O Bom Pastor – Evangelho Comentado

quinta-feira, abril 22, 2010

 

Neste Domingo vamos celebrar o Domingo do Bom Pastor e das Vocações. Por isso, oferecemos a vocês uma linda música entitulada "O Senhor é meu Pastor". Se os brasileiros tiverem dificuldade para entender o sotaque de Portugal, poderão recorrer às legendas. Temos a certeza de que todos gostarão de ouvir os jovens de Lisboa cantando!!! É uma música bonita para se aprender e cantar na sua Comunidade!

Logo abaixo vocês encontrarão a letra da música com as cifras.

4° Domingo da Páscoa – EVANGELHO COMENTADO

Evangelho: (Jo 10, 27-30)

Jesus disse: "Minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna e elas nunca morrerão, e ninguém as arrancará de minha mão. Meu Pai que me deu as ovelhas é maior do que todos, e ninguém poderá retirá-las da mão do meu Pai. Eu e o Pai somos um".

jesus cristo ovelhas bom pastor igreja catolica canto da paz vaticano

COMENTÁRIO

Na liturgia de hoje, nós comemoramos o Bom Pastor, aquele que conhece, que guarda e que ama suas ovelhas.

A figura do pastor é bastante mencionada nos textos bíblicos. Sabemos que Moisés, Jacó, Davi, Amós, Abel, filho de Adão e Eva e muitos outros personagens eram pastores. O próprio Messias é profetizado como um pastor, aquele que vem para unir o rebanho, trazer a paz e a justiça para o povo.

De fato, Jesus se apresenta como o Bom Pastor e, no evangelho de hoje, com muito carinho, Jesus fala das suas ovelhas. Diz que conhece uma por uma e que elas conhecem a sua voz, por isso confiam nele e o seguem aonde quer que ele vá.

Jesus diz ainda: Eu dou a vida eterna para as minhas ovelhas, elas nunca morrerão. O mundo perverso e pecador pode perseguir e martirizar as minhas ovelhas, mas nunca conseguirá destruí-las. Elas jamais se perderão!

As ovelhas de Jesus somos todos nós, é a própria Igreja. Essa Igreja é eterna e jamais as portas do inferno prevalecerão sobre ela. O rebanho de Jesus está seguro. Se permanecemos próximos Dele, nenhum mal poderá atingir-nos.

Eu e o Pai somos um! Esta afirmação de Jesus pode ser complementada assim: "temos a mesma natureza divina, somos um só Deus". Neste evangelho Jesus dá um claro testemunho de sua divindade.

Eu amo as minhas ovelhas e elas serão minhas para sempre. Essas palavras de Jesus são de fato, uma promessa de vida plena para quem deixar-se amar e seguir os passos do Bom Pastor, nesta caminhada terrena.

O Bom Pastor é a essência do amor. É capaz de dar a vida por suas ovelhas. No entanto, existem também os pastores profissionais, pessoas que não fazem seu trabalho por amor, mas sim por conveniência, por dinheiro, por interesses pessoais ou de grupos empresariais e políticos.

Quantos falsos pastores encontramos no nosso dia-a-dia. São mercenários disfarçados de pastores. Na verdade são os aproveitadores que fazem da religião sua fonte de renda. São lobos disfarçados de cordeiros que, em nome de Jesus vendem saúde, emprego e vida farta. Vendem uma cruz mais leve. Por preços módicos, oferecem cruzes de "isopor".

Cuidado com esses pastores! O verdadeiro Pastor anuncia um Reino de paz, de justiça e de fraternidade. Em seus ombros Ele carrega os pobres, os pequenos e os excluídos. Seguir o Bom Pastor é uma questão de opção e renúncia. A vida eterna não depende de talão de cheque ou da conta bancária. A Glória Eterna está reservada para quem viver o amor.

A verdade é que os caminhos do Bom Pastor são difíceis, estreitos e pedregosos. Não é fácil segui-lo e chegar às verdes pastagens, porém, foi isto que Ele disse: "Quem quiser ganhar a vida eterna tome sua cruz e me siga".

O verdadeiro cristão sabe que o dinheiro é necessário para a sua subsistência e da comunidade, mas deve saber também que o dinheiro não é capaz de amenizar e, muito menos, de eliminar o peso da cruz.

