Quais pecados afastam da Comunhão Eucarística?

sábado, outubro 30, 2010

 

primeira eucaristia sacramento comunhao igreja catolica missa canto da paz ordem franciscana irmas clarissas vocacao mosteiro

Paz e bem!

Katia Lima da equipe que anima o site: www.cantodapaz.com.br pediu-me o favor de responder a esta pergunta sobre quando uma pessoa não pode receber comunhão quais são os pecados que proíbem receber a hóstia sagrada. Faço-o na esperança de ajudá-los a crescer na fé, na esperança e na caridade.

Vamos por parte:

1. A Ceia do Senhor (Eucaristia) é para nós católicos o “espaço” ordinário e normal da nossa pertença eclesial. Exprime claramente o horizonte do encontro cristão e a congregação da comunidade diante do seu Senhor. Quando uma comunidade se reúne para partir o Pão exprime a sua unidade na fé, esperança e caridade. Digo isto para sublinhar que a Eucaristia não é um acto pessoal e devocional mas é sempre a expressão máxima da nossa unidade cristã.

2. Desde sempre a comunidade cristã teve que resolver problemas que minavam a unidade interna. Assim nos primeiros séculos nasceu a questão da penitencia a aplicar aos que por vários motivos traíram a comunhão da Igreja. Aqueles que pecavam podiam participar à celebração eucarística comunitária mas não podiam comungar.

3. Esta doutrina continua ainda hoje pelo que alguns pecados como o aborto, o homicidio, o adulterio, etc., impedem o crente de aceder ao banquete eucaristico antes da confissão e da absolvição do confessor. Estes pecados têm como objeto uma matéria grave, e que é cometido com plena consciência e deliberadamente.

Um caloroso abraço com os votos de um bom Domingo e boas festas dos Santos.

Frei Gilson Frede, capuchinho
(http://poco-da-palavra.blogspot.com)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. A. Serra disse:

    Eu gostei imenso desta reflexão, e ajudou-me a ver melhor o irmão que não é praticante.

  2. A Eucaristia é a salvação da nossa alma.Que sublime o milagre de Lanciano.Como Jesus nos ama.O Amor quer ser amado.Amém.Shalom.

  3. Jorge disse:

    Maravilhoso enrriquese nossa fé,quero completar minha opinião lembrando uma frase do evangelho:QUANDO O PERFEITO CHEGAR O INPERFEITO DESAPARECERÁ.Fique com Deus!!!

  4. wagna disse:

    adorei gostei muito do evangelho

  5. myriam de carvalho e albuquerque disse:

    Goato e aprecio muito todo que recebo. Sobre o Rosario em portugues, gostaria de saber como adquirir. Obrigada e continue esta linda missào. Myriam

  6. Jaira Silva disse:

    Os artigos sao maravilhosos, nos ensinam muitas coisas novas, com uma leitura antiga. Penso e creio, que o site não substitui ir a Igreja, participar da eucaristia, mas auxiliar esclarecer muitas coisas. Também encurta o caminho ou ir até um sacerdote para fazer uma pergunta. Aqui algumas duvidas podem ser resolvidas.

  7. Custódia da Costa santos disse:

    Confesso, que quando li a resposta, dizendo que os pecados que afastam da Comunhão são: aborto, homicidio e adultério, fiquei um pouco desapontada e procurei compreeder. Meditando novamente na 1ª Epístola de S. João: ” Todo aquele que n”Ele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, para ser puro, porque Ele é puro” e, entendi.
    Há uma tabela mínima, diremos uma lei, mas isso não quer dizer que tudo se pode fazer e, para mim creio que as máximas estão em Cristo, seus ensinamentos, sua vida.Portanto depende do grau de santidade que desejamos, ou poderemos alcançar. Procurar se a imagem do doce Jesus na terra, serão as máximas. Que Ele nos ilumine e ajude a nossa limitação a ir sempre mais longe no Amor que dá vida.

  8. Anônimo disse:

    That was a great post, I really enjoyed reading your website. I am going to save it and will make sure to visit weekly….

Deixe uma resposta