Novena de Santa Clara – início: 02 de agosto

sexta-feira, julho 31, 2009

CONTINUAÇÃO

SEXTO DIA DA NOVENA
07/08/09 – Sexta feira

Liturgia da Palavra

Comentarista: Deus, sempre próximo da humanidade, faz caminhada com seu povo; por isso, depositemos em suas mãos o grande dom de nossa vida que deve ser partilhado com nossos irmãos e irmãs.

Leitura (Deuteronômio 4 ,32-40)
Salmo responsorial (76 / 77)
Evangelho (16, 24-28)

Texto de Santa Clara

Comentarista: Irmã Pacífica, no Processo de Canonização de Santa Clara, faz uma rápida alusão à entrada de Hortolana – mãe da Santa – na Ordem. Viúva e vendo a filha trilhar tão Santo Caminho, não hesitou em ser filha espiritual de sua filha carnal.

Tema: A mãe de Santa Clara torna-se também Dama Pobre

Também disse que dona Hortolana veio depois para mesma religião que santa filha e bem aventurada Clara, e nela viveu com as outras irmãs com muita humildade; e na mesma ornada por santa e religiosas obras, passou desta vida.

Fontes Clarianas, Fontes históricas, Processo de Canonização, 1ª Testemunha 5 pág. 66

Nota: Hortolana era a mãe de Santa Clara. Foi uma mulher nobre, piedosa e caridosa, mas também ativa e independente. Fez diversas peregrinações, mesmo a terras estrangeiras. Viúva entrou no Mosteiro onde viveu com as filhas Clara e Beatriz.

 

ESTE ARTIGO CONTINUA

Share Button
Se gostou deste artigo, subscreva à nossa newsletter para receber por email, semanalmente, as novidades do nosso site:
O seu email:

 

comentário(s)

  1. Irmãs Clarissas de Monte Real - Portugal disse:

    Prezadíssima Katia Lima, Saudações fraternas com votos de saúde, paz e amor. Obrigada pela sua linda mensagem e pela sua visita ao site do nosso Mosteiro. Tudo nos aproxima e torna mais presentes junto dos irmãos. Parabéns pelo vosso profissionalismo e sensibilidade revelada no Canto da Paz. Podem enviar intenções que as apresentaremos a Jesus e a Sua e nossa Mãe bendita.
    Desejamos muito progresso e conforto espiritual para toda a Equipa. Abraços de fraterna amizade.

  2. Maria Domingues disse:

    É simplesmente edificante !!! Sou devota de São Francisco de Assis e, através deste site, estou ficando mais informada a respeito deste santo tão importante para a nossa igreja.

  3. Fernanda do Nascimento disse:

    Sou Fernanda da OFS, me sinto muito feliz em conhecer esta página e hoje estamos nos preparando para a celebração do proximo dia 11.
    Olharei com mais atenção a novena e darei como sugestão para a minha fraternidade.
    Obrigada!
    Paz e bem

  4. diuene sena disse:

    sou devota de santa clara, estou Gravida de 6 meses, e vou colocar o nome da minha filha MARIA CLARA, peço proteçao divina para meu bebe, gostaria de receber, INFORMAÇOES. GOSTEI MUITO DO ARTIGO

  5. diuene sena disse:

    ESTE ARTIGO ESTA NOTA 10

  6. Nelma nevs disse:

    Estou muito feliz em estar aqui, sou devota de Santa clara, já tive graças alcançadas por ela. Amei o artigo estou emocionada.

  7. rosa maria carvalho valente disse:

    Amei esse artigo .

Deixe uma resposta