Jesus disse: Vem! – Evangelho Comentado

sábado, agosto 6, 2011

 

jesus sao pedro mar aguar barco igreja catolica canto da paz www.cantodapaz.com.br ordem franciscana irmas clarissas 

EVANGELHO COMENTADO – 19º Domingo do Tempo Comum

Evangelho: (Mt 14, 22-33) – Depois da multiplicação dos pães, Jesus mandou que os discípulos entrassem no barco e fossem na frente para a outra margem, enquanto ele despedia a multidão. Depois de despedir o povo, subiu sozinho ao monte para rezar.a Ao anoitecer, lá estava ele só. O barco já se achava a alguns quilômetros da terra e era agitado pelas ondas, pois o vento era contrário…

…Pelas três da madrugada, Jesus chegou, andando sobre o mar. Ao vê-lo caminhar sobre as águas, os discípulos ficaram com medo: “É um fantasma” diziam, gritando de medo. Mas logo Jesus lhes falou: “Coragem! Sou eu! Não tenhais medo!” Tomando a palavra, Pedro disse: “Senhor, se és tu, manda-me andar sobre as águas até junto de ti”. Ele disse: “Vem!” Descendo do barco, Pedro caminhou sobre as águas ao encontro de Jesus. Mas, ao sentir a violência do vento, ficou com medo; começou a afundar e gritou: “Senhor, salva-me!” No mesmo instante Jesus estendeu a mão e o segurou, dizendo: “Homem de pouca fé, por que duvidaste?” E quando os dois entraram no barco, o vento se acalmou. Então, os do barco prostraram-se diante dele e disseram: “Verdadeiramente, tu és Filho de Deus”.

COMENTÁRIO

Novamente estamos juntos para refletir a Palavra de Deus. O evangelho de hoje nos mostra a importância de acreditar sempre. Nada tem sentido sem fé. Tudo é obscuro e os caminhos não têm saída. Entretanto, basta uma pequena demonstração de acreditamos e Deus logo se manifesta para comprovar que está atento e sempre por perto.

“Vem!” – disse Jesus. Bastou esse chamado. Pedro ouviu e saiu caminhando por sobre as águas para encontrar-se com Jesus. Começou bem sua caminhada. Impressionante sua fé inicial. Parecia até que chegaria enxuto, junto ao Mestre.

Parecia… mas não foi o que aconteceu. No primeiro vento forte, na primeira grande onda, sentiu medo, deixou de acreditar e começou a afundar. É difícil imaginar Pedro se afogando. Eu diria, sem medo de errar, que esse pescador era também um excelente nadador.

Certamente, sabia nadar. Passou a maior parte de sua vida encharcado por aquelas águas que conhecia como ninguém. Aquelas águas faziam parte do seu dia-a-dia, no entanto, de um minuto para o outro, elas se transformaram num monstro invencível, num caminho intransponível.

A princípio, corajosamente atirou-se na água. Pedro queria aproximar-se de Jesus, queria seguir seus caminhos. Pular na água, para ele, era coisa rotineira. A grande diferença é que agora teria que vencer as ondas andando sobre as águas e não mais nadando, como habitualmente, fazia.

Quando saímos da rotina, quando muda o método tradicional… quando as coisas já não andam mais como planejamos, o medo toma conta, invade o nosso íntimo e afundamos. Um velho ditado diz que, nesses momentos, “nos afogamos num copo de água”.

Realmente, é impossível sobreviver sem Jesus. Ele é nosso “Colete Salva-Vidas”. Sem Jesus, parecemos marinheiros de primeira viagem diante das ondas e da maré bravia do dia-a-dia. Parece que o Salvador anda longe e esquecido de nós. Parece tão distante aquela mão amiga.

Na verdade, nos momentos difíceis, o nosso comportamento é igualzinho ao de Pedro. Queremos chegar até Jesus, segurar em suas mãos, sentir a firmeza de seus braços e abraçá-lo, mas fraquejamos ao trilhar seus caminhos. Nas horas difíceis, deixamos de lado a nossa fé, duvidamos da força daquele braço estendido permanentemente.

Vamos juntos em direção desse Deus que nos ama, que caminha conosco e que não nos abandona jamais. Junto Dele, nem os ventos, nem a fúria do mar poderão esmorecer a frágil embarcação da nossa vida. Com muita fé, vamos caminhar de mãos dadas com Jesus, o Caminho Seguro que nos leva ao Pai.

(fonte do texto: www.miliciadaimaculada.org.br  –  autor: Jorge Lorente  –  vídeo: Gravação voluntária de Luis Antonio Abdalla – Produção Pequeninos do Senhor)

  ACOMPANHE TAMBÉM O EVANGELHO DE 2ªF. A 6ªF., NA TVFRANCISCANOS

http://www.youtube.com/tvfranciscanos

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. ines disse:

    o evangelho de jesus explicado como tambem acontece hoje em nossos dias.obrigada bem esclarecedor me ajuda muita a refletir com mais segurança a palavra de jesus.Espero que continuem no explicando de maneira clara a palavra de Deus. como precisamos.Salve maria.

  2. Antonio disse:

    Katia,como sempre este site nos envia artigos excepcionais. Parabéns.
    Aproveito para que seja sugerido aos padres que dirigem o Santuário de Fátima, para que procurem inserir imagem em medalhão, “close-up”, de Nossa Senhora, num dos cantos do video da capelinha, lado esquerdo ou direito, no alto. afim de que possamos ver com mais nitidez o lindo rosto da Virgem.
    Todos os dias, abro a imagem e rezo o terço, como se estivesse lá em Fátima.
    Obrigado.
    antoniossantos53@hotmail.com

  3. Custódia da Costa santos disse:

    Vem, diz Jesus a Pedro e diz-nos Jesus a cada um de nós, que queremos segui-Lo! Será fácil, quando ouvi-mos a Sua voz, mas nas tormentas da vida, quando deixamos de ter certezas, e só pela fé O vislumbramos, vêm as indecisões!.. Senhor, conheces a nossa fragilidade; dá-nos por favor uma fé que nos leve a avançar mesmo no meio do nevoeiro, das incertezas, sabendo que não nos deixas afundar.

  4. cristine disse:

    escutar a palavra de deus nos abre um força muito grande em nossos caminhos que seguimos nesta vida onde tudo se e dificil entender deus nos da uma calma em nosso coraçao onde temos em quem confiae e alguem que nos tira destas ondas tao agitadas que sao os nossos poblemas do dia dia aprendemos a confiar mais em deus e por mais que seja enorme os poblemas ele esta sempre estendendo su mao para nos em todos os momentos dificeis e impossiveeis amem irmaos fiquem na paz

Deixe uma resposta