O que siginifca a palavra católico?

quarta-feira, abril 21, 2010

 

igreja catolica apostolica romana catolico canto da paz vaticano

APRENDENDO SOBRE O SIGNIFICADO DA PALAVRA CATÓLICO

Católico é uma palavra bem conhecida e utilizada por nós. Aliás, somos católicos. Católico quer dizer “universal”. Porém, pouca gente sabe a origem desta palavra que vem do latim "catholicus". Sua origem no grego "Kathólicos", onde kata significa "sobre" e "holos", significa "todo, completo, inteiro". Dessa forma, "kathólicos" significa literalmente sobre o todo, através de todo, ou universal.

A palavra católico era bastante utilizada pelos gregos, antes mesmo do cristianismo. Por exemplo, o filosofo grego Aristóteles empregava a palavra para se referir-se a algo que era "universal, para todos".

Depois dele, no inicio do cristianismo, alguns autores cristãos também se utilizaram dessa palavra, ainda sem fazer referência alguma à Igreja. Por exemplo: São Justino fala da “ressurreição católica”; Tertuliano fala da “bondade católica de Deus”; Santo Irineu em uma de suas frases fala dos “quatro ventos católicos”. Nesses três casos, a palavra católica foi empregada como sinônimo de universal.

O registro mais antigo de católica como adjetivo para a Igreja é do ano 107, com Santo Inácio de Antioquia. A palavra católica foi utilizada para referi-se “Igreja: Onde aparece o bispo, ai esteja a multidão, do mesmo modo que onde está Jesus Cristo, ai está a Igreja Católica” (Carta de Santo Inácio aos Esmirmiotas).

O Catecismo da Igreja católica nos números 830 e 831 apresenta a palavra católico como sinônimo de “universal”, no sentido de “totalidade, integridade”. Dessa forma, apresenta a Igreja sendo católica em dois sentidos.

1. A Igreja é católica porque Cristo está presente nela: “onde está Jesus Cristo, ai está a Igreja católica” (Santo Inácio de Antioquia). Na Igreja subsiste a plenitude do Corpo de Cristo unido à sua Cabeça (Efésios 1,22-23). A Igreja recebeu de Cristo a “plenitude dos meios de salvação” que ele quis: confissão de é reta e completa, vida sacramental integral e ministério ordenado na sucessão apostólica. Nesse sentido, a Igreja é católica desde o dia de Pentecostes.

2. A Igreja é católica porque Cristo a enviou em missão a todos os povos: Ide, pois, e ensinai a todas as nações” (marcos 28,19): “Todos os homens são chamados a fazer parte do povo de Deus. A missão do cristão é tornar o Reino conhecido por todo o mundo, cumprindo, assim, a vontade de Deus.

(fonte: http://www.jesusbompastor.org.br  –  referência: http: // etimologias.dechile.net/católico)

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Leandro Silva disse:

    Gostei muito desse artigo pois já conhecia o significato da palavra católico, mas não conhecia as formas como ela foi empregada no passado da nossa igreja, muito bom obrigado e continuem com o escelente trabalho. Deus os abençoe!!!

  2. luiz godoy disse:

    interessante artigo sobre a palavra católico. Confesso que não sabia a origem e discuti algumas vezes com outras pessoas para saber se eles sabiam dessa origem. mas ninguém sabia.
    Obrigado pelo esclarecimento.
    Paz a todos
    Luiz

  3. cantodapaz disse:

    tem uma piranha roubando todos os teus artigos e colocando no site dela. olha aí

    http://reporterdecristo.com/o-que-significa-a-palavra-catolico/

    eu posso denunciar essa piranha como pirata pra empresa que hospeda eles, se tu quiser.

    manda email pra eles mandando eles pararem.

    ele está botando comentários no teu site, com link pro dele, para roubar visitas também. nao aprovar nenhum comentario dele REPORTERDECRISTO.COM

  4. Por favor entre em contato, estou pensando em apresentar um projeto com base em seus artigos para um programa de tv. Grta

  5. Ailton disse:

    Então quer dizer:IGREJA CATOLICA e IGREJA UNIVERSAL tem o mesmo significado? a igreja de Edir… pode ser chamada de católica na Grécia ou na itália? Não sabia desta semelhança, bastante esclarecedor este texto.
    parabéns pelo post.

  6. Maria das Graças Costa Martinelli disse:

    òtimo. Adoro recebê-lo.

  7. Eu sou feliz por ser católica e dizer que sou católica! Amém.Shalom.

  8. Sito que também o termo cathólico; latinizado
    é por via de dúvidas, descrito, no Conselho do Vaticano: onde foi diferenciado do termos e Dogmas, de Igreja Catholica Ortodoxa e das demais, Igreja_Cathólica_Apostólica_Romana: por que sua sede era em Roma, Hoje na Cidade Pontifícia do Vaticano que é um Estado e cujo
    há um governo; clero Romano e Presidida e há um dirigente Superior o Pontífice …

    ass: NÍLTON ANTÔNIO CUNHA DA COSTA!

    Santo André 15 de dezembro de 2010!
    H: 22h 44min
    Terça-feira!

  9. Leggiero José Carlos disse:

    Muito esclarecedor, gostei do artigo.

  10. Nêyde Trindade disse:

    Ótima catequese, todo cristão Católico tem por obrigação de interagir no que diz respeito à sua igreja, ter conhecimento e viver com intensidade sua FÉ

Deixe uma resposta