Eu também o amarei – Evangelho Comentado

domingo, maio 29, 2011

 

EVANGELHO COMENTADO – 6º Domingo da Páscoa – (Jo 14, 15-21) – Jesus disse: “Se me amais, guardareis meus mandamentos. Eu pedirei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, que estará convosco para sempre. Ele é o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis porque permanece convosco e está em vós. Não vos deixarei órfãos. Voltarei para vós…

… Dentro de pouco tempo, o mundo não me verá mais. Vós, porém, me vereis porque eu vivo e vós vivereis. Naquele dia sabereis que eu estou no Pai, vós em mim e eu em vós. Quem recebe os meus mandamentos e os observa, esse é que me ama. Quem me ama será amado pelo meu Pai. Eu também o amarei e me revelarei a ele”.

COMENTÁRIO

A princípio, parece triste o evangelho de hoje. O momento da despedida é sempre muito difícil e os discípulos de Jesus estão entristecidos, porque o Mestre está prestes a deixá-los.

Na verdade Jesus está se despedindo, pois se aproxima o momento de sua paixão e morte. Seus discípulos estão inconformados e se perguntam como será possível permanecerem unidos e continuar amando o Mestre, se ele vai embora. Não entendiam como amar Jesus à distância.

Mas Jesus tenta consolá-los e fala de paz e de alegria. Garante que não os deixará órfãos. Por isso mesmo, vai enviar o Espírito Santo para todos que o amam e observam seus mandamentos.

Jesus promete enviar o Espírito da Verdade, que vai dar continuidade à sua obra de libertação e de vida. Só o Espírito é capaz de manter viva a chama do amor na comunidade.

O Espírito Santo age na vida do cristão. Jesus o proclamou Espírito da verdade, porque nos leva a reconhecer que Deus é Pai, Misericórdia, Bondade e Amor. O Espírito Santo liberta. A sua presença traz serenidade, alegria e esperança. O Espírito traz autenticidade ao cristão.

O verdadeiro cristão tem tudo para ser alegre. Na Igreja não há lugar para tristeza, cansaço, medo e desânimo. A comunidade unida pelo Espírito não se deixa abater pela perseguição, desavenças e dificuldades diárias. A alegria da ressurreição é bem maior do que tudo isso.

Eu vos enviarei o Paráclito, disse Jesus. Paráclito quer dizer “advogado, o intercessor que está sempre ao lado do necessitado, é aquele que consola e que defende”. De fato, o Espírito Santo é aquele que intercede por nós, é o próprio Deus agindo em nossos corações.

A missão do Espírito é a de consolar e santificar os cristãos, como também, perdoar os pecados, iluminar e guiar na difícil caminhada da fé. A proximidade do Espírito Santo clareia o caminho, fortalece os nossos passos vacilantes, conforta e refaz o coração e a vida.

Animados pelo Espírito, os apóstolos transformaram-se e partiram em missão. O medo deu lugar à coragem, o desânimo transformou-se em dinamismo e alegria. Guiados, deixaram-se levar e, pelos caminhos da fé, gritaram com todas as suas forças a Boa Nova da Salvação.

O seguidor do Mestre deve imitar esses homens, assumir a evangelização e viver a presença do Espírito Santo. É ele quem nos consola, anima, orienta e nos ajuda a viver a verdadeira fé em Jesus.

Humildemente vamos invocar sua presença em nossas vidas através desta súplica: Ó Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho!

Inspirai-me sempre sobre o que devo pensar, como devo dizer… o que devo calar, o que devo escrever… como devo agir e o que devo fazer para obter a vossa glória, o bem das almas e a minha própria salvação, amém!

(fonte: www.miliciadaimaculada.org.br  –  autor: Jorge Lorente  –  vídeo: Gravação voluntária de Nelson Marcos – Produção Pequeninos do Senhor)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Frei Alvaci Mendes da Luz disse:

    Querida Katia Lima! Paz e Bem! Vejo pelo seu site que você é uma franciscana de corpo e de alma. Parabéns pelo seu belo trabalho e empenho. Rezo a São Francisco para cuidar com carinho de você cada dia. Vi que você publica aqui os vídeos do capuchinho Frei
    Frede. Não sei se você sabe, mas nós franciscanos do Brasil temos uma WebTv no youtube com especiais franciscanos e o evangelho do dia comentado. Se quiser
    > nos ajudar neste belo trabalho de divulgação, ficaremos felizes. Que São Francisco te abençoe sempre. Grande abraço deste frei brasileiro. Paz e Bem!

    http://www.youtube.com/tvfranciscanos

    Website: http://www.pvfranciscanos.blogspot.com/

  2. MARLENE BENEDICTA DA SILVA disse:

    É o site mais lindo que ja vi, gostei muitissimo, me aqueceu o coraçao, me trouxe muita paz. Deus seja louvado por gente como voces que sabem usar tao bem esta ferramente que Deus nos cloca em maos.

  3. José Juarez Batista Leite disse:

    Muito bom o comentário sobre o evangelho.Uma explicação bastante conveniente e coerente com o texto.Fez-me lembrar dos santos padres comentadores da Sagrada Escritura.Um verdadeiro alimento para a alma faminta e sedenta de Deus.Parabéns!

Deixe uma resposta