(fonte: www.miliciadaimaculada.org.br  –  autor: Jorge Lorente)

LETRA DA MÚSICA "O SENHOR É MEU PASTOR" COM CIFRAS

O SENHOR É MEU PASTOR

Dó7              Fá
O Senhor é meu pastor

        Sol        Dó
Sei que nada temerei

Lá                Ré-
Ele guia o meu andar

    Sol      Dó / Dó7
Sem medo avaçarei

   Lá-                       Ré-
Confiarei, nessa voz não se impõe

                      Sol                   Dó
Mas que oiço bem cá dentro no silêncio a segredar

   Lá-                     Ré-
Confiarei, ainda que mil outras vozes

                   Sol                   Dó
Corram muito mais velozes para me fazer parar

   Lá-                          Ré-
E avançarei, avançarei o meu caminho

         Sol           Dó
Agora eu sei, que Tu comigo vens também

Lá-              Ré-         Sol     Dó
Aonde fores, aí estarei, sem medo avançarei.

 

Confiarei, na Tua mão que não me prende
Mas que aceita cada passo do caminho que eu fizer.
Confiarei, ainda que o dia escureça.
Não há mal que me aconteça se contigo eu estiver
E avançarei, avançarei o meu caminho.
Agora eu sei, que Tu comigo vens também,
Aonde fores, aí estarei, sem medo avançarei.

  CLIQUE AQUI PARA LER MAIS SOBRE O BOM PASTOR

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Rosangela disse:

    Muito bom, ajuda a catequisar nossas crianças.

  2. Therezinha Barros da Silva disse:

    O comentário do Evangelho do Bom Pastor, de fato, mexe com a vida e o coração de toda pessoa que se considera cristão. Para mim, pessoalmente, é uma mensagem que revigora e aumenta muito a nossa confiança no Senhor Jesus, que é, foi e sempre será o mensageiro da Bondade do Pai que nos ama com muito carinho e de forma sempre espetacular. S todo cristão se imbuir desta verdade da existência de um Pai que é, de fato, um Pastor, jamais vacilará diante de toda e qualquer diversidade que emergir nesses tempos de mudanças, de esgopismos, de exclusões e de poderio exaltado e baseado na mateialidade.
    OBRIGADA, POR MAIS ESTE MIMO!
    THEREZINHA

  3. Sonia disse:

    Linda música “O SENHOR É MEU PASTOR”. Se pudesse me enviar em mp3 para eu ensaiar com meu grupo de oração.
    Tenho certeza que o Padre Godofredo e o Padre Júlio irão ficar muito felizes. bjs. Paz de Jesus a todos.

  4. cantodapaz disse:

    **** Sônia, Infelizmente não possuimos o mp3, pois o vídeo não nos pertence e está hospedado no Youtube.
    Uma solução meio precária seria gravá-la com um gravador, mp3 ou não, à medida em que ela for tocando. Abraços. Equipe Canto da Paz ****

  5. joao freitas disse:

    Agradeço muito por essa mensagem. Aqui no meu paìs existe muitos pastores. Quando era pequeno também fui guardar rebanhos nas montanhas longe de casa. Tenho muitas experiências sobre esse trabalho. A minha experiência ajuda-me muito a refletir sobre a vida de Senhor Jesus como um bom pastor. Jesus ama os rebanhos, cuida deles com todo o carinho e leva às costas os mais fracos. O que perde Ele vai procurar com toda paciencia até encontrar. Sim Jesus é Bom Pastor.

  6. cantodapaz disse:

    VI QUE TU JA APROVOU VARIOS COMENTÁRIOS DESSE SITE REPORTER DE CRISTO. ELE ESTÁ CHUPANDO TUDO TEU E BOTANDO NO DELE E NEM BOTA LINK PRO TEU. ACHO QUE TU DEVIA REMOVER TODOS OS LINKS DELE DOS COMENTÁRIOS QUE ELE FEZ NO TEU SITE E QUE TU APROVOU.
    TU TA PERDENDO ARTIGOS E VISITAS.

  7. Temos que rezar pra que quando vierem as tribulações,ouvir só a vóz do Mestre,mesmo que o mundo queira que escutemos a sua vós,que é a perdição.Shalom.

  8. Veranilce gonçalves disse:

    Olha, eu não sabia que podia aprender uma das músicas mais lindas sobre o BOM PASTOR que já conhecia.
    Já favoritei para eu treinar com meus meninos tres adolscentes que tocam para eu cantar e louvar ao senhor nosso deus.
    Não sou uma profissional, mas uma colaboradora nos caminhos para o nosso DEUS.

    comunidada SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Franca, sp

Deixe uma resposta