São 6 ou 7 os dons do Espírito Santo?

sábado, novembro 27, 2010

 

espirito santo dons igreja catolica canto da paz ordem franciscana mosteiro irmas clarissas 

São 6 ou 7 os Dons do Espírito Santo? Ao ler Isaias 11,2-3 só conseguimos observar seis dons e não sete! Como isto é possível? Seis dons e não sete! A seguir, Frei Gilson Frede, responde a esta questão: 

… "Naturalmente a nossa resposta é parcial, isto é não entendemos, de maneira nenhuma, exaurir a questão. Cita-se o texto de Isaías 11, 1-2.  De facto é ali que a tradição cristã foi inspirar-se para formular na idade média os 7 dons do Espirito Santo. Devemos porém fazer notar que esta passagem de Isaías não é um texto pneumatologico (a intenção do  texto não é falar do Espírito Santo) mas é um texto essencialmente messianico (entende indicar os dons que devia possuir o messias que para nós é Jesus Cristo).

Em todo o Novo Testamento não encontrámos a lista dos dons do Espírito Santo. São Paulo fala dos frutos do Espírito mas não faz referência aos dons.

Na Idade Média era "de moda" a tendência de classificar, esquematizar todos os aspectos da vida. Isto aconteceu também no campo religioso. E, é neste periodo, que é formulado definitivamente a lista dos dons do Espírito Santo inspirando-se na passagem de Isaías 11, 1-2 e na tradição da Igreja. Estando assim as coisas, torna-se fácil compreender o porquê da introdução do dom da Piedade. Assim os dons são 7 e não 6.

Sete é um número simbólico da Bíblia, de facto é a soma de 3, o numero da Santíssima Trindade e 4, número que representa os 4 pontos cardeais. Sete  indica portanto a união da terra com o céu. União possível graças ao Espírito de Deus.

Para rever os significados dos 7 dons, procure por "Você conhece os dons do Espírito Santo?" no site Canto da Paz.

Em conclusão: a formulação dos dons é fruto de reflexão teologica inspirando-se na texto de Isaías, portanto é um numero simbólico como é simbólico o numero dos votos religiosos (3).  Atenção porém, não se trata de um dogma católico. Embora na nossa mente comum a palavra dogma é negativa, devo esclarece-la que dogma é uma coisa séria. Por exemplo o Credo que rezamos cada domingo é um conjunto de dogma de fé não somente da Igreja Católica mas de todo o cristianismo. (o Credo é rezado pelos protestantes e pelos ortodoxos). 

Aqueles que tiverem outras dúvidas sobre este argumento ou sobre qualquer argumento da nossa competência não exite a escrever-nos. Agradecemos muito por ser visitante do nosso site www.cantodapaz.com.br"…

Frei Gilson Frede, capuchinho de Cabo Verde
(http://poco-da-palavra.blogspot.com)

Nota: O artigo está escrito segundo a ortografia do português de Portugal, havendo ainda diferenças para o português do Brasil.

Share Button

 

comentário(s)

  1. pedro hermogenes disse:

    Gosto de todos os artigos que me são enviados e em se tratando da LEI fico muito satisfeito e também um tanto quanto curioso pois, queria muito entender a Palavra de DEUS ou seja a SAGRADA ESCRITURA.
    O pouco conhecimento que tenho, na SAGRADA ESCRITURA, não está escrito a palavra bíblia. Agradeço desde já, se enviassem um pouco mais de esclarecimento

  2. Bianca disse:

    Gostei muito

  3. Neto disse:

    Muito bom este artigo, como sempre ajuda-nos esclarecer algunhs duvidas, Paz e bem, Neto

  4. Jessica disse:

    Goosteii muiito beeem interessante,expliica melhoor do quuue em alguuns siites quue euu procureei e nãao encoontreii a respoosta quue eu queriiia .
    Parabén’s .

  5. Jessica disse:

    Gostei muiito desse siite.
    Tem sites que eu procuro e não encontro a resposta que eu queria.
    Bem elaborado parabeén’s .

Deixe uma resposta