16b. São Francisco das Chagas: o que significa?

segunda-feira, setembro 7, 2009

 

sao francisco chagas jesus cristo crucificado franciscanismo clarissas

Mais conhecido, no Nordeste do Brasil, como São Francisco das Chagas é o mesmo São Francisco de Assis. No final de sua vida, São Francisco recebeu as Chagas de Jesus, durante um momento de profunda oração no alto de um Monte. A Solenidade onde se comemora o recebimento das Chagas Divinas se comemora no dia 17 de setembro. Leia abaixo, para poder entender um pouquinho mais.

O SENTIDO E O SIGNIFICADO DAS CHAGAS DE SÃO FRANCISCO

Mais do que desvendar o caráter histórico das Chagas de São Francisco, importa refletir sobre a experiência de vida que se esconde sobre este fato. O que significa a expressão de Celano (primeiro biógrafo de S. Francisco) "levava a cruz enraizada em seu coração"? O que isso significou para o próprio Francisco? Há um significado para nós hoje, naquilo que com ele ocorreu?

Um erro comum é o de ver São Francisco como uma figura acabada, pronta, sem olhar para a caminhada que ele fez até chegar à semelhança perfeita (configuração) com o Cristo. O que ocorreu no Monte Alverne (Monte na Itália onde o santo recebeu as Chagas de Jesus Crucificado) é o cume de toda uma vida, de uma busca incessante de Francisco em "seguir as pegadas de Jesus Cristo". Francisco lançou-se numa aventura, sem tréguas, na qual deu tudo de si: a vontade, a inteligência e o amor. As Chagas significam que Deus é Senhor de sua vida. Deus encontrou nele a plena abertura e a máxima liberdade para sua Presença.

O segundo significado das Chagas é o de que Deus não é alienação para o ser humano, ao contrário, é sua plena realização e salvação. Colocando-se como centro da própria vida é que o homem se aliena e se destrói; torna-se absurdo para si mesmo no fechamento do seu ‘ego’. O homem só encontra sua verdadeira identidade, sua própria consistência e o sentido de sua existência em Deus. E Francisco fez esta descoberta: Jesus Cristo foi crucificado em razão de seu amor pela humanidade – "amou-os até o fim" – , e ele percorre este mesmo caminho.

O terceiro significado: as Chagas expressam que a vivência concreta do amor deixa marcas. A exemplo de Cristo, Francisco quis suportar/carregar e amar os irmãos para além do bem e do mal (amor incondicional). Essa atitude o levou a respeitar e acolher o ‘negativo’ dos outros mantendo a fraternidade apesar das divisões. Esse acolher e integrar o negativo da vida é a única forma de vencer o ‘diabólico’, rompendo com o farisaísmo e a autosuficiência, aniquilando o mal na própria carne. Só assim, o homem é de fato livre, porque não apenas suporta, mas ama e abraça o negativo que está em si e nos outros.

O quarto significado: seguir o Cristo implica em morrer um pouco a cada dia: "Quem quiser ser meu discípulo, tome a sua cruz a cada dia e me siga" (Lc 9,23). Não vivemos num mundo que queremos, mas naquele que nos é imposto. Não fazemos tudo o que desejamos, mas aquilo que é possível e permitido. Somos chamados a viver alegremente mesmo com aquilo que nos incomoda, vencendo-se a si mesmo e integrando o ‘negativo’, de modo que ele seja superado. Nós seremos nós mesmos na mesma medida em que formos capazes de assumir nossa cruz. As chagas de São Francisco são as Chagas de Cristo, e elas nos desafiam: ninguém pode conservar-se neutro, sem resposta diante da vida.

São Francisco não contentou-se em unicamente seguir o Cristo. No seu encantamento com a pessoa do Filho de Deus, assemelhou-se e configurou-se com Ele. Este seu modo de viver está expresso na "perfeita alegria", tema central da espiritualidade franciscana: "Acima de todos os dons e graças do Espírito Santo, está o de vencer-se a si mesmo, porque dos todos outros dons não podemos nos gloriar, mas na cruz da tribulação de cada sofrimento nós podemos nos gloriar porque isso é nosso".

