São José, varão justo

sexta-feira, dezembro 10, 2010

CONTINUAÇÃO

JOSÉ, SEU MARIDO, QUE ERA UM HOMEM JUSTO

A palavra "justo" tem aqui um valor muito grande. Santo Alberto Magno assim comenta: "São José foi varão perfeito, no referente à justiça, pela constância da sua fé; quanto à temperança, pela virtude de sua castidade; quanto à prudência, pela excelência de sua discrição; quanto à fortaleza, pela energia de sua ação. Assim, pois, encontramos nele as quatro virtudes cardeais em grau excelente". Consideremos mais adiante as virtudes de São José, dando continuação agora ao relato de Mateus.

 

JOSÉ JAMAIS DUVIDOU DA INTEGRIDADE DE MARIA

…"e, não querendo difamá-La, resolveu deixá-La secretamente."

É importante salientar que dentro desta grande perplexidade jamais houve em São José dúvida alguma quanto à santidade de Maria. Esta santidade lhe era evidente, não só por ser notória para qualquer um, mas porque José fora dotado por Deus – uma vez que tinha sido escolhido para ser o pai adotivo de Jesus – com dons especiais para discernir todas as virtudes que adornavam a alma da Virgo Virginum.

O sensum fiedei nos leva, portanto, a concluir não ser possível que José tenha duvidado dEla. Ao encontro disso, vejamos também o que comentam a respeito desta passagem alguns grandes doutores.

Diz São Tomás que José conhecia a santidade de Maria, o que o fazia sentir-se demasiado pequeno: "José não quis abandonar Maria para tomar outra esposa, ou por alguma suspeita, mas porque temia, em sua humildade, viver unido a tanta santidade; por isso lhe foi dito: ‘Não temas’ (Mt 1, 20)".

Por sua vez, o doctor melifluus, São Bernardo, exclama, em uníssono com São Tomás: "Mas por que quereria ele deixá-la? Considerai sobre este ponto, não meu próprio pensamento, mas o dos Padres da Igreja. Se José quis abandonar Maria, o fez movido pelo mesmo sentimento que levou São Pedro dizer, quando procurava afastar o Senhor para longe de si: ‘Retirai-Vos de mim, porque sou um homem pecador’ (Lc 5); e ao centurião, dissuadindo o Salvador de ir até sua morada, afirmar: ‘Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa’. Foi, pois, levado por esse pensamento que José também, julgando-se indigno e pecador, dizia a si mesmo que não devia viver por mais tempo na familiaridade de uma mulher tão perfeita e tão santa, cuja admirável grandeza de tal forma o ultrapassava e lhe inspirava pavor. Ele via com uma espécie de assombro que Ela estava grávida da presença de um Deus, e, não podendo penetrar esse mistério, tinha feito o propósito de deixá-La".

O motivo do desejo de partir, portanto, não era uma dúvida sobre a integridade de Maria, mas, pelo contrário, o seu abismamento de veneração e de humildade perante a grandeza dEla!

Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: "José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, pois nEla o que é gerado é do Espírito Santo".

Desvendado o mistério, tudo fica claro. É esta uma verdadeira "anunciação" a José, a qual se relaciona harmoniosamente com a Anunciação do anjo Gabriel a Maria.

(fonte do texto entre aspas: http://www.arautos.org  –  autor: Pe. Mário Beccar Varela, E.P.)

   PARA SABER MAIS SOBRE SÃO JOSE, PROCURE NA BARRA LATERAL DIREITA SOBRE "SÃO JOSÉ"

 

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Amâncio Mouqunho disse:

    Não duvido um “milímetro da santidade de Maria e de S. José. Certo? Julgo que a resposta à questão que pus deve ser esta: A grande bênção prometida na Antiga Aliança a David e à sua descendência realizou-se no Carpinteiro de Nazaré que, transmitiu a Jesus o direito à herança de David que, por lei, põe o nome ao filho de Maria. S. José era justo e temente a Deus (Mt 1,19). Deus confiou os primeiros mistérios da salvação dos homens à custódia de S. José. Deus exige a S. José uma fé como a de Abraão , obrigando.o a superar os próprios critérios e as suas legítimas esperanças de homem… por outro lado a justiça da S. José não era como a dos escribas e fariseus…. Será esta a solução da minha questão? Um muito obrigado e parabéns pela vossa presença no mundo da informação. Amâncio.

  2. Anônimo disse:

    Eu sou devota de São José, e vou contar um segredo…
    Tenho 3 pai
    Primeiro pai… o Pai Eterno, aquele que me criou, lá em genesis1,1-2
    Segundo Pai…São josé, pai adotivop de jesus o filho de Deus.
    O terceiro pai… Sr Ivo Paulino dos Santos, meu pai, escolhido por Deus para cuidar de mim aqui na terra.Hoje vive ao lado de Deus á 22 anos.
    Rezo sempre para eles, e amo muito São josé ele é um exemplo de virtude.

  3. A pessoa justa só quer justiça,e não quer o mau da pessoa.Amém.Shalom.

  4. São josé,rogai por nós.Que nós sejamos justos.Amém.Shalom.

  5. Eu tenho que dizer sempre:EU NÃO MEREÇO,SOU INDIGNA,SOU MUITO PECADORA,SOU INFIEL.EU QUERO SER JUSTA! AMÉM.SHALOM.

  6. Quiteria Rosa disse:

    queridas Irmãs parabéns pelo belo material! Estou fazendo um trabalho sobre Santa Teresa e gostaria de algo mais sobre a mesma ! Se tiverem envie-me ficarei muito grata!
    Ir.Quitéria Rosa -Salesiana

Deixe uma resposta