Anúncio de Cristo no mundo digital

terça-feira, janeiro 26, 2010

Acima vemos o Padre Júlio Grangeia, de Travassô, em Portugal, já fazendo uso da mídias digitais (meios de comunicação digitais) em conformidade com ensinamentos "tecnológicos" do então Santo Padre João Paulo II. Leia, a seguir, o Santo Padre Bento XVI igualmente convidando a Igreja de nossos dias a entrar na era digital.

PAPA BENTO XVI CONVIDA SACERDOTES A ANUNCIAREM CRISTO NO MUNDO DIGITAL

Na mensagem para o próximo Dia das Comunicações

(Por Jesús Colina)

Bento XVI encoraja os sacerdotes a anunciarem Cristo no mundo digital, assegurando a eles que nesse contexto encontram-se como que no limiar de uma "história nova".

É a proposta contida na mensagem para o próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais (16 de maio), apresentada este sábado à imprensa e que tem por tema "O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos media (meios de comunicação social) ao serviço da Palavra".

No Ano Sacerdotal agora em curso, o Papa quis escolher este tema para mostrar como a comunicação no mundo digital oferece ao sacerdote “novas possibilidades para exercer o seu serviço à Palavra e da Palavra”.

Falando dos homens e mulheres do mundo digital, o Papa pede aos sacerdotes: “como hão-de acreditar n’Aquele de quem não ouviram falar? E como hão-de ouvir falar, se não houver quem lhes pregue? E como hão-de pregar, se não forem enviados?"

INÍCIO DE UMA HISTÓRIA NOVA

Segundo o bispo de Roma, “o sacerdote acaba por encontrar-se como que no limiar de uma "história nova", porque quanto mais intensas forem as relações criadas pelas modernas tecnologias e mais ampliadas forem as fronteiras pelo mundo digital, tanto mais será chamado o sacerdote a ocupar-se disso pastoralmente, multiplicando o seu empenho em colocar os media ao serviço da Palavra”.

O Papa pede aos presbíteros “a capacidade de estarem presentes no mundo digital em constante fidelidade à mensagem evangélica, para desempenharem o próprio papel de animadores de comunidades, que hoje se exprimem cada vez mais frequentemente através das muitas "vozes" que surgem do mundo digital”.

Em particular, convida-os a “anunciar o Evangelho recorrendo não só aos media (meios de comunicação social) tradicionais, mas também ao contributo da nova geração de audiovisuais (fotografia, vídeo, animações, blogues, páginas internet) que representam ocasiões inéditas de diálogo e meios úteis inclusive para a evangelização e a catequese”.

“Através dos meios modernos de comunicação, o sacerdote poderá dar a conhecer a vida da Igreja e ajudar os homens de hoje a descobrirem o rosto de Cristo, conjugando o uso oportuno e competente de tais meios – adquirido já no período de formação – com uma sólida preparação teológica e uma espiritualidade sacerdotal forte, alimentada pelo diálogo contínuo com o Senhor.”

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button

 

Deixe uma resposta