Vestes Litúrgicas: você as conhece?

sexta-feira, junho 25, 2010

 

Este artigo foi escrito devido a um fato curioso que aconteceu comigo quando adolescente. Lembro-me que no final da Missa estava conversando com um sacerdote franciscano, de saudosa lembrança, juntamente com uma amiga. De repente ele fez menção de retirar a túnica e eu, imediatamente, puxei a minha amiga pelo braço para nos retirarmos da sacristia. Ele reparou e nos disse: -"Podem ficar! O padre não fica sem camisa debaixo da túnica!" Nunca mais me esqueci desta cena curiosa.

Por este motivo, resolvemos escrever este artigo, uma vez que muitos católicos desconhecem as vestimentas usadas pelo Papa, Sacerdotes, Arcebispos, Bispos… Espero que todos gostem.

O QUE É?  SIGNIFICADO
tunica sacerdote missa veste liturgica igreja catolica canto da paz franciscanos 

 * ALVA OU TÚNICA (do latim alba): é geralmente de tecido branco e cobre todo o corpo até aos pés. Veste-se sobre a batina ou outra roupa ordinária e sobre o amicto (se for usado). Simboliza a túnica branca vestida a Jesus Cristo em casa de Herodes. Além disso simboliza pela sua cor a pureza, candura e santidade de vida que deve ser a característica principal do sacerdote. Seu tecido é o linho, naturalmente impuro, mas embranquecido à custa de muitos esforços e trabalhos, completa o símbolo da pureza, cantura e santidade. (VASCONCELOS, Dr. António Garcia Ribeiro de, Compêndio de liturgia romana, vol. I, p. 99)
Também pode ser usada pelos acólitos (aqueles que não são Sacerdotes e que ajudam na Celebração).

Ao vesti-la o sacerdote diz: "Fazei-me puro, Senhor, e santificai o meu coração, para que, purificado com o Sangue do Cordeiro, mereça gozar as alegrias eternas." Neste momento, o sacerdote despoja-se daquilo que é e, não obstante as suas falhas e pecados, ele celebrará na Pessoa do próprio Cristo.

É importante não confundir a alva ou túnica com a batina, esta é de cor preta ou de outra cor (de acordo com dignidade eclesiástica, se for Papa, Arcebispo, Bispo etc) e usada por clérigos (padres) e seminaristas. A alva é usada apenas no momento da Celebração e é sempre de cor branca ou clara (pérola, gelo, creme…).

 

amito missa sacerdote missa padre franciscano igreja catolica canto da paz vestes liturgicas 

* AMICTO OU AMITO (do latim amictus, anaboladium): pano branco que envolve o pescoço do Celebrante (veste-se antes da túnica ou da alva). Normalmente de linho ou algodão e com uma cruz ao meio, tendo fitas ou cordões em duas das pontas. Serve para colocar à volta do pescoço, atando-se no peito com as fitas. Todos os Ministros que vestem alva, podem vestir o amicto. O seu uso é obrigatório sempre que a alva ou túnica não cubra totalmente a roupa que se usa por baixo na zona do pescoço.  

O seu uso parece que não vai além do século VIII. A princípio colocava-se sobre a alva, e algumas vezes até sobre a casula e servia para cobrir a cabeça quando se ia ou vinha do altar; […]. Hoje, segundo o rito romano, é o primeiro dos paramentos sagrados; colocado sobre as espáduas, fica entre as vestes ordinárias (as roupas seculares de uso do dia-a-dia) e a alva e restantes vestes sagradas. Colocava-se sobre a cabeça, simbolizando o capacete da fé, com que estamos armados contra as tentações; envolvendo o pescoço e protegendo-o contra os acidentes do ar, significa a moderação da voz, a prudência e discreção nas palavras. (VASCONCELOS, Dr. António Garcia Ribeiro de, Compêndio de liturgia romana, vol. I, p. 99)

