As comidas da Ceia de Natal

quarta-feira, dezembro 22, 2010

 

The YouTube ID of IyTJYp7OQyE&feature=related is invalid.

Neste vídeo ouvimos os Arautos do Evangelho cantando "Noite Feliz" ("Stille Nacht"), em alemão.
 

AS COMIDAS DA CEIA DE NATAL

Nossa mais antiga tradição do Natal dá conta que era costume das famílias irem à Missa do Galo, celebrada à meia-noite do dia 24 de dezembro. Como antigamente a comunhão eucarística exigia jejum prolongado,  até mesmo de um dia, as famílias preparavam a princípio um lanche e, com o passar do tempo, ceias cada vez mais elaboradas.

O peru natalino, por exemplo, é uma incorporação que fizemos do costume americano presente no “Dia de Ação de Graças”.

O bolo é tradição ibérica.

O panetone, veio da Itália.

As frutas, em especial a uva, da Europa Oriental.

O mais exótico são as frutas secas, castanhas, etc. São frutos do inverno europeu que não precisávamos adotar em nosso País, onde temos frutas o ano todo, mas optamos por em honra à lembrança e depois à memória dos emigrantes.

 

ORAÇÃO DIANTE DO PRESÉPIO

Senhor, diante do teu presépio venho pedir por minha família. Abençoa as pessoas que amo e aquelas que ainda não amo o bastante. Que dentro de nosso lar habite a confiança de tua Mãe, Maria, o zelo de José e a inocência de teu rosto de criança. Afugenta de nossa casa as dores, lágrimas e angústias causadas pelos que lutam por matar nossos sonhos de paz. Dá-nos saúde, para que possamos cantar teus louvores cada dia deste ano novo. Que nossas portas estejam sempre abertas para ti, nas visitas que nos fazes em tantos rostos sofridos. Dá-nos a alegria de tua presença em nosso lar. Abençoa todas as famílias neste Natal, Senhor. Amém.

(origem do texto "As Comidas da Ceia de Natal, com algumas modificações: http://comidasdenatal.blogspot.com/2009/12/ceia-de-natal-significado.html) / origem do texto "Oração diante do Presépio" e também da imagem: http://www.basilicadocarmocampinas.org.br/presepio.htm)

  PARA CONHECER MAIS, CLIQUE EM "NATAL", NA BARRA LATERAL DIREITA DO SITE.

Share Button

 

comentário(s)

  1. Evandro J. Garcia disse:

    Muito bom, exceto pelo fato de não citar o bacalhau comooutra opção para a ceia de Natal.

  2. maria angela vieira ayrao disse:

    sem palavras ,obrigada por existir,sao bençaos sobre bençaos,nao consigo parar de ver ,paz reine em seus coraçoes.

Deixe uma resposta