O Espírito de Assis

sábado, outubro 29, 2011

 

O Espírito de Assis

EM 1986

Em 27 de outubro de 1986, João Paulo II realizou um grande sonho: ele convidou os representantes das religiões do mundo a Assis, para que uma única canção de paz, provenientes de muitos corações e em muitas línguas, pudesse ser enviada ao Deus único. Este convite foi aceito por 70 representantes das principais religiões. Eles ofereceram a esperança de um mundo diferente: renovado, profundamente fraterno e verdadeiramente humano. O evento em si trouxe uma importante mensagem: que o desejo de paz é compartilhado por todas as pessoas de boa vontade, mas tendo em conta a situação do mundo e as relações entre os povos, a paz verdadeira só pode ser alcançada através de uma intervenção divina.

The YouTube ID of DVZ85Hvk2j8&feature=channel_video_title is invalid.

A reunião foi de orações. A oração foi desenvolvida no contexto espiritual de cada uma das religiões ali presentes. Os participantes foram convidados a tocar sua interioridade na liberdade, levando a oração de toda a humanidade a Deus. Eles reconheceram que os seres humanos, por si só, não são capazes de alcançar a paz que almejam.

Parece que o clima de fraternidade universal que paira sobre a cidade de São Francisco tocou os corações da pessoas, provenientes das mais diversas origens. Esta experiência foi nomeada como o Espírito de Assis, e, em 1987, na mensagem do Dia Mundial da Paz, também foi chamado de "A Lógica de Assis". Durante a primeira reunião, na frente da capela da Porciúncula, João Paulo II disse que escolheu "a cidade de Assis como local para este dia de oração, devido ao significado especial do santo venerado aqui, São Francisco, que é conhecido por muitos em todo o planeta como um símbolo de paz, reconciliação e fraternidade. "Desta maneira, o Papa decidiu promover esta iniciativa em nome de São Francisco, o homem que derruba barreiras, e que é irmão de todos.

O encontro se deu dentro da Basílica de Nossa Senhora dos Anjos, na Itália, em frente à pequena igreja da Porciúncula, que se encontra dentro da Basílica, e foi tão querida por São Francisco de Assis.

AGORA EM 2011

Centenas de «peregrinos da verdade, peregrinos da paz», estiveram no dia 27 de outubro em Assis, num encontro convocado pelo Papa e para recordar o 25.º aniversário do evento ecuménico (27 de Outubro de 1986), destinado a rezar pela "paz e justiça no mundo". Mais de 300 representantes religiosos e não crentes protagonizaram esta Jornada de reflexão, em que Bento XVI alertou para as consequências trágicas da «ausência de Deus» e os "inimigos da religião".

VÍDEO DO ENCONTRO EM SÃO PAULO – BRASIL

The YouTube ID of sDKP_4NJn4o&feature=channel_video_title is invalid.

(fonte dos textos: http://www.youtube.com/watch?v=sDKP_4NJn4o&feature=channel_video_title  e  http://www.jornaldamadeira.pt/not2008.php?Seccao=7&id=198987&sdata=2011-10-28)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. maria dos remedios disse:

    Gosto muito dos artigos e também dos videos. Esse Espirito de Assis ficou maravilhoso.

    Gostaria muito que também tivesse um video do encontro de Bento XVI em assis em 27 de outubro/11.

  2. Edivenes Antonio Gonçalves disse:

    Gostei sim do artigo acima, penso que estas reuniões poderiam ser repetidas com mais frequência, porque existem outros temas de grande importância também,até pela maior abrangência de interessados ou representantes das religiões. Deus nos quer orando,trabalhando pela evangelização, principalmente com os mais novos, considerando que aprender religião desde tenra idade, a cabeça do (a) jóvem recebe as propostas da Igreja, antes das invasões de tantas coisas inconvenientes (que todos sabem sem precisar citar). Não tenho visto muitas crianças na Igreja.Morei bem perto da Igreja nos meus seis anos e sempre lembro do catecismo que era ensinado, com tanto carinho que o Padre e a Catequista nos davam, hoje não tenho como falar de quantos eramos, só sei que eramos muitos, talvez coubessem em um ônibus. Lembro-me que o Padre nos ensinava e nos estimulava muito. Nos meus 76 anos tenho a esperança de ainda ver as crianças em número muito maior ocupando os salões e os páteos pas Igrejas e crescendo na EVANGELIZAÇÃO INFANTIL. Depois é mais difícil. Hoje temos muito insentivos, mas não servem para as crinças, que são revistas, CDs, DVs. Eu recebi um CD que me encantou e me estimulou muito mais, sobre como rezar o Terço, mas não serve para crianças. Os trabalhos apresentados pela Canção Nova e Rede Vida, são importantíssimos, mas não servem para crianças. Uma criança nasce apenas sabendo uma coisa que é de seu interesse e tem que ser imediato: mamar.Se surgir uma campanha visando conduzir as crianças à Jesus, Ele mesmo disse “Vinde a mim os pequeninos”. Desejo que o Brasil seja o pioneiro e os demais países o sigam.Aí sim não teremos mais guerras, povos subjugados por uma pessoa,etc e então A Mãe de Jesus virá nos aparecer não com lágrimas, mas sorrindo e com tantas coisas boas que Deus tem para nós. Amém. Sinto ter ido mais longe.Grato.

  3. vanusa azevedo de oliveira ferreira disse:

    Gostei muito dos artigos aqui publicados. Acho muito importante a divulgação desses eventos ecumenicos, porque alguns protestantes estão querendo abolir a missa da tv. Talvez através desses eventos eles sintam q somos todos irmãos e q só queremos a PAZ do SENHOR.
    Recentemente estive em Assis e me surpreendi com a foto q tire da cela onde São Francisco morreu , aparece a imagem dele de joelhos com um facho de luz azul mas na realidade a cela estã vazia .Gostaria de enviá-la para análise à Italia para a adminisração da Igreja Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula, na Italia. Caso saiba como fazer isso , me comunique.Eu só quero uma explicação por que isso aconteceu.
    Att.
    Vanusa
    P.S. Não sou fotógrafa. Apenas gosto de tirar fots.

Deixe uma resposta