Grão de mostarda: o que é isto?

sexta-feira, julho 22, 2011

 

grao mostarda parabola passaros igreja catolica canto da paz www.cantodapaz.com.br ordem franciscana irmas clarissas

(um pé de grão de mostarda)

Jesus compara o Reino de Deus com a semente pequenina de mostarda, que ao germinar se transforma numa árvore enorme, capaz de acolher muitos pássaros em seus galhos. O que pensar sobre isto?

"Na parábola do grão da mostarda, como sempre, Jesus não é como certos pregadores que pregam coisas abstractas mas parte de coisas concretas da vida quotidiano e, a partir daí, conduzir o discurso para horizontes mais elevados. E isto faz do Evangelho qualquer coisa de interessante e importante para a nossa vida. De facto o grão de mostarda não é o menor das sementes que nós hoje temos conhecimento e se calhar nem mesmo no tempo de Jesus e na Palestina mas talvez fosse a mais conhecida e por isso mais imediato. Depois, estudiosos afirmam que no oriente a mostarda pode crescer até atingir 3, 4 ou mesmo 5 metros de altura. Mas estes pormenores tornam-se marginais quando tomarmos em devida conta o centro da Parábola. Isto é o Reino dos Céus se manifesta com sinais simples e a nossos olhos frágeis e pequenos mas que carregam dentro de si uma grande força transformadora. O mais pequeno torna-se o maior.  O Reino de Deus inicia na humildade."

(resposta entre aspas: Frei Gilson Frede – Via Matteotti, 17 – 12073 Ceva (CN) -Itália  /  foto: http://dqhall59.com/parable_of_the_mustard_seed.htm)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Antonia Maria C. da S. Carvalho disse:

    Gosto muito de ler os artigos que apresentos, mas eu faço parte da equipe de liturgia gostaria de receber sugestões sobre ofertorio, toda semana eu tenho que´preparar um bem difente e eu estou sem sugestão, me oajude enviando sugestões.

Deixe uma resposta