Galhetas: o que é isso?

sábado, junho 19, 2010

 

galhetas vinho agua missa sacerdote vaticano comunhao hostia igreja catolica ofertorio

Galhetas são duas jarrinhas de vidro que ficam sobre o altar. Numa vai a água e na outra o vinho ainda não consagrado.

A água usada na celebração deve ser pura e natural. Serve para purificar as mãos do Sacerdote após o ofertório, e dos Ministros antes e depois as distribuição da Eucaristia. No momento da purificação o sacerdote profere em voz baixa estas palavras: ”Lavai-me Senhor das minhas culpas e purificai-me dos meus pecados”

A água também é colocada dentro do cálice contendo o vinho – apenas uma gota – no momento do ofertório (antes da Consagração), para simbolizar a união da nossa humanidade com a Divindade de Jesus. No final da Missa igualmente é usada para purificar o cálice e a âmbula (cálice com tampa onde estavam as Hóstias), quando o sacerdotes bebe este pouco de água contendo partículas da Pão Eucarístico, a fim de que nenhuma se perca.

CURIOSIDADE: Você sabe como são lavados aqueles pequenos panos (Sanguíneo, Corporal e Manustérgio) usados na Missa? Se você acha que eles são lavados normalmente na máquina de lavar ou separadamente em uma pia comum, está enganado!!!

Pelo fato deles conterem partículas da Hóstia consagrada (o Corpo de Jesus) e do Vinho consagrado (o Sangue de Jesus), elas são colocadas primeiramente de molho sem sabão, apenas com água, separadas de outras peças. A água onde elas ficaram de molho é jogada em uma terra ou vaso que contenha terra, ficam de molho novamente, a água vai novamente para a terra e depois sim lavadas com sabão normalmente. Também existem conventos onde as pias possuem o seu encanamento de saída ligado diretamente à terra e não na rede de esgotos como é comum. Assim, os paninhos litúrgicos podem ser colocados de molhos em uma bacia e, em seguida, a sua água ser despejada diretamente nesta pia especial. Depois, podem ser lavados em água corrente normalmente, pois a água irá diretamente para a terra.

Por isso, a água usada na Missa para purificação ("limpeza") do cálice e âmbula, como dissemos acima, não é jogada fora de qualquer maneira; é bebida pelo Sacerdote no final do Rito da Comunhão. Por outro lado, a água usada para lavar as mãos dos Ministros, não é bebida, mas jogada em vasos com terra, diretamente na terra ou nesse tipo de pia já explicado, após o término da Missa.

(artigo elaborado com base em: pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADmbolos_lit%C3%BArgicos)

   CLIQUE AQUI PARA LER MAIS – "VOCÊ SABIA? CURIOSIDADES"

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. soniaaparecidapereiradesousa disse:

    sou ministra da sagrada cominhão e desejo se posssivel mais informações detalhadas sobre esses procedimentos liturgicos para ministros a formação de um ministros deve ser cada dia mais realçada de respeitoe zelo pelo altar do senhor desde de jáagradeço desejando-lhes a paz e o amor deste Cristo vivo entre nós saudações.Obs. sou ministra já a quase 4 anos.obrigado

  2. Euclides Moro Zavarisi disse:

    Muito importante a explicação sobre as Galhetas. Também sobre a gota de água colocada no cálice com o vinho.Gostaria de saber o significado do pedacinho de hóstia colocado na âmbula após a consagração?

  3. sandra disse:

    Fiquei sabendo de tudo isso neste saite, obrigada!

  4. Fatima disse:

    Parabéns não sabia desse fato informado por vcs,bom saber que assim estamos também sendo evangelizados…abraços

  5. …..gosto muito deste site….sempre entro aqui pra fazer alguma pesquisa…; Deus abençoe todos que mantêm o mesmo no ar. Deus, com certeza usa deste vosso trabalho para fazer o bem às pessoas que andam em busca de alguma coisa útil
    pra ler e escutar. Paz e Bem….a todos em Francisco e Clara.

  6. Ana Rosa disse:

    Maravilhoso, fui convidada a ser Ministra em nossa comunidade, e estou aprendendo, e sei que tenho muito a aprender, e li esse artigo, pois não tivemos ainda a aula, para aprender o nome dos objetos liturgicos.
    então quando puderem ensinem mais nós que somos leigos nos assuntos.
    Obrigado.
    Parabéns.
    Ana Rosa

  7. Jose Aparecido Ramos disse:

    Muito ótimo:
    O povo católico precisa urgentemente de uma catequese assim.
    Muito gostoso ouvir falar das coisas de Deus e pricipalmente viver esta presença.
    Deus é a minha vida.
    Obrigado por este saite.

  8. ida pires da silva disse:

    Maravilhoso, prinipalmente por tomarmos conhecimento dessas minucias eccleciasticas com probidade.
    Com a intercessão da Virgem Maria,seja a equipe abençoada por Deus. Abraços com muita PAZ E BEM! Ida.

  9. É claro que o sagrado não pode ser de qualquer jeito,pois é o corpo e o sangue do nosso salvador,Ele merece todo nosso louvor,nossa gratidão.Amém.Shalom.

  10. Jesuino Bomfim de Freitas disse:

    Faço parte da pastoral vocacional, e trabalho junto com coroinha e martinha e acolito. Busco com este site aprender e levar a essas crianças e adolescente um pouco mais sobre a grandeça e a beleza da nossa religião.
    Obrigado.

  11. Jéssica Borges disse:

    Adorei, sou catequista e este me ajudou muito para explicar a missa para minhas crianças da Primeira Comunhão!!!
    Parabéns…

  12. yasmin disse:

    vou ser coroinha me enscalarao para dia 12/10/13 meu primeiro dia gente querida torçam para dar tudo certo

  13. estefane disse:

    muito obrigado

Deixe uma resposta