Não sejas incrédulo! – Evangelho Comentado

sexta-feira, abril 9, 2010

 

jesus cristo maos pascoa festa igreja catolica canto da paz virgem maria

Durante toda esta semana nós celebramos a Oitava da Páscoa, ou seja, oito dias sendo celebrados como se fosse apenas um: o próprio Domingo da Páscoa. Desta forma, neste próximo Domingo celebraremos o oitavo dia de Páscoa. Podemos nos perguntar: "o que a Igreja pretende com esta prática?" Ela deseja nos mostrar que a alegria pela Ressurreição de Jesus é tão grande, que não se esgota em apenas um dia de júbilo e louvor. Assim, do Domingo da Páscoa ao próximo Domingo (o 2º Domingo da Páscoa) nós celebramos o mesmo texto litúrgico durante todas a Missas, para mostrar que estamos celebrando um único e grande dia de alegria: a Solenidade da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

The YouTube ID of lvCYfFMZrMo&feature=player_embedded is invalid.

2° Domingo da Páscoa – EVANGELHO COMENTADO

Evangelho: (Jo 20, 19-31) – Na tarde do primeiro dia da semana, estando trancadas as portas do lugar onde estavam os discípulos, por medo dos judeus, Jesus chegou, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco". Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos se alegraram ao ver o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: "A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio". Após essas palavras, soprou sobre eles e disse: "Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados serão perdoados. A quem não perdoardes os pecados não serão perdoados". Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos lhe disseram: "Vimos o Senhor". Mas ele respondeu: "Se eu não vir nas mãos os sinais dos cravos, e não puser o dedo no lugar dos cravos e minha mão no seu lado, não acreditarei". Oito dias depois, os discípulos estavam outra vez no mesmo lugar, e Tomé com eles. Jesus entrou com as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco". Depois disse a Tomé: "Põe aqui o dedo e olha minhas mãos, estende a mão e põe no meu lado, e não sejas incrédulo mas homem de fé". Tomé respondeu-lhe: "Meu Senhor e meu Deus". Jesus lhe disse: "Porque me viste, acreditaste. Felizes os que não viram e creram"

COMENTÁRIO

Estamos no período Pascal e vivendo ainda a alegria da Ressurreição de Jesus. O evangelho de hoje nos fala que os apóstolos estavam escondidos, trancados e com muito medo dos anciãos e dos chefes dos sacerdotes.

Não somente eles, todos nós! Observe como vivemos com medo e assustados com a violência, assaltos, seqüestros, balas perdidas… o medo faz parte do nosso dia-a-dia. É um sentimento que nos acompanha sempre. Somos medrosos por natureza.

O medo de encarar um mundo novo, perigoso e bem diferente daquele em que estivemos durante nove meses, nos leva a chorar logo ao nascer. Lentamente, porém, o carinho materno, a mão forte e amiga do pai nos transformam, trazem confiança e segurança para superarmos os obstáculos que o medo coloca em nosso caminho.

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. ROSÂNGELA FREITAG GELAIN disse:

    COMO SEMPRE TODOS OS ARTIGOS SÃO MARAVILHOSOS E NOS FAZEM REFLETIR SOBRE A NOSSA MISSÃO COMO LEIGOS CRISTÃOS. O QUANTO SOMOS OMISSOS PERANTE TODO SACRIFICIO FEITO POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. TEMOS MUITO A FAZER MAS, SE CADA UM FIZER A SUA PARTE CONSEGUIREMOS REALIZAR A MISSÃO QUE JESUS NOS DESTINOU.
    UM ABRAÇO

  2. Custódia da Costa santos disse:

    Gostei do comentário ao Evangelho deste domingo, II da Páscoa, aliás tiramos sempre uma orientação para a vida concreta!
    Vendo bem, será que hoje há mais motivos para o mêdo? Mudaram os tempos, mas o mal continua no centro do nosso mundo!…Hoje conhecemos não só o que se passa na nossa vizinhança, mas no mundo inteiro e muitas vezes de uma forma deturpada e há razões para desconfiar e ter mêdo, mas sabemos que «Cristo nossa Páscoa e nossa fortaleza» venceu o mundo, o mêdo a morte e está connosco a dizer; “não temais”

  3. MARIA LUIZA MEIRELLES disse:

    COMO SEMPRE OS ARTIGOS QUE EU OS LEIO E ASSISTO TEM CIDO VERDADEIRAMENTE UMA EVANJELHIZAÇA~PERFEITA ,PRINCIPALMENTE POR EU SEMPRER ESTÁ COM MEUS NETOS E EM ESPECIAL AMANDA ELE É ESPECIAL.
    QUERO QUE VCS. ENVIEM PARA A ESCOLA DELA SEMPRE QUE PODER MENSAGUENS DE CORAGEM,AMOR ,CARIDADE,SABEDOREIA .
    EU ENTREGO TODOS OS DIAS MINHAS NETAS A JESUS CRISTO.
    AMEM!
    PAZ E BEM.
    MARIA LUIZA

  4. joao freitas disse:

    O que eu percebo mais agora é a PAZ. Este comentario ajudou me muito a refletir sobre o misterio da PASCOA. Sim, Jesus Cristo é PAZ, Ele é fonte de PAZ. uem quer paz é unir com Jesus. No seu Coracão tarnspassada pela lanca jorra o Amor e Paz. Amem. Feliz Pascoa.

  5. Francisca das Graças Silveira de Almeida disse:

    Como sempre, cada comentário, cada matéria publicada nesse site é um remédio para a nossa alma. Admiro muito os franciscanos pelas razões já explicadas nessa página. Por gentileza gostaria que a cada sábado me fosse enviado um comentário sobre o Evsngelho do dia, bem como as Preces dos Fiéis. Faço parte da Liturgia em minha Paróquia, e isso me ajudaria muito. Gosto imensamente dessas matérias publicadas por vocês. Um forte abraço

  6. Hoje em dia infelizmente,a maioria são incrédulos,e a ninoria que quer seguir Jesus é apedrejados.Shalom.

Deixe uma resposta