Novena de Santa Clara – início: 02 de agosto

sexta-feira, julho 31, 2009

CONTINUAÇÃO

OITAVO DIA DA NOVENA
09/08/09 – Domingo

Liturgia da Palavra

Comentarista: O alimento da palavra de Deus proporciona-nos forças para a caminhada cotidiana. Ajuda viver em harmonia com os outros e torna-nos imitadores de Cristo.

Leitura (l Reis 19, 4-8)
Salmo responsorial (33/34)
Leitura (Efésios 4, 30 – 5, 2)
Evangelho (João 6, 41-51).

Texto de Santa Clara

Comentarista: Não são somente pessoas simples que recorriam aos conselhos e orações das Irmãs do Mosteiro de São Damião, mas também o clero, como ouviremos na leitura da carta do Cardeal Hugolino a Santa Clara.

Tema: O Cardeal Hugolino entrega sua alma e espírito aos cuidados de Santa Clara

À caríssima irmã e mãe de sua salvação, dona Clara, serva de Cristo, Hugolino, ostiense, indigno e pecador, recomenda-se em tudo e é que pode ser. Querida irmã em Cristo. Desde que a necessidade me privou de seus santos colóquios e me arrancou daquela alegria do tesouro celeste, invadiu-me tanta amargura de coração, abundância de lágrimas e uma dor tão insuportável que, senão encontrar aos pés de Jesus a consolação da habitual piedade tenho medo de cair em tais angústias que meu espírito talvez desfaleça e minha alma se derreta ( … ) Assim fiquei eu desolado com sua ausência. ( …) Pois estou  sobrecarregado pelo fardo de tantos pecados (…) Que não sou digno de ser agregado à companhia dos eleitos (…) Amemos que suas lágrimas e orações me alcance o perdão dos pecados. Entrego-lhe minha alma e recomendo meu espírito.

Fontes Clarianas, Documentos antigos. Carta do Cardeal Hugolino, Pág. 216

Nota: É bom lembrar que em 1220 o Cardeal Hugolino, era provavelmente o homem mais poderoso da Igreja e tinha perto de 80 anos enquanto Santa Clara tinha apenas 26 anos. Foi eleito Papa em 19 de março de 1227, lutou contra as heresias, e instituiu a inquisição. Canonizou São Francisco, Santo Antônio, São Domingos de Gusmão, Isabel da Hungria.

 

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Irmãs Clarissas de Monte Real - Portugal disse:

    Prezadíssima Katia Lima, Saudações fraternas com votos de saúde, paz e amor. Obrigada pela sua linda mensagem e pela sua visita ao site do nosso Mosteiro. Tudo nos aproxima e torna mais presentes junto dos irmãos. Parabéns pelo vosso profissionalismo e sensibilidade revelada no Canto da Paz. Podem enviar intenções que as apresentaremos a Jesus e a Sua e nossa Mãe bendita.
    Desejamos muito progresso e conforto espiritual para toda a Equipa. Abraços de fraterna amizade.

  2. Maria Domingues disse:

    É simplesmente edificante !!! Sou devota de São Francisco de Assis e, através deste site, estou ficando mais informada a respeito deste santo tão importante para a nossa igreja.

  3. Fernanda do Nascimento disse:

    Sou Fernanda da OFS, me sinto muito feliz em conhecer esta página e hoje estamos nos preparando para a celebração do proximo dia 11.
    Olharei com mais atenção a novena e darei como sugestão para a minha fraternidade.
    Obrigada!
    Paz e bem

  4. diuene sena disse:

    sou devota de santa clara, estou Gravida de 6 meses, e vou colocar o nome da minha filha MARIA CLARA, peço proteçao divina para meu bebe, gostaria de receber, INFORMAÇOES. GOSTEI MUITO DO ARTIGO

  5. diuene sena disse:

    ESTE ARTIGO ESTA NOTA 10

  6. Nelma nevs disse:

    Estou muito feliz em estar aqui, sou devota de Santa clara, já tive graças alcançadas por ela. Amei o artigo estou emocionada.

  7. rosa maria carvalho valente disse:

    Amei esse artigo .

Deixe uma resposta