O Círio Pascal substitui outras velas?

sábado, junho 11, 2011

 

cirio pascal sabado santo vigilia pascal pascoa velas igreja catolica canto da paz www.cantodapaz.com.br ordem franciscana irmas clarissas 
(foto: http://www.catholicnews.sg)

"Porque em algumas Ingrejas já vi aceso apenas o Círio e em outras, além do Círio aceso, colocam-se velas acesas?"

"O círio Pascal substitue outra vela no altar nas celebrações?"

RESPOSTA:

Paz e bem!

Respondo a algumas perguntas sobre o Círio Pascal.

Ora, o Círio pascal não elimina as outras velas e luzes na Igreja. As velas na Igreja simbolizam a luz de Cristo ou Cristo luz do mundo e devem ser acesas sempre que se realizar uma função religiosa. Durante o Tempo pascal, o Círio deve ser SEMPRE aceso quando houver uma função religiosa e não se deve pensar: ah, já temos muitas velas acesas então não precisamos acender o Círio. É preferível não acender as outras velas e deixar só o Círio aceso.

Outrossim, é do Círio que parte a luz para acender as outras velas na Igreja. Portanto o Círio não elimina as outras velas e luzes mas o importante é que o Círio não seja eliminado por causa de preguiça e desleixo.

Espero ter respondido e fica á disposição para ulterior explicações e esclarecimentos. Obrigado mais uma vez. Bom fim de Semana na paz e no bem!

Frei Gilson Frede, capuchinho (http://poco-da-palavra.blogspot.com)
Via Matteotti, 17
12073 Ceva (CN)
Itália

"Se eu não tiver amor, nada sou!" (1 Cor. 13, 2)

 

Share Button

 

comentário(s)

  1. eu gostei muito bem de vida mais e muito importante para nos Jesus e inopotente Deus e bom amem

  2. paulo roberto disse:

    adorei,sou coordenador da pastoral familiar da minha paroquia, queria saber se posso ter um cirio pascal em casa e se posso ascende-lo em reuniões,terços, etc…
    abrigado

Deixe uma resposta