O jejum da Quaresma

sexta-feira, fevereiro 26, 2010

 

The YouTube ID of nls1BvrDqV0&feature=related is invalid.

(Dom Manuel Clemente, Bispo do Porto, Portugal) – Uma Mensagem para a Quaresma

Colocamos neste artigo os cânones ("artigos") do Direito Canônico que nos exortam à penitência nos Tempos Sagrados.

Em termos bem simples podemos dizer que o Direito Canônico é como se fosse o "manual" de conduta da Igreja Católica. Nele encontramos todas as normas práticas que regem a Igreja e seus fiéis sobre os Sacramentos, sobre a Liturgia, sobre a Vida Consagrada etc.

No final deste artigo você poderá baixar uma cópia do Direito Canônico. Aproveite para dar uma lida e aprofundar o seu conteúdo e aumentar os seus conhecimentos, redirecionando-os para a prática da sua fé católica.

Seguem os cânones relativos ao Tempo penitencial da Quaresma, dentre outros:

"TÍTULO II – DOS TEMPOS SAGRADOS

Capítulo II – DOS DIAS DE PENITÊNCIA

Cân. 1249 Todos os fiéis, cada qual a seu modo, estão obrigados por lei divina a fazer penitência; mas, para que todos estejam unidos mediante certa observância comum da penitência, são prescritos dias penitenciais, em que os fiéis se dediquem de modo especial à oração, façam obras de piedade e caridade, renunciem a si mesmos, cumprindo ainda mais fielmente as próprias obrigações e observando principalmente o jejum e a abstinência, de acordo com os cânones seguintes.

Cân. 1250 Os dias e tempos penitenciais, em toda a Igreja, são todas as sextas-feiras do ano e o tempo da quaresma.

Cân. 1251 Observe-se a abstinência de carne ou de outro alimento, segundo as prescrições da Conferência dos Bispos, em todas as sextas-feiras do ano, a não ser que coincidam com algum dia enumerado entre as solenidades; observem-se a abstinência e o jejum na quarta-feira de Cinzas e na sexta-feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Cân. 1252 Estão obrigados à lei da abstinência aqueles que tiverem completado catorze anos de idade; estão obrigados à lei do jejum todos os maiores de idade até os sessenta anos começados. Todavia, os pastores de almas e os pais cuidem que sejam formados para o genuíno sentido da penitência também os que não estão obrigados a lei do jejum e da abstinência, em razão da pouca idade.

Cân. 1253 A Conferência dos Bispos pode determinar mais exatamente a observância do jejum e da abstinência, como também substituí-la, totalmente ou em parte, por outras formas de penitência, principalmente por obras de caridade e exercícios de piedade."

(fonte: Direito Canônico)

  CLIQUE AQUI PARA LER: QUARESMA: TEMPO PENITENCIAL

  CLIQUE AQUI PARA LER: JEJUM E ABSTINÊNCIA: O QUE É ISSO?

  CLIQUE AQUI PARA LER: NEM CARNE E NEM PEIXE

 

DICAS PARA A QUARESMA: JEJUM

Todo mundo pode fazer jejum é só escolher o melhor jeito. Com o jejum a gente fica mais perto de Deus, nos abrimos mais a oração, e além disso podemos pegar aquilo que deixamos de comer e dar aos que precisam.

O jejum é uma arma super-poderosa para lutarmos contra o pecado, pois ele ajuda a crescermos em nosso auto-domínio ou auto-controle. Deus não precisa do meu jejum, sou nós é que precisamos porque somos pecadores.

Se você tem problemas de saúde e tem hora certa para comer, então seja fiel a essa ordem do seu médico e nesse dia poderá se privar de doces, sorvete, chocolates, carne, bebidas, alguma coisa que você goste muito, até deixar de ver televisão tá valendo!

Podemos também fazer jejum de palavras, deixando de fazer comentários sobre as outras pessoas ou procurando mudar algum comportamento em nós que incomoda aqueles com os quais convivemos. Esta é a verdadeira conversão que Deus nos pede!

(fonte do texto DICAS PARA A QUARESMA: JEJUM: http://blog.cancaonova.com/bemdahora/2009/03/10/mais-dicas-para-a-quaresma/ – o texto sofreu pequenas modificações e acréscimos para um melhor entendimento do leitor).

  CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O CÓDIGO DO DIREITO CANÔNICO

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Avani disse:

    òtimo, muito bom,eu como catequista estou sendo privilegiada podendo usufruir dests site maravilhoso. parabéns e que Deus os ilumine para continuar este trabalho abençoado.

  2. Eu tenho que fazer jejum,além de estar perto de Deus,tenho que ajudar os que não tem nada,infelizmente a gente só pensa nos pobrezinhos no inverno,só penso neles nessa época,é que o inverno de Curitiba é muito rigoroso.Shalom.

Deixe uma resposta