Quem pede, recebe – Evangelho Comentado

sexta-feira, julho 23, 2010

 

EVANGELHO COMENTADO17° Domingo do Tempo Comum

Evangelho: (Lc 11, 1-13) – Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um dos seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”…

…E Jesus acrescentou: “Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá. Será que algum de vós, que é pai, se o filho lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”

COMENTÁRIO

Este Evangelho ressalta que Jesus está num determinado lugar, rezando. Aliás, em diversas passagens bíblicas encontramos Jesus orando. Seja no deserto, na montanha ou na sinagoga, Jesus sempre destinou alguns minutos, horas, e até mesmo dias para a oração.

O fato de Jesus sempre se colocar em oração, despertou em seus discípulos o desejo de aprender a orar. Isso demonstra, mais uma vez, a importância do exemplo. O verdadeiro catequista, aquele que realmente deseja evangelizar, não se limita somente a dizer palavras, ele vive a Palavra. Não basta ensinar, tem que viver o evangelho.

Costumamos dizer, e é verdade, que somos fracos, sujeitos a acidentes pessoais, problemas financeiros, de saúde, desemprego …e por isso, precisamos da oração. Realmente, a oração deve estar permanentemente em nossas vidas, ela traz segurança, ajuda a superar os obstáculos e os problemas do dia-a-dia.

E Jesus? O próprio Deus, com poderes divinos, capaz de multiplicar alimentos para alimentar milhares de pessoas; capaz de devolver a visão aos cegos, de restituir a saúde e até mesmo a vida, por que então rezava? O que lhe faltava, que riscos poderia ele correr, e o que precisaria Jesus pedir?
Nada é a resposta! Nada material! Para Jesus, a oração é como uma conversa amiga entre um pai e um filho que se amam. Jesus não repetia frases feitas, não rezava com a boca, mas sim com o coração. Suas orações não se limitavam a pedir bens, emprego ou coisas pessoais. Por isso seus discípulos lhe pediram para ensiná-los a rezar.

Suas orações eram súplicas pelo bem do próximo. Jesus não pedia nada para si, além de forças para superar os obstáculos que poderiam impedir sua caminhada para o calvário, pois sabia que a salvação da humanidade dependia de seu sacrifício de cruz. Sabia agradecer, queria entender os Planos do Pai e dizia com convicção, "seja feita a vossa vontade".

A oração que Jesus nos ensinou é um documento Sagrado, um testamento que nos garante um lugar no Paraíso. Jesus não ensinou somente uma oração, ensinou sim que Deus é nosso Pai, que seu nome é Santo e que, como herdeiros, como verdadeiros filhos de Deus, todos podemos fazer parte de seu Reino.

O lugar está garantido, a Glória Eterna é uma realidade, mas só para quem, verdadeiramente arrependido, pedir perdão e souber perdoar. "Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aqueles que nos ofenderam". É isso que dizemos na oração do Pai Nosso, é assim que devemos agir.

Deus Pai não aceita divisões, por isso em outra passagem Jesus nos alerta dizendo: "Vai primeiro fazer as pazes com seu irmão e depois apresente a sua oferta no altar" (Mt 5,23-24). Essas Palavras provam que nenhuma oferta tem mais valor para Deus do que o perdão e a paz entre seus filhos.

Jesus conclui seu ensinamento dizendo que devemos pedir ao Pai que não nos deixe cair em tentações. No entanto, para não ser engolido pelas tentações, é preciso manter-se afastado delas. A distância é o melhor repelente para as tentações, quanto mais longe, melhor.

Nosso Deus é Liberdade, por isso nunca irá se colocar entre nós e o pecado. Nunca irá barrar nossas ações, pois já fez a sua parte: Permitiu ser chamado de Pai, deu exemplos de conduta, ensinou-nos a rezar e deixou-nos livres para viver ou não, todas as palavras de sua bela oração.

(fonte: www.miliciadaimaculada.org.br  –  autor: Jorge Lorente)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. noemia neves disse:

    gosto imenso do vosso site em todos os aspectos a nível da liturgia e da forma como explicam, é uma forma de quando vou para a missa já estou por dentro do tema e assim interiorizo mais e melhor a mensagem que Jesus tem para mim cada fim-de-semana.
    Bem hajam.
    Abraço em Cristo…
    Noémia

  2. Não precisa comentário,é só meditar cada palavra do Pai Nosso.Amém.Shalom.

  3. M. NEUCY P. MAGALÃES disse:

    Gostei muito de poder enteder melhor a Palavra de DEUS, através deste site,que muito vai nos ajudar a aplicar a mensagem de DEUS no nosso dia a dia. PARABÈNS!! Maria Neucy

  4. Luciano Aparecido Rafael disse:

    Olha gostei muito desse site, minha comunidade é de Santa Teresinha do Menino Jesus e gostei muito das reflexões dos evangelhos, mas não tem as reflexões dos evangelho diarios ? vou sempre acessar esse site parabens pela organização…………

Deixe uma resposta