Ao vestir o amicto o ministro diz: "Senhor, colocai sobre a minha cabeça o capacete da salvação, para que possa repelir todos os assaltos do mal." (aqui o Canto da Paz trocou a última palavra para evitar que o Google vincule o nosso site com palavras contrárias às coisas Divinas e do Bem)

 

capa pluvial missa sacerdote missa padre franciscano igreja catolica canto da paz vestes liturgicas 

* CAPA PLUVIAL, DE ASPERGES OU MAGNA: A palavra vem do latim "chuva". A antiga capa de chuva usada pelos Sacerdotes durante a procissão. Atualmente usadas pelo Sacerdote sobre os ombros durante as procissões, no casamento, batismo e bênção do Santíssimo.

 

casulas missa sacerdote missa padre franciscano igreja catolica canto da paz vestes liturgicas 

* CASULA: é uma espécie de capa ou “poncho”. A cor varia conforme o tempo litúrgico mas com tonalidades mais vistosas e brilhantes, as vezes também pode ser dourada ou prateada, substituindo o branco. É uma veste solene, devendo ser usada em dias especiais ou festivos, mas também em dias comuns, ao menos pelo Sacerdote que preside à Celebração, a estola sempre deve estar por baixo.

 

cingulo missa sacerdote missa padre franciscano igreja catolica canto da paz vestes liturgicas 

* CÍNGULO OU CORDÃO (do latim cingulum, baltheus…): é um cordão comprido que se usa como cinto; serve para cingir à cintura a alva.
O cordão é tão antigo como a alva; enquanto os próprios leigos usaram amplas túnicas, cingiam-se sempre com cintos ou cordões, sendo até considerado como sinal de desleixo e desonestidade o aparecer alguém em público sem andar cingido. Lembra as cordas com que foi preso Jesus no Horto, e com que O ataram à coluna, bem como os instrumentos da flagelação. Também simboliza a continência e castidade a que são obrigados os Ministros do Santuário. (VASCONCELOS, Dr. António Garcia Ribeiro de, Compêndio de liturgia romana, vol. I, p. 100)

 

dalmatica missa sacerdote missa padre franciscano igreja catolica canto da paz vestes liturgicas 

* DALMÁTICA: é uma roupa que os Diáconos usam sobre a alva e a estola. É a veste litúrgica superior do Diácono. Possui as mangas e o cumprimento mais curtos do que a casula usada pelos Sacerdotes.

 

estola missa sacerdote missa padre franciscano igreja catolica canto da paz vestes liturgicas 

* ESTOLA: o padre distingue-se pela estola, que é a faixa vertical colocada no pescoço e que desce paralelamente pelos dois lados do peito. Significa o poder da autoridade sacerdotal. A cor da estola varia de acordo com o Tempo Litúrgico. Assim, ela caracteriza os Ministros ordenados (Papa, Arcebispos, Bispos…, Padres). Os Diáconos usam no ombro esquerdo, como faixa transversal.

 

 mitra missa sacerdote missa padre franciscano igreja catolica canto da paz vestes liturgicas

 * MITRA: uma espécie de chapéu alto e pontudo usado pelo Papa, Arcebispos e Bispos (símbolo do poder espiritual). Apresenta como que uma abertura no alto, para significar que é aberta à iluminação de Deus e possui duas fitas penduradas atrás, descendo sobre as costas do Ministro, significando o Antigo e o Novo Testamento.

 

 sobrepeliz missa sacerdote missa padre franciscano igreja catolica canto da paz vestes liturgicas

* SOBREPELIZ OU ROQUETE: veste branca usada sobre a batina pelo sacerdote e pelos ministros.

 

solideu bispo papa arcebispo missa missa franciscano igreja catolica canto da paz vestes liturgicas 

* SOLIDÉU: usado na cabeça pelo Papa (branco), Arcebispos (vermelho) e Bispos (rosa, de forma circular.

 

veu umeral missa sacerdote missa padre franciscano igreja catolica canto da paz vestes liturgicas 

* VÉU DE OMBROS OU VÉU UMERAL: usado pelo Sacerdote ou Diácono na bênção do Santíssimo Sacramento e nas procissões para levar o Ostensório contendo Jesus Eucarístico.

