São José, varão justo

sexta-feira, dezembro 10, 2010

CONTINUAÇÃO

Os principais traços da vida do santo esposo da Virgem Maria chegaram até nós nos primeiros capítulos do primeiro (São Mateus) e terceiro evangelhos (São Lucas).

Segundo vários autores, entre os quais São Justino, São José era originário de Belém, a cidade de Davi, seu antepassado, situada dez quilômetros ao sul de Jerusalém. Mais tarde, passou a morar em Nazaré, cidade na qual, em obediência à voz do anjo, estabeleceu-se novamente ao voltar do Egito, cumprindo-se assim o que de Jesus diziam os profetas: "Será chamado Nazareno" (Mt 2, 23).

Mateus (13, 55) e Marcos (6, 3) o designam como téktón, o que significa tanto carpinteiro quanto artesão ou edificador de pequenas casas.

 

PERFIL MORAL DO SANTO PATRIARCA

Poucos são, em consequencia, os dados diretos que nos referem os Evangelhos sobre São José. No entanto, ao ter sido ele escolhido por Deus para esposo de Maria, a "cheia de graça", e digno custódio do Verbo Encarnado, não podemos duvidar de ter sido ele provido de dons e virtudes extraordinários, que vão muito além do conciso relato de Marcos e Mateus.

José "é o esposo de Maria e pai legal de Jesus. Dessa fonte mana sua dignidade, sua santidade, sua glória. Certo é que a dignidade de Mãe de Deus chega tão alto que nada pode existir de mais sublime. Mas, uma vez que entre a Santíssima Virgem e José estreitou-se um laço conjugal, não há dúvida de que ele, mais do que qualquer outro, se aproximou daquela altíssima dignidade pela qual a Mãe de Deus supera de muito todas as criaturas. Já que o matrimônio é o máximo consórcio e amizade – ao qual está unida a comunhão de bens – segue-se que, se Deus deu José como esposo à Virgem, não o deu apenas como companheiro de vida, testemunho da virgindade e tutor da honestidade, mas também para que ele participasse, por meio do pacto conjugal, na excelsa grandeza dEla".

Nesse sentido, Santo Alberto Magno o exalta dizendo: "Fez de seu coração e de seu corpo um templo ao Espírito Santo, no qual ofereceu a si mesmo a Deus e, em si mesmo, a mais perfeita castidade de corpo e alma, no mais aceitável e agradável sacrifício a Deus".

E o Papa Leão XIII, numa encíclica dedicada a São José, mostra como seu matrimônio com a Santíssima Virgem o fazia partícipe da grandeza dEla.

O EVANGELHO DA SOLENIDADE

Jamais houve em São José dúvida quanto à santidade de Maria. A passagem mais significativa das Sagradas Escrituras a respeito do esposo de Maria foi escolhida pela Igreja como segunda leitura própria da solenidade de São José. Tomada do Evangelho de Mateus (1, 18-24), ao percorrê-la, sentimos o estilo claro, breve, exato, musical até, com que os autores sagrados narram as maravilhas da salvação. Analisemos um a um esses seis poéticos versículos:

"Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua Mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que Ela concebeu por virtude do Espírito Santo."

O termo "desposada" merece uma explicação, que nos é dada pelo douto Pe. Ricciotti: "O matrimônio entre os judeus se realizava em duas etapas.

O compromisso (em hebraico kiddushin ou erusin) não era uma mera promessa, como hoje, mas um contrato legal perfeito, ou seja, verdadeiro matrimonium ratum. Portanto, a mulher prometida em casamento era esposa em sentido pleno e podia receber o libelo de repúdio. E em caso de morte era verdadeira viúva. Cumprido este compromisso matrimonial, os prometidos esposos ficavam nas respectivas famílias por certo tempo que era costumeiramente de um ano […] Este tempo era empregado nos preparativos da nova casa e do mobiliário familiar".

 

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Amâncio Mouqunho disse:

    Não duvido um “milímetro da santidade de Maria e de S. José. Certo? Julgo que a resposta à questão que pus deve ser esta: A grande bênção prometida na Antiga Aliança a David e à sua descendência realizou-se no Carpinteiro de Nazaré que, transmitiu a Jesus o direito à herança de David que, por lei, põe o nome ao filho de Maria. S. José era justo e temente a Deus (Mt 1,19). Deus confiou os primeiros mistérios da salvação dos homens à custódia de S. José. Deus exige a S. José uma fé como a de Abraão , obrigando.o a superar os próprios critérios e as suas legítimas esperanças de homem… por outro lado a justiça da S. José não era como a dos escribas e fariseus…. Será esta a solução da minha questão? Um muito obrigado e parabéns pela vossa presença no mundo da informação. Amâncio.

  2. Anônimo disse:

    Eu sou devota de São José, e vou contar um segredo…
    Tenho 3 pai
    Primeiro pai… o Pai Eterno, aquele que me criou, lá em genesis1,1-2
    Segundo Pai…São josé, pai adotivop de jesus o filho de Deus.
    O terceiro pai… Sr Ivo Paulino dos Santos, meu pai, escolhido por Deus para cuidar de mim aqui na terra.Hoje vive ao lado de Deus á 22 anos.
    Rezo sempre para eles, e amo muito São josé ele é um exemplo de virtude.

  3. A pessoa justa só quer justiça,e não quer o mau da pessoa.Amém.Shalom.

  4. São josé,rogai por nós.Que nós sejamos justos.Amém.Shalom.

  5. Eu tenho que dizer sempre:EU NÃO MEREÇO,SOU INDIGNA,SOU MUITO PECADORA,SOU INFIEL.EU QUERO SER JUSTA! AMÉM.SHALOM.

  6. Quiteria Rosa disse:

    queridas Irmãs parabéns pelo belo material! Estou fazendo um trabalho sobre Santa Teresa e gostaria de algo mais sobre a mesma ! Se tiverem envie-me ficarei muito grata!
    Ir.Quitéria Rosa -Salesiana

Deixe uma resposta