(fonte: http://www.franciscanos.org.br/noticias/noticias_especiais/chagas2006/03.php  –  autor: Frei Régis G. Ribeiro Daher  –  o texto sofreu pequenos acréscimos para uma melhor compreensão dos nossos visitantes)

   CLIQUE AQUI – São Francisco de Assis recebe as Chagas no Monte Alverne

   CLIQUE AQUI – Impressão das Chagas de São Francisco de Assis – Solenidade

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. luiz godoy disse:

    Emocionante. Francisco de Assis, homem que tinha de tudo e abandonou tudo para viver um ideal na mais pura humildade de espírito e de desprendimento material. Deveria ser um exemplo para o mundo, comungava com Deus e foi um precurssor dos modernos ecologistas pelo seu amor pelos animais. Realmente sua vida é emocionante.

  2. ruy gandra disse:

    No alto de um Monte.(ALVERNE) A Solenidade ou acomemoraçao das chagas de nosso Pai Francisco, Foi no monte mais alto que nosso Pai subiu para estar mais perto de jesus ,, para o amar sem nada que o podesse prender á terra,, é um ezemplo de desprendimento,, e amor sem limites,,, Pai Francisco nos ama a todos ,,,sem limites,,, a todos os seus filhos ,, (eu estive no monte alverne)Peregrino de Amor

  3. eliane da silva pereira disse:

    Sou apaixonada pelo testemunho de fé e servir de São Francisco de Assis,adorei o artigo. Agradeço a Deus por poder através da tecnologia evangelizar e ser evangelizada.

  4. Anônimo disse:

    porque São Fracisco das Chagas acreditava na Palavra de Deus

  5. silvia Eleuterio disse:

    Minha avó me ensinou a rezar para saõ Francisco das Chagas e que Ele sempre da otrabalho para voc~e conseguir dinheiro graças aDeus e S.f sempre tenho o necessario… oração:Meu s.f.das chagas foste pobre agora es rico dai-me uma esmola pelas 5 chagas de N>S.Jesus Cristo.Ofereço 1paiNosso 3 Ave Maria 1 Gloria ao Pai pela honrra e gloria de S.F.das chagas

  6. Daniel Camargo de Abreu disse:

    Deus não escolhe as pessoas para serem seus servos na terra, são as pessoas que se escolhem a si mesmas para serem servos de Deus. A manifestção da vontade nasce com a pessoa, Deus apenas dirige e os guias em sua caminhada, quando teem um encontro com Deus.
    Basta nos lembrarmos de Pedro quando negou a Jesus. Seu coração precisava ser curado se não estava hápto para dirigir a igreja. Pedro
    tu me amos: Senhor tu sabes que te gosto…

  7. Francisco Jocelin Aguiar disse:

    Sou devoto de São Francisco e tenho muita fé nele. Peço que ele nos dê sabedoria e possa ajudar na paz do nosso Brasil.

  8. silvia maria dearaujosantos disse:

    sou devotade sao francisco das chagas enao sabia quer era omesmo sao francisco de assis

  9. Maria Concebida R. de Campos disse:

    Boa noite!! Qual o significado de Jesus Cristo com asas na aparição de São Francisco??
    Obrigado pela sua atenção
    Concebida

  10. ANA MERCIA disse:

    MEU AVO E DEVOTO DE SAO FRANSCISCO DAS CHAGAS

  11. Antonio Sousa disse:

    CRISTO SENTOR ORAÇÃO JESUS OBRIGADO MEU SERÁFICO SÃO FRANCISCO, PRODÍGIO DE SANTIDADE, DEUS QUEM BRASIL CRISTO

Deixe uma resposta