 

 

  CLIQUE AQUI PARA CONHECER MAIS: SÍMBOLOS LITÚRGICOS

(fonte do texto e de alguma imagens: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADmbolos_lit%C3%BArgicos e www.auxiliadora.org.br)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. waltecir disse:

    Sou ministro da sagrada comunhão aqui em Pará de Minas,Mg egostei muito deste artigo,pois nos elucida sobre muitos pontos que a gente “acha que sabe” mas que na hora “ficamos devendo” a nós mesmos, além do mais sou apaixonado com este site. PARABÉNS A VC KATIA LIMA. Abraços do amigo e admirador de seu trabalho.

  2. Paz e bem!

    A Mitra também pode ser usada pelos abades.

  3. A igreja tem que ter vestes litúrgicas,ja pensou na quaresma o padre vestir vermelho? Na quaresma tem que ser roxo por ser um tempo que Jesus está no deserto,sofrendo as tentações… Shalom.

  4. Olivia disse:

    Sempre que recebo os artigos desse site,acho muito interessante e logo passo aos meus amigos e amigas para ampliar seus conhecimentos,assim tornarão cristãos católicos mais informados.

  5. Fabio da Costa disse:

    Queria Parabeniza-lo por esse belo blog, que e mais uma fonte de conhecimento certo e verdadeiro de nossa tao amada Igreja.. que Deus abençoe a todos que colaboram com ele..
    Fiquemos todos na Paz do Senhor
    Paz e Bem

  6. Luiz Claudio de Souza Lemos disse:

    Olá irmãos Paz e Bem!
    Belo, verdadeiramente belo! Que todos os católicos pudessem ter acesso as estas informações e ver o quanto é rica e linda nossa igreja. Conhecer nossa fé, ter convicção dela e saber porque de fato somos
    católicos. Amo está igreja fundada por Jesus
    embora tenho muito a aprender sobre ela. Um Grande e fraterno abraço a todos e paz e bem

  7. orestes disse:

    OI,
    Voces tem uma idéia do que seria ideal pra usar pelo ministro em uma cerimônia de exéquias?
    Grato
    Orestes

  8. inez de lourdes disse:

    eu amei!!! super interessante e muito bem explicado parabens!!

  9. Raimundo Marques disse:

    Muito bom, vocês estão de parabens, Sou ministro da Eucaristia, busco muitas informações neste site. Deus continue iluminando a todos. R. Marques – Urucurituba-AM.

  10. luiz André disse:

    muito bom mesmo, esclarece muitas dúvidas.

    Já que voces sabem tanto, gostaria de saber se há uma norma sobre onde o padre deve retirar as vestes liturgicas, ou seja, ele pode retirá-las no altar mesmo ou somente na Sacristia…?
    Eu sei que é uma pergunta estranha mas, se houver algum procedimento por favor, me informem…

    abraços, e obrigado.

  11. Rosaria Aparecida Costa disse:

    Adorei.estou treinado coroinhas para ajudar o nosso paroco,temos algumas tunicas,mas vamos fazer capinhas com as coores liturgicas.Se for possivel gostaria dev receber modelos.

  12. sandro barreto disse:

    bom dia eu tambem faço estolas monasticas feitas em tear manual…se tiver algum interesse entre em contato(sanbarreto07@hotmail.com)
    sandro

  13. Regiane disse:

    eu sou minístro extra ordinario da eucaristia recentimente e tenho dúvida sobre as verte; eu a inda não concegui memorizar qual é qual.

  14. Mateus Fondo Daniel disse:

    goste bastante vosso serviço, presisso ver mais novidades e sempre estarei au vosso lado a consultar e coperar com vosco pelas nesecidades, pbrigado.

  15. maria aparecida florindo disse:

    oi eu gostaria de saber qual a medida exata de um véu umeral ou véu de ombro

Deixe uma resposta