a preparar no deserto os seus caminhos pela conversão pessoal e comunitária.

A segunda vela que acendemos na coroa de Advento nos ilumina e ajuda a perceber que estamos a caminho, peregrinando rumo a um futuro bom que nos espera.

Estamos a caminho, em meio a um mundo de tantas contradições: quanta injustiça gerando mortes! Estamos a caminho, também em meio a um mundo de tantos sinais de vida, com muita humildade fazendo da sociedade um lugar do grande sonho de Deus.

Neste domingo, somos convidados a olhar para o grande João Batista. Como rezamos no Prefácio do seu martírio, "ainda no seio materno, ele exultou com a chegada do Salvador da humanidade e seu nascimento trouxe grande alegria. Foi o único dos profetas que mostrou o Cordeiro redentor".

O Senhor vem para salvar as nações! E, na alegria dos nossos corações, soará a sua voz. (Is 30,19. 30)"

(texto acima: http://www.youtube.com/watch?v=O49c8WkDaiQ)

EVANGELHO COMENTADO – 2º Domingo do Advento

Evangelho: (Mc 1, 1-8) – Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Como está escrito no profeta Isaías: Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho. Voz de quem clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas estradas. Assim apareceu João no deserto, batizando e pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. Vinham procurá-lo toda a região da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém. Confessavam os seus pecados e por ele eram batizados no rio Jordão. João usava roupas feitas de pêlos de camelo, um cinto de couro na cintura e comia gafanhotos e mel silvestre. E pregava dizendo: “Depois de mim, vem um mais forte do que eu. Diante dele nem sou digno de abaixar-me e desatar a correia das suas sandálias. Eu vos batizei com água, ele vos batizará com o Espírito Santo”.

COMENTÁRIO

Já estamos no segundo Domingo do Advento e o evangelho de hoje nos apresenta o precursor de Jesus. Verificando no dicionário, precursor é sinônimo de mensageiro, é aquele que vai à frente, que vai adiante, que anuncia um acontecimento ou a chegada de alguém. Mas quem é esse precursor de Jesus?

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. olá eu sopu ministro da palavra,e estava preparando á reflexão,do evangelho do domingo,e procurando sobre o advento,encontrei esse site e esse artigo,desde,já achei muito bom,e muito de dádico,parabenizo,desde já toda equipe,muito obrigado!!

  2. Alvaro Colaço Catão disse:

    Utilizo esse artigo que é um ótimo subsídio na preparação de um roteiro para celebração. Gostaria, se possível, que vocês enviassem o artigo com a antecedência de uma semana

Deixe uma resposta