Santidade aos 18 anos de idade

sexta-feira, fevereiro 11, 2011

CONTINUAÇÃO

O DIAGNÓSTICO IMPREVISÍVEL

Um fato imprevisível. Ao jogar tênis, Chiara sente uma forte dor no ombro. De início, nem ela nem os médicos dão grande importância. Mas as dores continuam e ela precisa fazer exames mais aprofundados. O diagnóstico: sarcoma osteogênico com metástase, um dos tipos mais graves e dolorosos de tumor. Depois de um longo silêncio, sem choro nem rebelião, Chiara acolhe a notícia com coragem: "Eu vou suportar. Sou jovem", diz. Seu pai comenta, depois: "Tínhamos a certeza de que Jesus estava em nosso meio. Ele nos dava forças". Começa uma profunda transformação, uma rápida escalada à santidade.

Os tratamentos iniciam e o altruísmo de Chiara chama a atenção. Descuidando-se do repouso, sai da cama e, apesar da dor intensa provocada pela grande calosidade óssea nas costas, se dedica a uma jovem toxicodependente deprimida, acompanhando-a por toda parte: "Depois eu encontro um tempo para dormir", afirmava ela.

O filósofo Cioran se perguntava: "Já se viu um santo alegre?". Chiara Luce é assim, porque Jesus se torna sempre mais o seu "esposo". Escreve: "Jesus me mandou esta doença no momento certo".

É internada num hospital em Turim. Um gen disse: "No início íamos visitá-la para lhe dar força, mas logo vimos que não podíamos mais nos separar dela. Ela nos atraía como um ímã".

A doença se desenvolve de forma impiedosa, mas Chiara procura ter uma vida normal e alegre.

E um dos médicos, Antonio Delogu: "Chiara demonstra com seu sorriso, com seus grandes olhos luminosos, que a morte não existe; existe somente a vida".  Nos meses seguintes, Chiara enfrenta duas dolorosas operações. A quimioterapia causa a queda dos cabelos, o que a faz sofrer bastante. A cada cacho de cabelo que perde, repete um simples mas intenso: "Por ti, Jesus". Os pais, sempre presentes, lembram a ela que sob aqueles sofrimentos existe um misterioso desígnio de Deus.

A um amigo, que partia para uma missão humanitária na África, ela doa todo o dinheiro que havia economizado, dizendo: "Para mim não serve, eu tenho tudo".

NADA DE MORFINA: "Por mais um pouco de tempo, quero dividir a cruz com Ele"

Chiara narra como enfrentou uma dolorosa biópsia: "Quando os médicos começaram a fazer a cirurgia – pequena mas muito incômoda -, chegou uma pessoa, uma senhora, com um sorriso muito luminoso; era linda. Aproximou-se de mim, segurou minha mão e infundiu coragem ao meu coração. Do mesmo modo que chegou, também desapareceu: não a vi mais. Fui invadida por uma alegria imensa, e o medo que eu sentia desapareceu. Naquela ocasião entendi que, se estivéssemos sempre prontos a tudo, Deus nos mandaria muitos sinais".

Aos poucos, Chiara perde os movimentos das pernas. Afirma: "Se eu tivesse que escolher entre caminhar ou ir para o paraíso, escolheria essa última possibilidade". Não há mais esperança de cura. Chega o momento da provação, que é intensa. Mas ela não se rende, ajudada também por Chiara Lubich, que lhe escreve: "Deus tem um amor imenso por você e quer penetrar no íntimo da sua alma e fazer com que você experimente gotas de céu". Apesar das dores intensas, recusa a morfina para se manter consciente de seus atos e explica: "Não quero perder a lucidez, porque a única coisa que posso fazer é oferecer a dor a Jesus. Quero compartilhar com ele, ainda por um pouco, a sua cruz".

Chiara Luce já se comporta como uma pessoa espiritualmente madura. Um médico, Fabio De Marzi, lhe escreve: "Não estou acostumado a ver jovens como você. Sempre encarei a sua idade como o tempo das grandes emoções, das alegrias intensas, dos grandes entusiasmos. Você me ensinou que esta é, também, a idade de uma maturidade absoluta".

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Só em Deus encontramos a saída.Amém.Shalom.

  2. São Paulo fala que se não tivermos caridade,não adianta dá seu corpo às chamas.Shalom.

  3. Como São Francisco: .Amém.Shalom.

  4. Chiara,Clara,é claro que Santa Clara estava com ela.Amém.Shalom.

  5. DOM GILVAN FRANCICO,OSB disse:

    PAX!
    QUE MARAVILHOSA VIDA, A DE CHIARA LUCE!ISTO QUE ELA VIVEU É SIMPLISMENTE O QUE NOSSO SENHOR NOS PEDE, VIVERMOS NO AMOR AO PRÓXIMO NA ALEGRIA, POIS, NO “FIM DAS NOSSAS VIDAS SÓ SEREMOS JULGADOS PELO AMOR”DIZ SÃO JOÃO DA CRUZ.
    EM CRISTO, DOM GILVAN FRANCISCO,OSB
    MOSTEIRO DE SÃO BENTO DA BAHIA-SAVADOR

  6. maria de lourdes disse:

    Foi muito bom conhecer pessoas como Chiara a belesa de seus sentimentos é espelho para nos; espero receber sempre as noticias do Canto da Paz abraço fraterno Lourdes

  7. Gislaine disse:

    Lindo esse artigo, havia citado ela no meu blog também ,mas não desta forma tão linda… chorei muito ao ver ese video…me tocou profundamente…
    Um grande braço e que Chiara interceda por nó lá no céu,srs

    Paze Bem.

  8. josue disse:

    por quê a igreja catolica faz todo um processo de beatificação de pessoas?
    voce, katia lima, se considera santa?
    se a resposta é não, pergunto por quê será que a biblia enfatiza tanto o fato de nós sermos santos? hebreus 12.14; na tradução da biblia católica, da CNBB, diz: “procurai a paz com todos e a santidade, sem a qual ninguem verá o senhor” HEBREUS 12.14;
    isso diz respeito só às pessoas canonizadas pela igreja? ou é pra todos nós?
    isso quer dizer que se nós não formos santos, katia, não veremos a Deus. na biblia NVI, nova versçao internacional, diz: “esforcen-se para viver em paz com todos e para serem santos, sem santidade ninguem verá o senhor”.

Deixe uma resposta